AUDIOFONE – Teste 1: FONE DE OUVIDO STAX SRS-X1000

TOP 5 – AVMAG
dezembro 5, 2024
AUDIOFONE: NOVOS FONES DE OUVIDO BOWIE 30 MAX DA BASEUS
dezembro 5, 2024

Fernando Andrette
fernando@clubedoaudio.com.br

Eu não gostaria de estar na pele dos fabricantes de fones eletrostáticos, com essa ‘fome’ que a Stax está de ser líder, com méritos, nesse segmento.

Ela vem atuando de forma tão intensa, e com tamanho grau de assertividade, que deve estar sendo um verdadeiro pesadelo para todos que atuam também neste nicho.

Quando seus fones mais sofisticados eletrostáticos abocanharam todos os prêmios nos últimos três anos, eis que a Stax/Edifier agora se volta para o mercado ‘de entrada’, e lança o seu ‘pacote’ Stax SRS-X1000 – que é composto do headset SR-X1 com o amplificador SRM-270S.

Tudo lá fora custando menos de 1000 dólares!

Posso afirmar, sem nenhum medo de errar, que essa é a melhor maneira de todos que desejam ter um fone eletrostático iniciarem essa jornada, e descobrirem a razão de muitos audiófilos terem um verdadeiro ‘culto’ à marca!

E, até um dos obstáculos, que ainda hoje fazem muitos rejeitarem essa possibilidade: o peso, nesse novo modelo isso foi resolvido.

A escolha minuciosa dos materiais, levou o headset SR-X1 a pesar apenas 234 gramas, e ser muito confortável. Suas almofadas de couro sintético são ultra macias, e o apoio de cabeça idem.

Fácil de ajustar na cabeça – você realmente se acostuma muito rápido!

O que parecia impossível em relação ao amplificador, também ocorreu. Ele é ultra-pequeno, e cabe em qualquer canto, podendo ficar até mesmo sobre um DAC também de dimensões reduzidas.

Para baratear custos, e tornar esse pacote ultracompetitivo, claro que existem alguns ‘inconvenientes’. Como, por exemplo, a fonte do amplificador é ultra-diminuta e com um cabo capaz de se romper após uma dúzia de vezes que você resolver carregá-lo contigo e jogá-lo na mochila.

Sem contar que sabemos que no mercado hi-end, a fonte de alimentação é parte essencial na performance final de qualquer bom amplificador.

Deixemos essa questão para mais adiante.

O cabo especial para a alimentação de qualquer fone Stax, é o padrão utilizado até nos modelos mais top. Isso é bom e mostra o quanto os engenheiros da Stax são cuidadosos com o padrão de qualidade desses cabos.

O problema é que são pesados e largos, o que para muitos, junto com o peso dos fones originais Stax, sempre foi também um incômodo. Mas eles são longos, e o amplificador pequeno e leve, o que pode facilmente contornar essa questão.

O amplificador possui um par de entradas RCA para o acoplamento de seu DAC, e a saída para o cabo de 5 pinos/balanceado padrão Stax fica do lado esquerdo do painel frontal, tendo do lado direito um pequeno botão de volume.

Segundo o fabricante, o cabo que vem com o pacote é de cobre OFC, com 2.5m.

Felizmente, a amostra enviada já estava completamente amaciada, o que nos permitiu passar à avaliação assim que chegou.

Para o teste, utilizei dois DACs: o Ferrum Audio Wandla, e o TUBE DAC Nagra. As fontes foram CD e Streamer.

O SRS-X1000 surpreende de imediato, com seu correto equilíbrio tonal e pontas muito bem estendidas e recortadas.
Os graves impressionam não apenas pelo peso como também pela definição e velocidade. Levando-nos a lembrar o quanto os fones eletrostáticos evoluíram nos graves!

A região média de fones eletrostáticos é quase que referência absoluta, possuindo um grau de inteligibilidade, transparência e naturalidade, contagiantes!

E os agudos se mostraram com uma extensão impressionante, permitindo um decaimento e uma percepção dos ambientes das gravações, dignos de fones muito mais caros!

Lindas texturas! Paletas intensas de detalhes e uma apresentação de intencionalidade que deixa muitos outros fones ‘nas cordas’.

Os transientes de eletrostáticos são uma verdadeira covardia de se procurar defeitos ou limitações. Pois não há!
E a dinâmica, colocou à prova a qualidade do amplificador SRM-270S, mostrando que o pequenino além de valente, aceita desafios – desde que nos volumes corretos e seguros das gravações.

E a micro-dinâmica é outra qualidade inerente a um bom eletrostático: você ouvirá o mais ínfimo pianíssimo sem perder absolutamente nada do todo.

Uma característica muito intensa de todo fone Stax que tive e testei, é a materialização física dentro de sua cabeça ou à frente dos olhos, que nos leva muitas vezes a tomar alguns sustos, pois é muito ‘real’.

Com esse conjunto de qualidades é muito difícil não ser seduzido por um eletrostático de alto nível. O que me levou a alguns questionamentos enquanto ouvia e escrevia esse teste:

O quanto esse headset SR-X1 ainda pode subir de patamar se ligado a um amplificador Stax melhor?

Ou: o que ocorreria com esse pequeno valente amplificador SRM-270S ligado a uma fonte mais parruda, bem dimensionada e com um cabo de energia de maior bitola e qualidade?

O que seria melhor, em termos de upgrade, para se extrair mais do SRS-X1000?

Eu arriscaria por começar melhorando a fonte, para ver o que esse pacote iria crescer. Pois seria o upgrade mais simples, barato e seguro a se fazer.

O que eu quero dizer com essas indagações?

Que fiquei com a nítida impressão que o nosso Stax SRS-X1000, tem mais sumo para se extrair!
E isso mostra, na minha opinião, o quanto esse fone é bom!

CONCLUSÃO

Claro que quase 8 mil reais para a maioria dos nossos leitores, é caro para um fone de ouvido.

No entanto, se você está buscando seu fone definitivo e sua primeira ideia é um eletrostático, esse fone precisa ser a opção número um a ser escutada!

Não há restrições à sua construção, ao seu conforto e muito menos à sua performance!

E sabendo que ele pode sofrer upgrades e ainda render mais, torna-o um ‘best buy’ de altíssimo gabarito!


PONTOS POSITIVOS

Um eletrostático de entrada com performance de referência.

PONTOS NEGATIVOS

A fonte do amplificador está abaixo do pacote.


ESPECIFICAÇÕES

Resposta de frequênciaDC a 35.000Hz (+0, -3dB)
Distorção harmônica0.01% ou menor (1kHz 100V rms)
Amplificação58dB (800x)
Nível de entrada125mV/100V rms
Voltagem de saída280V rms/1kHz
Impedância de entrada25kΩ
Entrada de áudioRCA
Voltagem de biasDC580V
FonteAdaptador AC incluso
ConsumoDC12V/500mA
Dimensões (L x A x P)132 x 38 x 153 mm
Peso do amplificador540g
FONE DE OUVIDO STAX SRS-X1000
Conforto Auditivo 10,0
Ergonomia / Construção 10,0
Equilíbrio Tonal 10,0
Textura 11,0
Transientes 11,0
Dinâmica 10,0
Organicidade 11,0
Musicalidade 12,0
Total 85,0
VOCAL                    
ROCK, POP                    
JAZZ, BLUES                    
MÚSICA DE CÂMARA                    
SINFÔNICA                    
ESTADODAARTE



Edifier Brasil
contato@edifier.com.br
(11) 5033.5100
R$ 7.999

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *