A Qobuz, a plataforma de streaming e download de alta qualidade, anunciou que começará a disponibilizar formatos de áudio Direct Stream Digital (DSD) e Digital eXtreme Definition (DXD) em sua loja de downloads de alta fidelidade.
Os ouvintes poderão experimentar a qualidade tonal natural DSD e do DXD na loja de downloads da plataforma – formatos de áudio de alta resolução que são distintos do sistema PCM tradicional usado em formatos como WAV, FLAC, ALAC e AIFF.
Os formatos de áudio tradicionais de alta resolução, como o PCM, fazem a amostragem do som em taxas de até 192.000 vezes por segundo (192 kHz). O DXD sobe isso ainda mais, para 352.800 vezes por segundo, oferecendo detalhamento ainda maior. No entanto, o DSD vai além de ambos, com surpreendentes 2.8 milhões de amostras por segundo, capturando um sinal de áudio excepcionalmente puro. Esses formatos são favorecidos por criadores e produtores de música, buscando uma qualidade de som incomparável.
Entre os títulos que o Qobuz disponibilizará em formatos DSD e DXD, estão álbuns de gravadoras de prestígio, Sony Music, Universal Music, Columbia, RCA, Epic, ECM, Deutsche Grammophon e Harmonia Mundi. Com títulos como Thriller de Michael Jackson, Sinfonia No.5 de Mahler com a Filarmônica de Berlim, Blue Train de John Coltrane, Koln Concert de Keith Jarrett, e Let It Bleed dos Rolling Stones.
Ainda não há data oficial para a disponibilização das novas faixas DSD e DXD no Brasil.
Para mais informações:
QOBUZ
www.qobuz.com