AUDIOFONE – Teste1: FONE DE OUVIDO MONTBLANC MB 01

TOP 5 – AVMAG
julho 15, 2021
AUDIOFONE: CPB ANUNCIA PARCERIA COM EDIFIER PARA FORNECER FONES DE OUVIDO À DELEGAÇÃO BRASILEIRA PARALÍMPICA QUE VAI A TÓQUIO
julho 15, 2021

Juan Lourenço
revista@clubedoaudio.com.br

O fone de ouvido MB 01 da Montblanc é a primeira tentativa da célebre marca alemã no áudio hi-end. A marca é famosa pelos instrumentos de escrita e uma série de produtos de luxo, como relógios, bolsas de couro e muitos outros. Para não correr riscos, a Montblanc passou a tarefa para o mago dos fones de ouvido Alex Rosson, fundador da Audeze – um nome de peso e que, por vezes, surpreendeu o mercado audiófilo com verdadeiras gemas em forma de fones.

O MB 01 é um fone de ouvido Bluetooth com cancelamento de ruído ativo, possui drivers de neodímio de 40 mm com resposta de frequência de 70 Hz a 18 kHz, impedância 21 Ohms (±10% a 1 kHz), sensibilidade de 104,3 dB ± 2,5 dB (1 mW / 1 kHz), THD inferior a 1% (a 1 mW / 1 kHz) e codecs aptX Adaptive, e vários formatos de áudio como Flac e AAC inclusos. Possui Bluetooth 5.0 multiponto para até dois aparelhos, com alcance de 10m, Wireless e Wired. Conectividade com Smartwatch e Google Assistant, além do próprio app nas lojas de aplicativos Android e Apple, para configuração de parâmetros de equalização e ajuste do cancelamento de ruído ativo. A bateria possui duração de até 20 horas de uso contínuo. O fone vem equipado com dois cabos: um USB A/C para carregamento da bateria, e outro USB C / 3.5 mm – o popular P2.

O acabamento e o design são de muito bom gosto. Parece uma enorme redundância dizer que tudo neste fone exala bom gosto e sofisticação, mas em se tratando de fones Bluetooth, o nível costuma ser baixo, com algumas poucas marcas se aventurando ‘fora da caixinha’ e, como era de se esperar, a Montblanc fez mais que seu dever de casa, superando as expectativas e elevando o nível de sofisticação à um novo patamar. Da embalagem, em papel cartão com ótima gramatura, para manter uma estrutura rígida contra impactos, e com textura acetinada, a harmonia entre os materiais escolhidos para o fone, o toque e a sensação que cada um provoca, tudo no MB 01 nos faz sentir especial. Do alumínio da armação, com três opções de acabamento anodizado brilhante, ao copo com três acabamentos: preto, cinza e dourado com textura aveludada – mas não é qualquer aveludado, tem a maciez correta e nem de longe parece aquele emborrachado barato. O dedo desliza como se estivesse tocando em alcântara. Os botões de comando play/pause, e controle de ruído ativo (ACN), ficam na concha direita, possuem boa localização e ótima sensação tátil. Logo após os botões, temos a entrada USB-C e o LED indicativo da bateria. O couro escolhido para as almofadas das conchas e o encosto de cabeça, é de altíssimo padrão e, como era de se esperar da Montblanc, foge completamente ao que estamos acostumados em fones – até mesmo em fones top de linha de outras marcas. É tão macio, sedoso e ao mesmo tempo firme, que é difícil acreditar que seja couro natural, mas é! As almofadas possuem pouca ou quase nenhuma ondulação, isolando os ouvidos de ruídos externos com muita eficiência. A memória da espuma é muito boa, copiando a pele ao redor das orelhas sem incômodos, a pressão exercida pelas conchas está em um nível próximo da perfeição, e o peso baixo do fone garante conforto extra para ouvir música por horas e horas sem fadiga.

Talvez seja em nome deste conforto ímpar, que Alex Rosson limitou a bateria em 20 horas. Não existe almoço grátis, e a tecnologia ainda não fez as baterias perderem tanto peso assim. Mais horas de uso significam mais peso, sem dúvida. Carregar este peso extra para ter horas a mais, sendo que a média de uso de fones de ouvido gira em torno de 4 a 5 horas/dia, talvez não valesse a pena, e devo dizer que penso como o Mr. Rosson: eu prefiro o conforto – afinal, é um fone também para viagens.

A função Play/Stop nada mais é que um sensor que detecta quando o fone está na cabeça ou no pescoço, pausando ou iniciando a música conforme a pessoa tira ou põe o fone. Esta função vem desativada de fábrica – para ativá-la, basta manter pressionados simultaneamente os botões ‘menos’ e ANC.

