Teste 2: CAIXAS ACÚSTICAS AUDIO SOLUTIONS FIGARO S2

Teste 3: DAC WANDLA & FONTE DE ALIMENTAÇÃO HYPSOS DA FERRUM AUDIO
setembro 5, 2024
Teste 1: AMPLIFICADOR INTEGRADO SOULNOTE A-2
setembro 5, 2024

Fernando Andrette
fernando@clubedoaudio.com.br

A Audio Solutions foi fundada em 2011 na Lituânia, pelo renomado engenheiro Gediminas Gaidelis, após anos fabricando caixas acústicas para o mercado do Leste Europeu com o nome GPS. Sua paixão pela música, marcenaria e eletrônica o levou, aos 16 anos de idade, a fabricar caixas para os amigos e para uso da família.

A empresa tem sua sede em Vilnius, e todas as unidades fabricadas utilizam falantes SEAS e Scanspeak, e componentes fabricados na União Europeia.

A linha Fígaro foi lançada em 2018, e revista em 2023. O modelo em teste, o S2, é a menor coluna de chão, com apenas 95cm de altura, largura de apenas 23cm e profundidade de 40cm. Utiliza 4 falantes, dois de 6 polegadas para os graves, uma terceira unidade também de 6 polegadas para os médios e um tweeter de domo de 19mm. O gabinete estreita ainda mais na parte traseira, e possui dois pórticos e os terminais de conexão.

Ao retirar o produto da embalagem de papelão, não tem como não admirar seus detalhes e acabamento, com um friso dourado nas paredes laterais de cima para baixo.

Mas o que de mais interessante esse gabinete esconde aos olhos, é que o princípio de construção é o mesmo utilizado na série acima, a Virtuoso. A Audio Solutions utiliza o princípio de dissipação de energia sonora em calor, com uma engenhosa transferência de energia do gabinete interno para a área externa. Todo esse processo é para não existir internamente pontos de ressonância que possam ‘colorir’ a sonoridade do sonofletor.

O mesmo cuidado a Audio Solutions tem no desenvolvimento do crossover de suas caixas, com a utilização de um sofisticado software para simular com enorme precisão a interação do driver, gabinete e crossover em condições de uso de volumes reduzidos até volumes extremos.

Para o projetista Gediminas, embora tudo comece com modelos matemáticos, isso é apenas o pontapé inicial de um projeto de alto nível. Segundo eles, para cada protótipo, inicialmente 30 tipos diferentes de crossovers foram desenvolvidos e testados à exaustão (objetivamente e subjetivamente).

E depois de escolhidas duas ou três das melhores opções, os modelos são ouvidos para tentar encontrar limitações e fadiga auditiva, por semanas, até que tudo esteja dentro do padrão estabelecido pela Audio Solutions.

Com tantos anos de experiência, Gediminas trabalha com alguns princípios estabelecidos pela prática auditiva, como evitar pontos de corte no crossover na faixa de frequência onde o ouvido humano é mais crítico e é mais perceptível entre 1000 e 2000 Hertz – e para fugir desse ‘obstáculo’, a caixa Figaro S2, estabeleceu que o ideal seria cortes em 400 Hz e 4000 Hz. Possibilitando a escolha de falantes com um diâmetro menor para o tweeter, reduzindo ressonâncias indesejáveis. A Audio Solutions utiliza uma ‘placa’ de ondas batizada de Mini-Horn, em vez de um guia de ondas convencional. As vantagens segundo o fabricante é que quanto mais alto o tweeter toca, mais amortecimento e pressão de ar na área frontal ele obtém, mantendo as altas frequências extensas e naturais.

Ainda segundo o fabricante, o Mini-Horn adiciona uma outra vantagem ao projeto, ao melhorar a sensibilidade e a eficiência do tweeter.

A nova série Figaro utiliza falantes com cones de papel ER de alta rigidez, para manter uma sonoridade equilibrada. Outro diferencial da empresa é sua enorme opção de cores do gabinete que o usuário pode escolher, possibilitando realmente caixas personalizadas.

Os terminais de caixas são WBT Nextgen com biamplificação. Seu peso é de 31kg, sensibilidade de 91dB, impedância de 4 ohms e resposta de frequência de 35 Hz a 25 kHz. O fabricante indica pelo menos 120 horas de amaciamento.

O modelo enviado veio com quase 100 horas, o que facilitou muito nossa vida, pois ela chegou logo após o nosso Workshop de abril último, e estávamos com a Yamaha NS-5000 (leia teste na edição 309) em queima final, e a Rega AYA (teste na edição de dezembro de 2024) zerada, necessitando também de 100 horas de burn-in.

Utilizamos os seguintes equipamentos. Amplificadores integrados: Fezz Audio Titania (leia teste edição 308), Norma Revo IPA-140 (leia teste na edição 306) e Soulnote A-2 (leia Teste 1 nesta edição). DACs: Ferrum Wandla (leia Teste 3 nesta edição) e Nagra TUBE DAC. Prés de linha: Audiopax Reference (leia teste edição de outubro próximo) e o Nagra Classic. Powers: Nagra HD. Pré de phono: Soulnote E-2 (leia teste edição 308). Cabos de caixa: Virtual Reality Trançado, e Dynamique Audio Apex.

Com sua amigável sensibilidade, pudemos iniciar a avaliação com o integrado valvulado da Fezz, e observar o quanto a Figaro S2 se adapta à assinatura sônica distinta de todas as eletrônicas utilizadas. Com esse integrado, tivemos uma sonoridade muito agradável, com graves com menor extensão, mas muito bem articulados, com corpo e velocidade. Os médios soaram naturais e com enorme conforto auditivo, tanto em exemplos vocais, como com instrumentos de cordas e metais. E os agudos, ainda que com menor extensão, tiveram um decaimento suave e agradável.

Mas a Figaro S2 tem mais ‘garrafas para vender’, e subiu de patamar com os integrados Norma e Soulnote, como se fosse um exímio ‘camaleão’. Diria que a Figaro gosta de maior potência, se sentindo assim mais ‘confortável’ para apresentar todos seus atributos sonoros.

Muitos, ao ouvirem essa pequena coluna, irão se surpreender como elas soam com enorme autoridade, não escolhendo estilo musical. O grave realmente desce e não se intimida, apresentando energia, deslocamento de ar, velocidade e precisão. Ainda que estivessem em uma sala de 50 metros!

Sua região média é exuberante, com alto grau de inteligibilidade e enorme conforto auditivo. E os agudos ganharam muito mais extensão com os dois integrados transistorizados, e um decaimento muito mais suave.

A vantagem de pequenas colunas slim, é que quando corretamente posicionadas e em salas acusticamente tratadas, elas somem. A Figaro é mais exigente com a distância entre elas do que a distância das paredes. Para se ter uma melhor resposta de planos, foco e recorte, valerá a pena se perder um tempo buscando extrair o melhor soundstage possível – pois ela tem um 3D lindo!

Aqui em nossa sala, para a materialização física do acontecimento musical entre as caixas, a distância ideal entre elas foi de 3.80m. Com 1.90m da parede atrás das caixas, e 1.50m das paredes laterais.

Para música clássica, essa abertura foi magnífica! Pois os naipes da orquestra soaram com respiro e o foco e recorte dos instrumentos solos foram ‘cirúrgicos’. Os planos são apresentados com precisão tanto em largura, quanto em profundidade.

Já a altura do palco dependerá do posicionamento correto do toe-in. Feche muito para o ponto de audição, e o palco tenderá a ser mais baixo, diminua um pouco e a altura subirá levemente. Por isso, minha recomendação é que se perca tempo determinando a melhor posição das Figaro S2 na sala, pois valerá a pena!

Com um equilíbrio tonal tão bom, consequentemente as texturas também serão de alto nível. Com uma eletrônica condizente nesse quesito, o ouvinte poderá desfrutar de texturas exuberantes! Tanto em termos de paleta de cores, como de intencionalidades.

Ao mostrar a Figaro S2 para um amigo músico, ele fez a seguinte observação, ao ouvir duas gravações de piano solo: “como essa coluna é ligeira como um lambari”. Achei a analogia pertinente com sua apresentação de transientes. Pois sua apresentação de tempo e ritmo são realmente de primeira! Você não tem a menor dificuldade em acompanhar mudanças de tempo, e as apresentações soam sempre precisas e com enorme convicção!

Zero de letargia ou daquela sensação de que algo ficou impreciso ou estranho.

Na dinâmica, a macro é um caso a ser estudado, de como essa pequena coluna consegue ser tão audaciosa. Falo de variações dinâmicas complexas, com enormes tempos de duração e que, no volume correto, não se dobram as exigências, mantendo-se firmes. E as microdinâmicas, com essa desenvoltura, são puro deleite. Ouvir gravações repletas de pianíssimos, e ainda na calada da noite, nessa Figaro S2, é um verdadeiro deleite.

Se a macro-dinâmica me surpreendeu, fiquei coçando a cabeça ainda mais com a apresentação do corpo harmônico dessa pequena coluna. Os naipes de contrabaixo em gravações de música clássica, assim como órgão de tubo, soam como a captação foi realizada.

Feche ou vende os olhos do ouvinte, e mostre esses exemplos, e ele irá jurar que está a ouvir colunas de grande porte!
A melhor tradução para a Figaro até aqui seria: ousada! Pois elas sabem seduzir e convencer o ouvinte que entregam muito mais do que os olhos estão mostrando!

A materialização física com gravações tecnicamente exuberantes, e eletrônica a responder, será instantânea! Você ouvirá os músicos à sua frente, ‘presentes’, e em uma audição exclusiva para você.

CONCLUSÃO

Vou torcer para a Figaro S2 estar no nosso próximo Workshop Hi-End Show (leia a Seção Eventos nesta edição), já que o distribuidor dessa excelente caixa já confirmou presença!

Será uma oportunidade de todos os nossos leitores que lá estiverem, de ouvirem esse fabricante lituano que está ganhando notoriedade em todos os continentes.

E espero poder ouvir outros exemplares da Audio Solutions em 2025, pois este fabricante de caixas acústicas sabe muito bem o que está fazendo!

Se você deseja uma coluna de dimensões modestas que toque com autoridade, folga e graciosidade, coloque em sua lista de escuta. Você irá se surpreender com absolutamente tudo: construção, design e principalmente com sua performance convincente e sedutora!

Certamente uma marca que estará em nosso radar daqui em diante!


PONTOS POSITIVOS

Uma caixa Estado da Arte que soa com autoridade e competência.

PONTOS NEGATIVOS

O preço pode ser um impeditivo para muitos.


ESPECIFICAÇÕES

DriversTweeter domo de seda de 19mm, médio de 6 polegadas de cone de papel ER, dois Woofers de 6 polegadas de cone de papel ER
Resposta de frequência (em sala)35 – 25.000 Hz
Cortes do crossover400 Hz / 4000 Hz
Sensibilidade91 dB (2.83V 1m)
Amplificador sugerido10 – 250W
Dimensões (L x A x P)230 x 950 x 401 mm
Peso31 kg cada
CAIXAS ACÚSTICAS AUDIO SOLUTIONS FIGARO S2
Equilíbrio Tonal 13,0
Soundstage 12,0
Textura 13,0
Transientes 12,0
Dinâmica 11,0
Corpo Harmônico 12,0
Organicidade 12,0
Musicalidade 13,0
Total 98,0
VOCAL                    
ROCK, POP                    
JAZZ, BLUES                    
MÚSICA DE CÂMARA                    
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