Em termos de design, o T 778 impressiona já à primeira vista, com seu grande display touchscreen colorido de controle adornando o painel frontal e seu design minimalista, livre da grande quantidade de teclas e controles presentes em outros receivers. Esse display substitui com vantagem o menu na tela, por sinal também excelente, para a realização de todos os ajustes oferecidos pelo T 778, bem como outras informações, como a arte das capas dos álbuns e o conteúdo de suas faixas. Chama também atenção a apresentação de dois grandes VU meters se movimentando em resposta ao nível dos pulsos musicais. Além desse display, apenas o controle de volume, tecla liga/desliga, entradas HDMI e USB e saída para fones de ouvido foram colocados no painel, o que contribui para a apresentação clean e elegante do receiver.
Quanto às suas características e recursos, o T 778 oferece tudo que é necessário para a formação de um super atualizado sistema de surround, a começar por sua elevada potência de 9 x 85W gerada por seu avançado sistema de amplificação Hybrid Digital, medida de 20 Hz a 20 kHz, com menos de 0,08% de distorção harmônica total com todos os nove canais acionados ao mesmo tempo. Deve-se, no entanto, levar em conta que a maioria dos receivers da concorrência apresenta números de potência que podem chegar a até 140W, porém medidos com apenas os dois canais frontais acionados, o que não revela seu real comportamento em situações em que todos eles são utilizados simultaneamente. Em sua função principal, a reprodução de trilhas sonoras de filmes, o T 778 oferece não somente potência, mas também refinamento na forma realista como apresenta, por exemplo, os canais superiores (High) de surround dos sistemas Dolby Atmos e DTS-X, um aspecto em particular em que ele supera outros produtos similares dentro da mesma faixa de preços. Além desses dois formatos, o T 778 é também compatível com fontes com codificação Dolby Digital, Dolby TrueHD, DTS e DTS-HD Master e conta ainda com os modos Dolby Surround e DTS Neural X, para a criação de uma envolvente experiência de audição de fontes estéreo através de todos os seus nove canais.
O T 778 possui ainda recursos de vanguarda para enriquecer ainda mais seu desempenho na fiel reprodução de fontes de áudio e de vídeo, tanto as locais quanto as obtidas através de serviços de streaming.
Através dessa tecnologia de áudio sem fio e uma conexão com a rede doméstica via cabo ou Wi-Fi, a tecnologia BluOS presente no T 778 proporciona acesso a serviços de streaming de músicas de alta qualidade, como Tidal, Deezer e Spotify, ou a uma biblioteca musical gravada em um servidor NAS, disco rígido interno de um computador (PC ou Mac) ou conectado ao computador através de sua porta USB. Além disso, através da instalação de produtos compatíveis em um ou mais aposentos de uma casa, como as caixas acústicas amplificadas da linha Pulse e Streamers Node 2i, Vault 21 ou Powernode 2i da Bluesound, empresa coirmã da NAD, é possível a criação de um sistema multi-room do mais elevado desempenho, compatível com áudio de alta resolução de até 192kHz/24 bits, inclusive com MQA, uma tecnologia de gravação e reprodução de áudio que preserva toda a qualidade das gravações originais de estúdio. Tudo isso comandado pelo inteligente, prático e premiado aplicativo BluOS para dispositivos Android, iOS e computadores que, entre outras coisas, permite selecionar os ambientes e determinar, para cada um deles, a fonte de áudio desejada e em que nível de volume ela deverá ser ouvida.
O T 778 não realiza qualquer tipo de processamento sobre as imagens com resolução 4K que recebe de um Blu-ray player ou de serviços de streaming, como Netflix, Prime Video e Disney+ ou via Youtube. Elas são mantidas com sua qualidade original impecavelmente preservada, inclusive de conteúdos HDR e Dolby Vision de elevada faixa dinâmica.
Sistema Dirac Live Room Correction Dirac Live é o mais avançado sistema de correção de problemas criados pelas condições acústicas do ambiente onde um sistema de home theater está instalado, proporcionando som de uma incrível fidelidade e precisão através da correção da resposta de frequências e de impulsos no âmbito temporal. Seus efeitos são nitidamente percebidos tanto na reprodução de músicas quanto das mais intensas trilhas sonoras de filmes, o que aumenta, e muito, o envolvimento dos ouvintes.
O T 778, assim como todos os receivers AV da NAD, oferece a importante garantia de poder ser periodicamente atualizado com novas tecnologias e recursos que não podem ser incluídos via simples atualizações de software. Através de aberturas (slots) no painel traseiro podem ser encaixados módulos contendo essas tecnologias e recursos como, por exemplo, novas entradas de áudio e de vídeo. Esta é uma genial forma de manter o produto permanentemente atualizado e que somente a NAD oferece.
Complementando todas as possibilidades de acesso a vários serviços de streamings musicais oferecidas pela tecnologia BloOS, o T 778 proporciona ainda suporte para a reprodução de bibliotecas musicais armazenadas em dispositivos Android (Bluetooth) ou iOS (AirPlay 2) ou para a audição da programação de milhares de emissoras de rádio de todo o mundo de uma forma simples e prática. Através do AirPlay da Apple é possível a utilização de caixas acústicas amplificadas da Apple e de outros fabricantes para a criação de um sistema multi-room de alta qualidade.
O T 778 possui uma diversidade de entradas e saídas para sua conexão com vários aparelhos de áudio e de vídeo. São seis entradas HDMI, sendo cinco no painel traseiro e uma no painel frontal, e duas saídas. Uma das saídas, a HDMI OUT 2, tem compatibilidade com a versão 2.0b do padrão HDMI, o que permite a passagem de sinais 4K UHD e sinais HDR e Dolby Vision de ampla faixa dinâmica, o que resulta em maiores níveis de contraste e um espectro mais amplo de cores, que se tornam mais vivas e naturais. Oferece ainda saídas para nove caixas acústicas frontais e de surround e dois subwoofers (sistema de 5.2.4 canais) e saídas de pré para onze canais frontais e de surround e duas para subwoofers, formando um sistema de 7.2.4 canais, com os dois canais adicionais reproduzidos por um amplificador estéreo, como o C 268 da NAD. Também incluídas estão duas entradas digitais coaxiais e duas ópticas, três entradas analógicas estéreo, uma delas, a Phono, para toca-discos com cápsula MM, porta RS232 para sistemas de automação residencial, como o Piero da Som Maior e de outros fabricantes, três saídas e uma entrada de IR, três saídas e uma entrada trigger de 12V e portas Ethernet, USB e RJ-45.
Para mais informações:
Som Maior
www.sommaior.com.br