AUDIOFONE – Editorial: VEM AÍ UMA REVOLUÇÃO NA FABRICAÇÃO DE FONES?

AUDIOFONE: NOVOS FONES DE OUVIDO ACCENTUM TRUE WIRELESS DA SENNHEISER
agosto 5, 2024
Espaço Analógico: PESO DE TRACIONAMENTO (VTF) EM TOCA-DISCOS DE VINIL
agosto 5, 2024

Eu costumo ser bastante cuidadoso quando se trata de mudanças significativas no patamar de um padrão estabelecido e procuro, antes de compartilhar com nossos leitores, checar o potencial de uma nova ideia vingar. Mas essa informação me parece bastante consistente para não a divulgar. A AMPACS desenvolveu um fone de ouvido over-ear usando um micro alto-falante batizado de XMEMS com drivers dinâmicos de 35, 40 e 50 mm. A AMPACS é uma empresa especializada em produtos eletroacústicos e, junto com as empresas MEMS Audio e a xMEMS Labs, desenvolveram um micro alto-falante de estado sólido, utilizando o menor micro speaker já produzido em escala industrial, desenvolvido para fornecer agudos e médios precisos com a associação à um driver dinâmico da AMPACS para a resposta de graves. Segundo as três empresas envolvidas no projeto, o resultado é uma solução modular que os fabricantes de fones interessados poderão utilizar em qualquer design de fone de ouvido, incluindo fones abertos, fechados, com fio ou sem fio. Ainda segundo os responsáveis por esse micro falante, o grande diferencial dessa nova tecnologia será proporcionar uma melhor ambiência sonora, clareza e fones muito mais leves e com um custo de tempo de produção significativo. Segundo Mike Housholder da xMEMS, o micro falante estará à disposição de todos os fabricantes de fones a partir de setembro, e depois de dois anos de desenvolvimento, as três empresas que realizaram essa proeza garantem que essa nova geração de fones será, em termos de performance, muito superior a qualquer fone disponível hoje existente no mercado. E as estimativas mais otimistas, garantem que essa nova tecnologia já estará na mão dos consumidores no primeiro trimestre de 2025. É esperar para ver e ouvir se realmente os fones que optarem pelo uso desse micro falante serão superiores a tudo que conhecemos até o momento.

Se confirmado, será uma revolução e tanto!