Editorial: PRODUTOS QUE MUDAM NOSSA PERSPECTIVA AO APRECIAR O HI-END

Teste 1: AMPLIFICADOR INTEGRADO SUNRISE LAB V8 SS
janeiro 16, 2020
TOP 5 – AVMAG
janeiro 16, 2020


Fernando Andrette
fernando@clubedoaudio.com.br

“Quem está na chuva é para se molhar”, diz um dos mais velhos ditados populares que conheço. E, certamente, em qualquer ramo de atividade profissional em que se trabalhe com tecnologia, mudanças de paradigma e saltos ocorrerão periodicamente. Este talvez seja o lado mais interessante desta minha profissão (e também o mais aguardado), pois nos permite rever, como um rastro que se forma pelos pneus em uma estrada de terra batida, a trajetória da direção em que estávamos e a que tomamos. Confesso que não foram muitos esses momentos de ‘ruptura’ entre o que tínhamos e aceitávamos como sendo o ‘possível’ para um novo patamar, em que inúmeras novas possibilidades se avistam no horizonte. E os avanços atingidos sem saltos tecnológicos de mudanças radicais de plataformas, são os que mais me intrigam (afinal, se estava ali ao alcance de todos, como só alguns perceberam?). E a resposta não poderia ser mais óbvia: o elemento humano! Este sim o grande diferencial, em que pessoas talentosas fazem melhor aonde todos fazem o igual. E no segmento hi-end, temos inúmeros exemplos de pessoas talentosas que deram sua inestimável contribuição para o avanço e solidificação da audiofilia. São sessenta anos de belos exemplos, que foram moldando e criando a história da alta fidelidade. E, para mim, o mais interessante é que de todos os continentes vieram grandes ideias (até mesmo do nosso Brasil, com a contribuição do ‘Timbre Lock’ do nosso saudoso e querido Eduardo de Lima, da Audiopax). Essa capacidade de ver e fazer diferente, além de instigante, nos faz pensar que já temos conhecimento e topologias suficientes para trabalhar por anos a fio no ‘refinamento’ da reprodução eletrônica de áudio, sem ficar esperando pelos saltos tecnológicos que já estão sendo desenvolvidos nos maiores centros de pesquisas no Primeiro Mundo. Pois sabemos que, quando estiverem prontos, serão caros e talvez totalmente voltados à indústria bélica (infelizmente) e de telecomunicações.

Voltando ao nosso tema, nesta edição testamos o equipamento que ganhou a maior nota na história desta publicação! Ultrapassando a barreira dos 106 pontos, que para nós já ‘soava’ como o teto no atual estágio dos produtos Estado da Arte de padrão superlativo! E foi de forma tão contundente, que nos levou a fazer o seguinte questionamento: será que existe mais algum produto neste exato momento que também esteja neste mesmo patamar? Se existe, caro leitor, não sabemos. Passei as últimas quatro semanas buscando pistas e orientação internacional, na tentativa de obter essa resposta. Mas até este exato momento foi infrutífera! Muitos de vocês podem estar se perguntando: em que sentido este produto foi além dos concorrentes que também estão acima dos 100 pontos? Em tudo, meus amigos, absolutamente em tudo. A ponto de nos fazer repetir todo o teste da Metodologia por duas vezes. Este produto não só teve performance idêntica aos seus concorrentes diretos, como os ultrapassou ao reproduzir todos os discos da Metodologia, com maior naturalidade, folga e realismo! Tamanho realismo, que em termos do quesito ‘Organicidade’, discos que consideramos tecnicamente apenas ‘bons’, foram ‘materializados’ fisicamente em nossa sala de testes. Você conhecerá este estupendo produto, que mudou o patamar dos produtos Estado da Arte, no Teste 1 desta edição.

Mas também reservamos outras gratas surpresas para vocês, como o teste de um impressionante toca-discos alemão, com uma construção de tirar o fôlego, por tamanha engenhosidade em combater as ressonâncias de braço e motor. Um amplificador integrado comemorativo dos 50 anos de uma empresa inglesa. Um novo e talentoso projetista brasileiro, apaixonado por amplificadores valvulados, que lança um excelente power com as válvulas KT150. A entrada de um fabricante inglês de cabos que faz sua estréia em nosso mercado e vai dar muito o que falar pela qualidade e performance de seus produtos. E, no teste de vídeo, um televisor da Samsung 4K com inúmeros recursos e excelente qualidade! Espero que você aprecie esta edição que nós apreciamos em fazer!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *