Teste 3: AMPLIFICADOR INTEGRADO CAMBRIDGE EVO 75

Teste 4: TAPETE PARA TOCA-DISCOS ECLIPSE DA HEXMAT
junho 6, 2022
Teste 2: CAIXAS ACÚSTICAS JBL L100 CLASSIC
junho 6, 2022

Juan Lourenço
revista@clubedoaudio.com.br

De um certo tempo pra cá, a média de idade do audiófilo vem caindo – estamos observando uma renovação silenciosa no áudio hi-fi e hi-end, muito graças ao streaming de música que, de uma forma ou de outra, possibilitou o descobrimento de bandas e conjuntos de rock, blues e jazz que estão fazendo uma releitura destes estilos musicais com muita qualidade, atraindo pessoas de todas as idades para redescobrirem o gosto por gêneros musicais que antes eram mais apreciados pelos mais experientes.

Bandas como Greta Van Fleet que transitam entre o hard rock, blues e folk, e o grupo de jazz liderado por Kamasi Washington, veem fazendo a cabeça dos mais novos, promovendo uma renovação muito bem-vinda na cena musical, ‘forçando’ – no bom sentido –
a garotada que antes ouvia em boombox e headphones a procurar toca-discos, e amplificadores integrados com mais qualidade de som, mas que atendam suas necessidade de hoje, que gira em torno de muita tecnologia, visual com um pé no vintage, e gabinete extremamente compacto.

Para acompanhar essa tendência, a fabricante inglesa Cambridge Audio lançou no ano passado dois amplificadores integrados, que atendem muito bem a este novo nicho do mercado audiófilo. São eles o EVO 75, objeto desta avaliação, com seus 75 Watts por canal, e EVO 150, com 150 Watts por canal.

O EVO 75 tem tudo o que os novos audiófilos procuram para curtir suas músicas, ver os encartes de álbuns na tela de LCD de 6.8 polegadas, e se conectar com o visual vintage da década de 60 e 70 com o aplique lateral que imita madeira. Caso cansem desse visual, a Cambridge disponibiliza vários apliques para trocar a lateral do seu Evo, um mais bonito que o outro. Além disso, ele possui entradas RCA, USB, coaxial digital, USB, HDMI ARC (retorno do som pelo HDMI), Ethernet RJ45 e saídas 3,5 mm para fone de ouvido.
Serve como pré-amplificador de linha e possui saída para subwoofer. Tudo isso em um gabinete de alumínio anodizado de 32 por 35 cm e 9 de altura. No painel frontal, temos pequenos botões em formato de filete com as principais funções do aparelho, como avançar e retroceder, liga/desliga, e o grande knob giratório de volume e seleção de funções.

Os botões não parecem muito intuitivos e, às vezes, é fácil se perder na navegação, mas para isso temos o controle remoto, que espelha as mesmas funções do painel e com algumas teclas a mais que vão direto ao ponto que queremos.

Além da fartura de entradas e saídas, o EVO 75 vem municiado com Spotify Connect, Tidal Connect com suporte para álbuns na versão Master e QoBuz, Google Chromecast, Deezer, YouTube Music, Apple Music, TuneIn Radio, AirPlay 2, Bluetooth aptX HD e suporte total ao Roon Ready.

A sacada da linha EVO é que ela foi pensada para aquela pessoa que se encantou com a qualidade de construção e design da linha Edge, não precisa de toda aquela usina de força, mas quer as facilidades de conexão e interação com os mais novos aplicativos do momento – que o CXN tem – juntamente com uma amplificação que entregasse um resultado sonoro entre o Azur e o CXN, em um gabinete menor. Ou seja, nada do que a Cambridge tinha atenderia perfeitamente estas exigências. Complexo, não? Pois bem, este é o perfil de uma parcela crescente de apreciadores de música, que não tem a menor vontade de transformar a música em um hobby custoso, que cresceram ouvindo os microsystems Aiwa dos anos 2000, e não querem abrir mão da qualidade que uma caixa acústica cabeada entrega.