COMO TOCA

Para o teste utilizamos os seguintes equipamentos. Fontes: Astell & Kern modelo KANN, smartphone Samsung S10+, iPhone 8 Plus.
Após retirar o fone MB 01 da embalagem, deixei carregando por duas horas para estabilizar a bateria e iniciar os testes, e me atentar para a duração da mesma, que chegou às 20 horas prometidas mesmo com cancelamento de ruído ativado. Após este período, iniciei as audições com o Astell & Kern: o som é muito bom logo nos primeiros acordes, seu equilíbrio tonal é realmente superior, não deixando dúvidas quanto ao que virá após o amaciamento.

Deixei o MB 01 amaciando por cerca de 100 horas, revezando entre cabo e Bluetooth. Após as 100 horas, o fone ganhou extensão nos extremos das frequências altas e baixas, ganhou uma profundidade e largura de palco, e com isto uma naturalidade estonteante! A separação dos instrumentos e o ar entre eles chegam a nos pegar de surpresa, pois não é comum ouvir este tipo de detalhamento em fones Bluetooth – era coisa de fone aberto, e o mais legal é que este comportamento não se altera quando utilizamos o ANC.

Iniciei os testes com o jazz da Dianne Reeves, disco Bridge, e Tribute to Ellington com Daniel Barenboim & Guests. O MB 01 soa completamente descongestionado, com a região média recuada e extremamente clara, sem jamais soar fria ou dura. As texturas do piano, do contrabaixo acústico e do violão são excelentes, muito acima do que esperava, e o palco amplo e com ótimo foco e recorte
permite um nível de relaxamento que, novamente, só nos fones com fio. Parece fone aberto mesmo, de tão natural que é. É possível perceber rebatimentos dos locais de gravação, e o tamanho dos instrumentos e vozes elevam o nível de realismo que a música pode alcançar.

Cada coisa está em seu devido lugar, com seu tamanho próximo do ideal, as freqüências baixas não sobram, como acontece em muitos fones concorrentes deste. Devo dizer que, quem está acostumado com Sony e JBL, realmente sentirá falta dos excessos, pois como o MB 01 é um fone pensado para o amante da fidelidade – vide os projetos para a Audeze – não há em sua configuração padrão nada que sobre. Mas se gostar de uma pitada a mais de grave, não tem problema, é possível ajustar os parâmetros de equalização no aplicativo. É melhor ter como adicionar do que não ter como tirar, como acontece muitas vezes.

É muito fácil trocar as bolas e achar que o MB 01 tem menos extremos, mas não é este o caso. Ouvido hip-hop, reggae e samba na configuração padrão, o fone desce bem nos graves e as altas estão no ponto certo para não espirrar e fazer do fone um picador de gelo nos ouvidos. A questão é que ele desce sem borrar, melhor dizendo, ele desce sem que o grave se torne de ‘uma nota só’, o que permite boas audições por muito mais tempo e uma total inteligibilidade do acontecimento musical, das intenções dos músicos e do diretor de gravação. E a música é feita disso, do contrário seria só música ambiente de elevador.

CONCLUSÃO

O grande trunfo na manga do Montblanc MB 01 é a sua versatilidade em transitar entre os diferentes estilos musicais, pois foi concebido para ir além da diversão e do comercial, foi feito com uma assinatura sônica mais para o neutro. Ele aceita muito bem qualquer estilo musical, enquanto alguns dos fones mais badalados vão bem apenas com pop, hip-hop e um jazz mais pulsante, um fone mais próximo do correto comporta todos os estilos sem fazer refém, tocando de música sacra à erudita, de black metal à jazz, de blues à salsa.

Este é o MB 01, um fone para quem não abre mão de sentir a música.


PONTOS POSITIVOS

Som correto sem perder em gostosura. Construção primorosa. Design luxuoso. O melhor conforto que já experimentei em um fone Bluetooth.

PONTOS NEGATIVOS

Nenhum.


ESPECIFICAÇÕES
TipoBluetooth com cancelamento de ruído ativo
DriversNeodímio de 40 mm
Resposta de frequência70 Hz a 18 kHz
Impedância21 Ohms (±10% a 1 kHz)
Sensibilidade104,3 dB ± 2,5 dB (1 mW / 1 kHz)
Distorção harmônica< 1% (a 1 mW / 1 kHz)
Codec aptXAdaptivo

FONE DE OUVIDO MONTBLANC MB 01
Conforto Auditivo 10,0
Ergonomia / Construção 10,0
Equilíbrio Tonal 10,0
Textura 9,5
Transientes 9,0
Dinâmica 9,0
Organicidade 10,0
Musicalidade 9,5
Total 77,0
VOCAL
ROCK, POP
JAZZ, BLUES
MÚSICA DE CÂMARA
SINFÔNICA
DIAMANTEREFERENCIA



Montblanc
www.montblanc.com.br
R$ 4.800

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *