E empresa suíça Merason acaba de lançar seu segundo produto, o DAC Frérot – um conversor abaixo de seu irmão maior dual-mono modelo DAC1. O DAC Frérot usa apenas um chip conversor BurrBrown 1794A, possui duas entradas digitais coaxiais, duas óticas toslink, e uma USB – que aceitam PCM até 24-bit/192 kHz – além de trazer um circuito com caminho de sinal totalmente balanceado, fonte de alimentação externa, assim como saídas analógicas balanceadas XLR e também single-ended RCA. O preço do pequeno DAC Merason Frérot é de 1000 Euros, na Europa.
www.merason.ch
A japonesa Excel Sound Corporation é um antigo fabricante de braços de alta qualidade e cápsulas para toca-discos. Com o retorno do vinil ao mainstream, a Excel criou a marca Hana para uma linha cápsulas Moving Coil (MC) com a mais alta relação custo/benefício. Sua mais nova cápsula topo de linha é a Hana Umami Red, MC de saída baixa, sendo que “umami” é, no Japão, a mais alta categoria de paladar, com alta intensidade de sabor. A Umami Red usa corpo de ébano e duralumínio, com bobinas de cobre de alta pureza, partes tratadas criogenicamente, e diamante com perfil Microline. O preço da Hana Umami Red ainda não foi divulgado fora do Japão.
www.youtek.jp/hana
Sediada no Brooklyn, em Nova York, a Grado é tão conhecida pela sua linha tradicional de fones de ouvido, quanto por suas cápsulas para toca-discos de vinil. Seu mais recente fone em edição limitada é o Hemp, cuja estrutura da concha é feita de cânhamo de cannabis prensado – sendo esse cânhamo uma modalidade de espécie da planta que é amplamente usada por suas fibras para papel, tecidos, etc, e, portanto, tem boas propriedades ressonantes, provendo uma sonoridade especial ao fone de ouvido. O preço do fone Grado Hemp Limited Edition é de US$ 420, nos EUA.
www.gradolabs.com
A célebre Klipsch, desenvolvedora americana de caixas acústicas tipo horn, de alta sensibilidade, lançou o par de caixas ativas The Fives, que usa um tweeter horn tipo tractrix e um midwoofer 4.5 polegadas, e carrega um amplificador digital para cada falante (totalizando 160 W), regulado por um processamento DSP de alta qualidade, e traz entradas RCA (de linha e de phono MM), digitais USB e toslink, além de conectividade Bluetooth, controle remoto e saída para subwoofer. O preço do par de caixas ativas Klipsch The Fives é de US$ 800, nos EUA.
www.klipsch.com
A norte-americana Playback Designs está mostrando seu power topo de linha. O SPA-8 pesa 130kg e provê 1600W por canal de potência contínua em 4 ohms, trazendo especificações de baixa distorção. O SPA-1 usa um estágio de entrada classe A, com estágio de saída classe AB com 20 transistores por canal, com circuito de bias preciso e ultra-rápido, e dois transformadores de 1.8kVA. O preço do power Playback Designs SPA-8 não foi divulgado.
www.playbackdesigns.com
A francesa Elipson Audio acaba de anunciar sua nova linha de toca-discos Chroma – substituindo as linhas anteriores Alpha e Omega – e continua sendo desenvolvida e fabricada pela empresa na França. Os toca-discos Chroma podem vir equipados com as cápsulas Ortofon OM10 ou 2M Red, a base pode ser de PVC ou de acrílico, e os braços podem ser de alumínio ou de fibra de carbon – de acordo com cada modelo dentro da linha – e também podem vir com pré de fono interno e saída USB para digitalização de vinil. O preço do modelo mais completo, o Chroma 400 RIAA BT, é de 799 Euros, na Europa.
en.elipson.com