De quebra, a Cambridge ainda pega aquele audiófilo que cansou de lutar com vários equipamentos, ou que quer montar um bom sistema de som compacto, bonito, para ficar na sala ou escritório, com qualidade suficiente para não sentir tanta falta do set principal.

Se olharmos bem para o mercado hi-fi, faz tempo que este tipo de equipamento premium supercompacto adentrou os lares mundo afora, e não apenas no áudio, mas no audiovisual também. Os projetores de ultracurta distância viraram uma febre, e todos eles com conexão de internet, aplicativos e streaming de vídeo integrados, muitos até com alto falantes, eliminando soundbar e fontes digitais como Apple TV, Chromecast, e pequenos sistemas 5.1!

O Cambridge EVO 75 entrega tudo isso com um som divertido, rápido e com uma pitada de ousadia. Isso graças à sua topologia de amplificação Hypex NCore classe D – que eu torço para que a Cambridge utilize em mais projetos no futuro, pois o resultado sonoro é realmente muito bom. Essa amplificação não é proprietária da Cambridge, mas com certeza eles fizeram uma excelente escolha e a ajustaram muito bem a este produto.

COMO TOCA

Iniciamos o teste com os seguintes equipamentos: streamer interno do EVO 75 com Tidal, DAC streamer Gold Note DS-10 com fonte externa com Tidal, Ethernet Switch Sunrise Lab. Caixas acústicas: Q Acoustics 3050i, B&W 805 D4, e Dynaudio Evoke 50. Cabos de força: Transparent MM2, Sunrise Lab The Illusion 20th Magic Scope. Cabos de interligação: Sunrise Lab The Illusion 20th RCA. Cabos de caixa: Sunrise Lab The Illusion 20th. Cabos de rede: Nordost Blue Heaven, Sunrise Lab Quintessence 20th, e Purist Audio. Cabo HDMI: Sunrise Lab 8k 20th, Chord C-view, e cabo padrão comum.

O EVO 75 veio lacrado, e sua embalagem segue a mesma linha do Edge: embalagem dupla com proteção em espuma e tecido para não arranhar nada!

Assim que ligamos ele na tomada, e acionamos o botão de alimentação na parte frontal, e vemos aquela tela enorme e brilhante se ascender… é impactante e muito divertido também. Os bornes de caixa possuem boas estrias, o que oferece ótima pegada na hora de apertar cabos com terminação spade. A tomada IEC possui o terceiro pino (terra), algo que nesta categoria de equipamentos é difícil de achar, mas que faz uma enorme diferença na qualidade de som.

As primeiras audições foram com a B&W 805, e devo dizer que me surpreendi com a desenvoltura do EVO 75 em empurrar essa bookshelf enorme com uma certa facilidade. Deixei o amplificador amaciando com ela por 250 horas, e foi quando não houve mais mudanças na qualidade do som que então comecei a perceber seu limite em termos de potência. A B&W exige mais amplificação – não que o EVO 75 não empurre a contento, mas falta aquele tico de fôlego para controlar melhor os movimentos do falante. Talvez o EVO 150 seja mais apropriado. Fora esse detalhe, daria para conviver com essa dupla sem problemas, pois não é tanto falta refinamento, o que falta é potência. Já com a Q Acoustics, a história foi outra – como é uma caixa mais amigável e, de certo modo, mais compatível com a amplificação, o encaixe foi perfeito! A amplificação do EVO 75 casou muito bem com a caixa, tirando tudo o que ela tinha a oferecer. Os graves soaram muito bonitos e toda a região média é recuada, tanto quanto as outras faixas de frequências. O palco se mantém atrás das caixas, esboçando passar para além das laterais das caixas, o que é algo muito bom, por sinal. O EVO não soa seco nem tem tendência a abrir demais, graças à amplificação Hypex NCore classe D, que não soa tão ‘classe D’ assim. O relaxamento está garantido e, com isso, boas horas de audição com muito conforto auditivo.

Com a Evoke ele deu um grande salto de qualidade, mas de novo os 75 Watts não dão conta de uma caixa tão grande. Se tivesse a mão uma Evoke 10 ou uma 30, com certeza seria a perfeição, pois ele controlaria bem a caixa e tiraria aquele timbre mais encorpado das Evoke sem dificuldade, mesmo em passagens complexas em que há muitos instrumentos graves tocando ao mesmo tempo – ele não deixaria a peteca cair e seguraria a onda com bastante confiança.

A integração com Spotify é melhor que com Tidal. Mas não é um caso de arrancar os cabelos, é que o Tidal anda estranho mesmo, parando a execução do nada. A questão com o Tidal é no momento de fazer o login, que às vezes engasga. Testei três contas diferentes e aconteceu de entrar o Tidal Connect e só tocar pelo celular/tablet, e não sair som pelo EVO. Daí quando se escolhe o Tidal normal (sem ser o Tidal Connect – tem as duas opções) no cel/ tablet, aí sim toca pelo EVO. Já com o Spotify Connect não ocorreu isso, rodando liso sem nenhum problema. Reproduzir conteúdo do YouTube também é super fácil: espelhei meu Chromecast Ultra e a Apple TV 4K via HDMI ARC, sem problema algum, e o retorno do áudio é muito bom. Claro que, nesse quesito, o cabo HDMI fará toda a diferença, mas mesmo mudando os cabos, percebe-se que as qualidades do EVO estão lá em maior ou menor grau.

CONCLUSÃO

O Cambridge EVO 75 veio para ficar. Este nicho do áudio não é mais uma modinha, e seus concorrentes são diversos, mas poucos se comparam em beleza, versatilidade de estilos e de conexões como o EVO faz. A decisão de mudar a amplificação foi uma grande ideia, e um ato de coragem que rendeu bons frutos, pois o EVO poderia assumir o lugar do Azur sem a menor cerimônia, e aposto que os fãs da marca iriam adorar!

Para quem busca um segundo sistema minimalista, ou um set principal sem muitas firulas ‘direto ao ponto’ e de baixo custo, a linha EVO atende com muita competência.


PONTOS POSITIVOS

Boa quantidade de conexões. Controle remoto completo. Som muito bom para seu preço.

PONTOS NEGATIVOS

Falta entrada balanceada, existente no EVO 150. Há algumas coisas que podem melhorar na próxima versão do software.


ESPECIFICAÇÕES

Potência de saída75 W em 8 Ohms
AmplificaçãoClass-D Hypex Ncore®
DACESS Sabre ES9016K2M
Resposta de frequência20 Hz – 20 kHz (+0/-3 dB)
Entradas analógicas1x RCA
Entradas digitais1x TOSLINK ótica, 1x S/PDIF coaxial, 1x TV HDMI ARC
Bluetooth4.2 A2DP/AVRCP (com suporte SBC, aptX e aptX HD)
Compatibilidade• TOSLINK ótica:
16/24bit 32-96kHz PCM
• S/PDIF coaxial:
16/24bit 32-192kHz PCM
• Bluetooth: 4.2 A2DP/AVRCP (aptX HD 24bit/48kHz)
• UPnP, mídia USB media, Airplay 2, Chromecast, Internet Radio, Spotify Connect, TIDAL, MQA, Qobuz, Roon Ready.
Formatos de áudioALAC, WAV, FLAC, AIFF, DSD (x256), WMA, MP3, AAC, HE AAC AAC+, OGG Vorbis
SaídasCaixas, fones de ouvido 3.5mm, saída pré de linha, subwoofer
EthernetIEEE 802.3, 10 Base-T ou 100 Base-T
WI-FIDual Band 2.4/5 gHz
Consumo máximo400 W
Consumo em stand-by<0.5 W
Dimensões (L x A x P)317 x 89 x 352 mm
Peso5.0 kg
AMPLIFICADOR INTEGRADO CAMBRIDGE EVO 75
Equilíbrio Tonal 10,5
Soundstage 10,5
Textura 10,5
Transientes 10,5
Dinâmica 10,5
Corpo Harmônico 10,0
Organicidade 10,0
Musicalidade 10,5
Total 83,0
VOCAL
ROCK, POP
JAZZ, BLUES
MÚSICA DE CÂMARA
SINFÔNICA
ESTADODAARTE



Mediagear
contato@mediagear.com.br
(16) 3621.7699
R$ 29.800

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *