A xMEMS acaba de anunciar o primeiro alto-falante ultrassônico de estado sólido do mundo, para fones de ouvido TWS. Chamado de Cypress, o produto promete revolucionar o mercado de áudio ao dispensar os amplificadores físicos nos acessórios.
Os fones de ouvido precisam, hoje, acompanhar amplificadores físicos para gerar o som. Já o chip Cypress utiliza pulsos sonoros ultrassônicos.
O novo driver gera pulsos sonoros ultrassônicos, e os envia para um demodulador, que os transforma em som audível para os usuários. Os pulsos ultrassônicos prometem oferecer uma reprodução de áudio superior, em todas as frequências sonoras.
De acordo com a empresa, ele pode produzir um nível de pressão sonora (SPL) de baixa frequência de 140 dB, e chegar a 20 Hz. Outra vantagem é a largura de banda para ANC, mais ampla para abafar ruídos indesejados de frequências mais altas ao redor.
O produto também oferece uma menor latência, graças ao seu tempo constante de conversão elétrica em acústica. Os alto-falantes ultrassônicos Cypress da xMEMS serão demonstrados na CES 2024, enquanto a produção em massa deverá começar no final de 2024.
A empresa ainda não compartilhou nenhum detalhe sobre o preço, mas disse que conseguiu uma parceria com a TSMC para a fabricação, que deve torná-lo mais competitivo no mercado de massa para fones de ouvido com e sem fio.
Para mais informações:
xMEMS
www.xmems.com/