Teste 3: CABO USB SHADOW 2 DA DYNAMIQUE AUDIO

Espaço Aberto: GOSTOS MUSICAIS: A MANTEIGA DO NOSSO PÃO
novembro 5, 2024
Teste 2: CAIXAS ACÚSTICAS REGA AYA
novembro 5, 2024

Fernando Andrette
fernando@clubedoaudio.com.br

Se todos teremos que conviver com streaming daqui para frente, então tenha em mente que será preciso se perder algum tempo compreendendo o que necessitamos fazer para que possamos extrair o melhor dessa nova mídia.

Aqui vão alguns conselhos que, para muitos de vocês, podem parecer desnecessários, mas para os que estão iniciando essa jornada será de grande valia.

A primeira é: escolha uma plataforma que ofereça alta definição, como Tidal ou Qobuz. Se optar por streamer separado do DAC, escolha um que tenha saída USB e Coaxial. E, por último, veja qual dessas duas opções soa melhor para suas expectativas.

E se no seu caso for com cabo USB, então leia esse teste, pois ele pode ser a solução para quem busca extrair o melhor desta mídia digital sem gastar muito.

Tirando os que não acreditam que cabos possam ter performances distintas, a maioria dos nossos leitores sabem que é preciso se perder um tempo ouvindo cabos para chegar a aquele ajuste fino tão desejado.

Nos últimos dois anos, testei e ouvi no nosso Sistema de Referência uma dezena de cabos USB, de 200 a 5.000 dólares, e todos se comportaram de maneira audivelmente diferente.

O positivo dessa disparidade de valores, é que todos que avaliamos partiram de um nível de correção que certamente atenderá a 99% dos nossos leitores. Então, se você está nesse momento à procura do seu cabo USB, sugiro uma leitura nas últimas três edições de Melhores do Ano, para ver se algum dos produtos avaliados se enquadra no seu bolso e gosto.

Muitos dos nossos leitores, ao lerem o teste do cabo USB Dynamique Apex, se assustaram com seu preço e nos perguntaram se este fabricante não teria um USB com o mesmo ‘DNA’, porém adequado para a realidade nossa.

Já testei inúmeros cabos deste fabricante, e utilizo a linha Apex como nossa referência em nosso sistema principal.

E o que posso garantir, é que mesmo as linhas abaixo, como: a Zenith 2, Hallo 2 e a Shadow 2, possuem a mesma assinatura sônica e muitas das qualidades da série Apex.

Outra característica que muito aprecio, é a qualidade de construção e apresentação final de todas as séries. Exemplo: se você fizer uma avaliação visual do cabo USB Shadow 2 com o Apex, a primeira impressão que você terá é que a diferença mais visível se encontra no diâmetro dos dois cabos. Pois todo o restante é muito similar.

O fabricante informa que o Shadow 2 USB é um design de prata pura. Dois condutores de dados de prata pura / ar PTFE 22AWG, blindados – e sob essa blindagem são trançados com fios de cobre e carbono, e as linhas de dados e energia são fisicamente separadas. Os invólucros dos conectores de alumínio anodizado fornecem blindagem contínua até o ponto de terminação, com os pinos banhados a ouro.

Para esse teste, usamos o streamer Innuos ZENmini Mk3 com o Nagra TUBE DAC, passando os discos da CAVI Records e alguns de nossa Metodologia – primeiro no USB Apex e depois no USB Shadow 2.

O resto do sistema utilizamos os integrados Norma Audio Revo IPA-140 e Soulnote A-3 (leia Teste 1 nesta edição). As caixas foram a Wharfedale Aura 2, Rega Aya (leia Teste 2 nesta edição) e a Estelon X Diamond Mk2. Todos os cabos utilizados de interconexão foram também Apex da Dynamique Audio.

O Shadow 2 USB tem um equilíbrio tonal excelente, sem ênfase em nenhuma parte do espectro audível. Graves precisos, incisivos e com excelente energia e deslocamento de ar. Região média com grande naturalidade e transparência na medida certa. E os agudos, se não têm o mesmo grau de arejamento do USB Apex, possuem ótimo decaimento e extensão.

Pedi para um amigo músico, que participou dos nossos discos da CAVI, ouvir as mesmas faixas em ambos os cabos, e sua conclusão foi que para se ouvir diferenças grandes, somente quando reproduzido no Sistema de Referência da revista, pois nas caixas da Rega e da Wharfedale, apenas os agudos eram mais fáceis de se detectar. O que representa muito para um cabo que custa uma fração do Apex, e que por isso mesmo certamente será ligado e utilizado em sistemas mais ‘realistas’.

Seu soundstage é excelente! Pois conseguiu dar profundidade e um foco e recorte que nos permitem ouvir realmente uma imagem sonora 3D. O que é fundamental para DACs e Streamers mais de entrada, que pecam por ter uma imagem sonora mais bidimensional.

Os planos são mantidos mesmo nos crescendos, então fique tranquilo que os metais em uma obra sinfônica não irão soar dentro da sua caixa direita (se a gravação não tiver cometido esse lamentável erro com o posicionamento dos microfones no momento da captação).

As texturas são refinadas, com uma apresentação vívida das paletas dos instrumentos e uma facilidade em observarmos as intencionalidades.

Se você é exigente com a marcação de tempo, andamento e ritmo, o Shadow 2 não o decepcionará. Usamos gravações encardidas na reprodução de transientes, e ele se mostrou em todos os exemplos firme e preciso.

A dinâmica é exemplar para um cabo que custa, na Inglaterra, menos de 500 libras! Tanto a macro quanto a micro são reproduzidas com enorme inteligibilidade e folga.

Temos o receio que cabos mais ‘baratos’ possam falhar na reprodução de macro-dinâmica, dando uma embolada, ou aquela sensação de deixar o som bidimensional nos fortíssimos, tirando o prazer de ouvirmos aquela passagem no volume correto. Não será um problema para o Shadow 2 esses desafios.

Corpo harmônico em streamer ainda é uma pedra no sapato, aceitem ou não os defensores dessa mídia. No entanto, tenho ouvido gravações como a que indiquei na seção Playlist de outubro, que me surpreenderam neste quesito – e se o cabo em teste não tem o impacto desse quesito no USB Apex, feio não faz o Shadow 2.

É possível ouvir as diferenças de corpo harmônico com facilidade de um cello para um contrabaixo, ou de um clarinete para um clarone!

A segunda pedra no sapato do streamer ainda é convencer nosso cérebro que os músicos estão ali à nossa frente. Pelo menos o meu cérebro ainda não foi enganado, quem sabe ainda o seja até o fim de 2025! Quem sabe!

Mas em excelentes gravações, ao menos conseguimos focar e ouvir com interesse a obra que escolhemos para avaliar esse tão exigente quesito de nossa Metodologia.

CONCLUSÃO

Eu realmente achei surpreendente o nível de desempenho do Dynamique Audio USB Shadow 2, pelo seu valor.

Acredito que se ele cabe no seu orçamento, e seu sistema pode render um sumo a mais com um melhor cabo USB, o Shadow 2 precisa estar nessa sua lista de audição. Pois seu pacote, além de muito interessante, segue a filosofia desse fabricante de não ser usado como um ‘equalizador’ para sistemas com desequilíbrio tonal.

Se for esse seu caso, de estar buscando um cabo para atenuar agudos brilhantes ou dar uma leve secada nos graves para caberem sem ressoar em sua sala, esqueça. Pois ele não tem esse perfil de ‘equalizador’.

No entanto, se você possui um sistema que só precisa de um cabo digital que realce suas qualidades, e lhe dê um maior grau de inteligibilidade e conforto auditivo, você vai se impressionar com ele.

Como disse na apresentação deste teste, existe uma dezena de bons cabos USB no mercado, e o Shadow 2 se junta a essa legião com algumas características muito ‘peculiares’ deste fabricante, que escolheu seguir por uma terceira via – a da Neutralidade!

Para quem deseja saber os benefícios que essa ‘Neutralidade’ pode dar ao seu sistema, eis uma oportunidade de fazê-lo sem gastar uma fortuna.


PONTOS POSITIVOS

Uma opção segura para sistemas bem ajustados e refinados.

PONTOS NEGATIVOS

Nenhum a esse preço.


ESPECIFICAÇÕES

Condutores• Prata pura (4N) sólida
• Cobre OFC (6N) multifilar com banho de prata
Bitola• 2x 22AWG AG (dados)
• 20AWG SPC (alimentação)
Isolação• Teflon PTFE espaçado com ar (dados)
• Teflon FEP (alimentação)
Construção• Par trançado blindado
• Dados e alimentação fisicamente isolados
Amortecimento & blindagem• 1x Filtro de ressonância
• Blindagens trançadas de cobre com carbono
• Conector USB de com invólucro de alumínio anodizado
TerminaçõesUSB Dynamique de alumínio anodizado, com pinos banhados a ouro
CABO USB SHADOW 2 DA DYNAMIQUE AUDIO
Equilíbrio Tonal 13,0
Soundstage 13,0
Textura 13,0
Transientes 13,0
Dinâmica 12,0
Corpo Harmônico 12,0
Organicidade 11,0
Musicalidade 11,0
Total 100,0
VOCAL                    
ROCK, POP                    
JAZZ, BLUES                    
MÚSICA DE CÂMARA                    
SINFÔNICA                    
ESTADO DA ARTE SUPERLATIVO



German Audio
comercial@germanaudio.com.br
(+1) 619 2436615
US$ 1.061 (o metro)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *