Jean Rothman
revista@clubedoaudio.com.br
Responsáveis da Coreia visitam o Brasil para demonstrações de performance do novo portfólio da marca e provam exclusividades dos novos modelos.
Passados quase dois meses do lançamento da sua nova linha de televisores 2019, no último dia 02 de abril, e considerando o enorme interesse dos consumidores na tecnologia, a Samsung trouxe diretamente da matriz na Coreia alguns dos responsáveis técnicos encarregados das soluções e exclusividades da sua categoria de QLED 2019. Entre eles estava Simon Lee, Engenheiro Chefe do Laboratório de Inovação em Qualidade de Imagem da empresa. Os executivos demonstraram as mais recentes inovações tecnológicas para a imprensa da América Latina, em seu Technical Summit realizado nos dias 30 e 31 de maio.
A TV QLED Q900, a primeira TV em 8K lançada no Brasil e premiada com o Innovation Award da CES 2019, é capaz de exibir imagens nativas em 8K com incrível noção de profundidade, contornos nítidos e texturas altamente detalhadas. Além disso, a Q900 vem com o processador Quantum proprietário da Samsung, a tecnologia de semicondutores para processamento de imagem com inteligência artificial. O Quantum Processor 8K da Samsung faz automaticamente o upscaling de conteúdo de qualquer fonte com resolução menor para um formato de vídeo próximo ao 8K. Desta maneira, seus conteúdos do dia a dia, como programas de TV aberta e/ou paga, ou mesmo séries e filmes de aplicativos embarcados, trarão uma nova realidade de entretenimento.
O processador Quantum, pioneiro do setor, utiliza a tecnologia de IA para analisar milhões de imagens, podendo ajustar fontes de baixa resolução e otimizar essas imagens para a qualidade próxima ao 8K, independente do formato original. A conversão de qualidade de imagem com IA para 8K da Samsung oferece precisão e eficiência, realizando o processo de forma autônoma. Esses avanços na qualidade da imagem ficam mais evidentes em TVs de tela maiores, nas quais resoluções e nitidez mais altas podem ser exibidas adequadamente.
Dentre os recursos inteligentes que equipam a linha de QLEDs deste ano, estão um novo aplicativo da Apple TV e o Apple AirPlay 2. Com integração total desses recursos à plataforma de Smart TV da Samsung, os usuários podem simplesmente selecionar o ícone do aplicativo da Apple TV para acessar todos os seus filmes do iTunes e programas de TV adquiridos, sem necessidade de adquirir o hardware da Apple separadamente. Com as Smart TVs Samsung compatíveis com o AirPlay 2, os consumidores podem facilmente reproduzir vídeos e outros conteúdos de seu iPhone, iPad ou Mac diretamente na TV.
Além dos recursos inteligentes, temos o Modo Ambiente, para que a TV possa se adaptar à casa do consumidor e fazer parte da decoração. A TV parecerá uma bela moldura de vidro, combinando com a parede. E você pode até mesmo usar suas próprias imagens. Não haverá mais bagunça de cabos na sua sala de estar: uma conexão praticamente invisível junta todos os cabos, para sua TV ter um design sem fios aparentes.
As TVs vêm com um Controle Remoto Único, de modo que você não precisa usar muitos controles, para controlar conversores de TV a cabo, aparelhos de Blu-ray e controles de jogo. Ele pode controlar tudo.
Juntamente com vários upgrades de qualidade de imagem em 2019, a adoção de modelos com Direct Full Array quase dobrou em relação ao ano passado. A tecnologia Direct Full Array privilegia o contraste nas telas, controlando os LEDs atrás do painel, e ajustando o brilho precisamente, tudo cena a cena, criando pretos mais profundos. Algoritmos que reconhecem e ajustam as cores analisam com mais precisão as características de cada cena, em tempo real, para controlar a distribuição do brilho, as intensidades de preto e a luz de fundo.
Alguns dos recursos e inovações demonstrados por Lee e seu time de especialistas foram: Upscaling para 8K baseado em Inteligência Artificial; Light Concentration, recurso que evita vazamentos de luz e aumenta o ângulo de visão das telas; Real Game Enhancer, recurso que clareia partes mais escuras dos games; Space Adaptive Sound, recurso que ajusta o áudio conforme a acústica e condições do ambiente captadas pelo microfone do controle remoto.
Também demonstraram o incrível nível de detalhamento das TVs 8K comparadas com as atuais 4K. Nunca imaginei que poderia olhar uma imagem 4K e achar “embaçada”. Mas é a sensação que temos ao compararmos a imagem lado a lado com um TV 8K.
E finalmente apresentaram, dentro de um quarto totalmente escuro, o enorme avanço nos níveis de preto.
Parabéns à equipe Samsung que conseguiu apresentar seus diferenciais de maneira tão didática aos jornalistas e mídia especializada.