AUDIOFONE – Editorial: A DESCOBERTA QUE IRÁ REVOLUCIONAR OS FONES DE OUVIDO

AUDIOFONE: CES 2022: LANÇAMENTOS DE FONES DE OUVIDO
fevereiro 9, 2022
Discos do Mês: JAZZ, TRILHA SONORA & JAZZ
fevereiro 9, 2022

Fernando Andrette
fernando@clubedoaudio.com.br

Engenheiros do Instituto de Microssistemas Fotônicos, na
Alemanha, apresentaram os menores alto-falantes fabricáveis industrialmente. Batizados de ‘micro-falantes’, eles são 10 vezes menores que os transdutores usados nos fones de ouvidos intra auriculares e nos celulares. Esse processo só foi possível ao se utilizar uma Unidade Eletrostática Nanoscópica, criada pela equipe de pesquisadores alemães. A membrana é feita por um grande número de finas vigas curvas, cada uma medindo 20 micrômetros, fabricadas em uma pastilha de silício. O som se propaga através das aberturas dos espaços entre as vigas curvas, fluindo para as câmaras onde os atuadores eletrostáticos se movem. A aplicação de uma tensão (sinal elétrico), faz com que os atuadores se dobrem, transformando-as em frequências, dispensando tanto as membranas dos falantes convencionais, como os ímãs usados para se criar um campo magnético. Os micro alto-falantes medem cerca de 10mm quadrados, e irão revolucionar os fones de ouvidos, tanto em termos de design e peso, como em ergonomia e durabilidade. A equipe de projetistas, sabendo de seu enorme potencial para um mercado que vende anualmente 500 milhões de fones, criou uma empresa para comercializar a tecnologia e batizou-a com o nome de Arioso Systems GmbH. Claro que as primeiras unidades precisarão chegar ao mercado para termos ideia do grau de performance com o grau de tecnologia existente nessa primeira etapa. Mas não deixa de ser promissor, e pode absolutamente revolucionar a maneira com que se constrói fones de ouvido na atualidade.

O alto-falante-MEMS ao lado de um fone de ouvido

Mas enquanto o futuro não chega, nessa edição também testamos um fone eletrostático de uma das empresas de maior referência no mercado de fones hi-end, a Stax. E o modelo enviado para teste foi o segundo, do topo de linha para baixo, o modelo SR-009S, com o seu amplificador de fone SRM-700T. E ainda que seja um fone Estado da Arte fora do alcance da esmagadora maioria dos nossos leitores, acredito que todos tenham ao menos curiosidade em saber a razão de serem tão apreciados e cultuados no universo de fones de referência mundial.

Estrutura do microfalante, sem membrana e sem ímã

E tenham certeza que ficaremos atentos a qualquer novidade em relação à nova nanotecnologia de falantes da Arioso Systems.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *