A empresa estoniana apresentou a nova versão – MkII – de sua caixa topo de linha. O modelo Extreme agora traz a possibilidade do ajuste da altura do baffle frontal, e da profundidade física do tweeter, através de um controle remoto, com o ouvinte sentado no sweetspot. As Estelon Extreme MkII têm uma impedância nominal de 3 ohms, trabalham com potências de até 500W, e vêm equipadas com médios de 7 polegadas de cerâmica e tweeters de domo de diamante que respondem até 60kHz. As Extreme MkII, que estavam sendo demonstradas com eletrônica MSB, carregam uma etiqueta de preço de 200.000 euros o par, na Europa.
www.estelon.com
A austríaca Pro-ject Audio, tradicional fabricante de toca-discos, apresentou seu mais novo toca-discos temático, o Metallica – feito em parceria com a banda americana de Heavy Metal – cuja base evoca o logotipo da banda. O Metallica usa o sistema de tração belt-drive (por correia), e prato de vidro com sub-prato de alumínio. O braço, também de alumínio, possui todas as regulagens e aceita o encaixe de headshell universal. O toca-discos Metallica, que já vem equipado com a cápsula Pick It S2 C, feita sob encomenda pela Ortofon, carrega uma etiqueta de preço de US$1599, nos EUA.
www.project-audio.com
A empresa portuguesa Innuos, especialista em streamers de música, apresentou sua nova série PULSE de network players, desenvolvida especialmente para os usuários que querem somente usar serviços online de streaming – ou adicionar mais uma zona, mantendo-se conectados ao servidor principal. O modelo de entrada é o PULSEmini (999 euros), que manda para DACs externos 32bit/768MHz ou DSD512 de definição, operando com innuOS. O modelo PULSE (2599 euros) tem uma memória RAM maior, e usa a fonte externa RECAP2 LPSU. E o modelo PULSAR (5499 euros) incorpora 130.000uF de capacitância na fonte, e também o PhoenixUSB Lite Reclocker. Chegarão ao mercado em setembro deste ano.
www.innuos.com
A empresa inglesa Monitor Audio, apresentou uma caixa acústica conceito: o protótipo Concept 50, que celebra os 50 anos da marca. As Concept 50 incorporam um módulo com 6 médios compactos montados em volta de um tweeter tipo Air Motion Transformer em um baffle de alumínio e resina acústica sintética. Os woofers são montados uns contra os outros, em cancelamento de forças, estendendo a resposta de frequência de graves para 21Hz. Tudo é montado sobre uma base de pedra acrílica. Nem o preço e nem a data de lançamento oficial da Monitor Audio Concept 50 foram confirmados.
www.monitoraudio.com
A dinamarquesa Dynaudio, uma das mais tradicionais fabricantes de caixas acústicas do mercado, apresentou sua nova linha Focus, composta de caixas ativas – usando os módulos de amplificação dos monitores de estúdio da marca, assim como os tweeters Cerotar – e incorporando capacidade de streaming, o que inclui TIDAL Connect, Spotify Connect, Qplay, AirPlay 2, Google Chromecast, Roon Ready, Bluetooth e suporte UPnP, além de conexão física digital coaxial e ótica, conexão analógica de linha, e saída para subwoofer. Com controle remoto ou via app, os preços, em euros, são de 5000 (Focus 10), 7500 (Focus 30) e 10.000 (Focus 50).
www.dynaudio.com
Uma das tradicionais fabricantes britânicas de caixas acústicas, a EPOS, está sendo ressuscitada por Karl-Heinz Fink – projetista da empresa alemã Fink Team (que tem em seu currículo projetos para Q Acoustics e Wharfedale, entre outras). Fink apresentou o primeiro modelo da nova EPOS, uma reedição completamente renovada da bookshelf ES-14, agora ES14N, com todos seu componentes e gabinetes modernizados, trazendo especificações como resposta de frequência de 40 a 23.000Hz e 87dB de sensibilidade. O preço estimado do par de ES14N será de 4500 euros, na Europa.
www.epos-loudspeakers.com
Existente desde a década de 90, a fabricante dinamarquesa de caixas acústicas Peak Consult foi reorganizada em 2021 (com ênfase em desenvolvimento, administração e qualidade) com a entrada de Wilfried Ehrenholz – fundador da Dynaudio que deixou a empresa após sua venda para um grupo chinês. A marca apresentou o modelo topo de linha El Diablo, com eletrônica Audionet. A El Diablo traz drivers feitos à mão, acabamento de movelaria dinamarquesa, um design de 3 vias com resposta de frequência de 20 a 30.000Hz, e controle de impedância que mantém a variação de apenas +/-1dB em todo espectro. O preço das Peak El Diablo é de 55.000 euros.
www.peak-consult.dk
A norueguesa Hegel Music Systems, conhecida especialista em amplificação, apresentou a atualização de projeto de seu conjunto de pré-amplificador de linha e power, agora modelos P30A e H30A, respectivamente. Além do design melhorado, o pré traz melhores componentes de circuito, um novo controle de volume (de qualidade superior), menor piso de ruído e distorção. O power estéreo foi completamente redesenhado, chegando agora a 1100W quando operando em mono, sendo equipado com 56 transistores bipolares de 15A. Com lançamento oficial para setembro, os preços estimados são de 8.000 euros para o P30A, e 18.000 euros para o H30A.
www.hegel.com
A americana MoFi – Mobile Fidelity – famosa por seus discos remasterizados, tem investido em equipamentos, especialmente na linha de toca-discos de vinil. O novo modelo apresentado, de referência da empresa, é o MasterDeck – desenvolvido por Allen Perkins da Spiral Groove – um design belt-drive, com um prato de 4cm de grossura e uma base amortecida contra vibrações. O braço de 10 polegadas tipo gimbal, tem o tubo de fibra de carbono, shell destacável e todas as regulagens necessárias. O preço do toca-discos MoFi MasterDeck é de US$ 6000, nos EUA.
www.mofi.com
A WLM – Wiener Lautspracher Manufaktur – que projeta e fabrica suas caixas acústicas em Viena, na Áustria, apresentou três pares de caixas, e sua própria amplificação, sendo Stella, uma bookshelf mini monitora passiva de duas vias, e duas torres: Maria, uma torre ativa de 1 metro de altura com woofers de cone de papiro, tweeter de cone de membrana de grafite e um tweeter AMT dipolo montado no topo da caixa. A segunda torre, Franz S, é ativa com 1.2m de altura, com grande área de cone e de radiação (2 woofers de 6×12 polegadas, 2 midwoofers de 6 polegadas). Os preços não foram divulgados.
www.wiener-lautsprecher-manufaktur.com/en-home
A projetista espanhola de caixas planares Alsyvox, cujo design é feito na Itália e a eletrônica fabricada na Alemanha, esteve apresentando sua nova caixa acústica planar ribbon topo de linha, a Raffaello, de 3 vias com 2.03m de altura e 85cm de largura, e alta eficiência que chega à 98dB – acompanhados de amplificação valvulada Jadis. As Raffaello usam uma disposição simétrica – que resulta em melhores reflexões e imagem mais precisa – onde o tweeter fica no centro, com um midwoofer de cada lado e, esses, com um woofer de cada lado deles. O preço do par de Alsyvox Raffaellos é de 276.000 euros.
www.alsyvox.com
A dinamarquesa Audiovector, com bastante estrada no projeto e fabricação de caixas acústicas, apresentou a nova torre topo da linha QR. Cada QR 7 vem equipada com dois woofers de 8 polegadas e um médio de 6, ambos usando a tecnologia Pure Piston da marca. Completa o quadro um tweeter AMT folheado a ouro, provendo uma resposta de frequência total de 28 a 52.000Hz – com 90.5dB de sensibilidade e 6 ohms de impedância, trazendo alta compatibilidade. O preço do par de torres Audiovector QR 7 é de 5.750 euros, na Europa.
www.audiovector.com