Entrevista: DANIEL HASSANY, CEO da Dynamique Audio

Melhores do Ano 2019: CAIXAS ACÚSTICAS
janeiro 16, 2020
Melhores do Ano 2019: AMPLIFICADORES
janeiro 16, 2020


Fernando Andrette
fernando@clubedoaudio.com.br

Fale-nos de sua trajetória profissional, como tudo ‘começou?

Minha carreira é em TI, mas eu passei para engenharia industrial com experiência em ciência de materiais, metalurgia e processos industriais como usinagem manual e em CNC, anodização, galvanização, etc. Infeliz com os cabos que existiam no mercado à época, decidi construir meus próprios. Imagino ser uma história bem familiar à muitas marcas de cabos.

A Dynamique Audio é um fabricante de cabos relativamente novo no mercado. Como foi esta trajetória até aqui?

Na verdade, começamos em 2009. Então, enquanto estamos no mercado por uma década já, nós certamente somos uma das marcas mais jovens. Continuando minha história – da pergunta anterior – minhas tentativas feitas-em-casa se tornaram bastante populares localmente, apesar de que eu não tinha intenções comerciais com esses projetos. Logo estavam nos pedindo para que fizéssemos cabos OEM para marcas mais estabelecidas, e isso plantou a semente de formalizar meus projetos de cabos com uma marca própria. Como um audiófilo ávido comprando diversos cabos de diversas marcas, descobri que muito poucos entregavam a performance que eu queria, mais notadamente em termos de equilíbrio tonal. Alguns eram claramente ‘rápidos’, outros (especialmente os que têm caixinhas com ‘network’) ofereciam graves atraentes porém coloridos, enquanto que outros eram musicais e honestos mas simplesmente ofereciam baixo valor. Eu achei que podia oferecer algo mais.

Em que países a Dynamique Audio já está presente, e qual mercado é comercialmente o mais interessante?

Nós vendemos no Extremo Oriente em várias regiões, assim como nos EUA e Canadá, no Reino Unido (claro), e em partes da Europa. A entrada no Brasil é muito excitante para nós, como o primeiro país da América Latina onde estaremos – estamos bastante ansiosos. Honestamente, cada região nova é muito diferente e provê diferentes oportunidades e restrições à todos fabricantes da área de áudio, portanto não há nenhum favorito. Estamos simplesmente felizes de poder ajudar os melômanos mundo afora a curtirem sua música.

Em um mercado tão competitivo como o de cabos, o que a Dynamique Audio tem de diferencial para se estabelecer neste segmento?

Nosso Ethos é simples: cada cabo em nossa linha precisa de uma razão para existir. Nada de modelos redundantes ou que se sobreponham. Assim que estabelecemos o nível da performance alvo, consideramos a melhor metodologia de desenvolvimento. Usamos apenas materiais premium e nunca iremos intencionalmente ‘aleijar’ um produto para fazer um modelo acima parecer melhor (portanto, usamos teflon PTFE e cobre banhado à prata até em nossos modelos mais baratos, por exemplo), além de usar técnicas de construção precisas. E, finalmente, procuramos nos referenciar com nossa competição mais próxima. Nós vemos várias marcas de cabos mais preocupadas com marketing inventivo, ou com prover soluções para problemas inexistentes. Nosso resultado, acreditamos, é o de honestidade em nossos designs e no equilíbrio tonal de nossos cabos. Nosso objetivo é o de ser livre de tapeações, de ludibriar, o quanto for possível – e dada a frequente natureza de discórdia em relação à cabos de áudio, estou certo de que isso é um fator muito importante.

Em termos de tecnologia e filosofia, no que a Dynamique Audio se diferencia da concorrência?

Como mencionei acima, o que nos diferencia da competição é que provemos o melhor que podemos em cada nível de preço. Isso pode parecer óbvio, mas se você prestar atenção nas especificações técnicas de várias marcas de cabos (aquelas que disponibilizam especificações, pois existe uma horrível tendência à omissão de detalhes técnicos), você verá que muitos usam materiais inferiores – como dielétricos de PVC ou silicone, condutores de cobre de baixa qualidade, conectores com contatos de latão de massa alta. Além disso, nós mesmos desenvolvemos a maioria de nossos condutores, em vez de usar produtos de prateleira como muitos usam. Então, nossos conectores de força, caixa e interconexão são todos desenvolvidos de acordo com nossas especificações. Esse controle do processo de produção nos ajuda a fazer o cabo que queríamos, em vez de fazer o melhor compromisso disponível – como é o caso de muitas marcas. Isso significa que o ouvinte tem a garantia de que cada modelo da nossa linha terá a nossa assinatura sônica, que é a de neutralidade tonal, vocais estáveis e claros, grande resolução de graves e, como nosso próprio nome indica: grande variação dinâmica – e que, subindo pela nossa linha de produtos, esse equilíbrio de características não irá mudar, pois cada cabo apenas traz mais dessas qualidades à mesa.

Qual é o modelo que mais se destaca em termos de custo e performance da Dynamique Audio?

Nossa linha Halo 2 traz muitas das tecnologias encontradas em nossos modelos de referência, como a Distributed Gauge e a Multicore, mas a um preço que pode trabalhar bem em sistemas intermediários, assim como em componentes mais ambiciosos. Temos muito orgulho também de nossa linha de entrada Horizon 2, para sistemas mais modestos, que provê perfomance e valor excepcionais.

Conte nos um pouco do segredo da linha Apex soar tão natural, neutra e com tamanha folga, mesmo em passagens com enorme variação dinâmica.

Os Apex são os únicos cabos que conhecemos, em qualquer lugar, que usam condutores de cobre galvanizados à precisão com prata. Tendo familiaridade com o equilíbrio tonal do ródio e do ouro em outras aplicações, como em conectores, queríamos utilizar esses benefícios e combinar o som mais quente do ouro com a nitidez e a velocidade do ródio, no design mais neutro de cabo que conseguíssemos fazer, um que expandisse sobre as filosofias de desenvolvimento de nosso topo de linha à época, o Zenith 2. Ficamos encantados com os resultados que obtivemos e, também, em comparação com nossos competidores.

Planos futuros? Você pode nos adiantar algo?

Temos uma demanda forte pela linha Apex, que será adicionada de cabos de caixa, de força e para braço de toca-discos de vinil – esses serão apresentados logo mais. Em breve também estaremos oferecendo cabos USB com conectores Type-C. Há um interesse e uma demanda crescentes para cabos de fones de ouvido, então continuaremos inovando aí, e tentando dar suporte ao número crescente de marcas de fones de ouvido. E, para finalizar, planejamos lançar um cabo padrão Ethernet de prata pura (provavelmente Firelight 2) em 2020.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *