A FiiO lançou seu primeiro par de fones de ouvido magneto-planar, aberto: o FT5, desenvolvido com base nos fones de ouvido FT3 Dynamic Driver.
A equipe de engenharia da FiiO projetou o FT5 com 20 ímãs de neodímio N52 por driver. 11 ímãs são colocados na parte interna do driver magnético planar do FT5, e 9 ímãs são colocados na parte externa – resultando em 20 ímãs por canal, e 40 no total para todo o fone de ouvido. O posicionamento equilibrado dos ímãs garante que as bobinas de liga de alumínio sejam distribuídas uniformemente no campo magnético, e também permite que o diafragma do driver seja equilibrado entre as forças dos ímãs internos e externos – garantindo movimento consistente do driver e uma distorção reduzida, para um som de maior fidelidade.
Um dos objetivos com o primeiro par de fones de ouvido magneto-planar da empresa, é a alta sensibilidade.
radicionalmente, os fones de ouvido desse tipo apresentam baixa sensibilidade, o que significa que muitas vezes é necessária uma poderosa amplificação para levá-los ao seu potencial máximo.
O FT5 não é como um fone de ouvido magneto-planar tradicional. Graças a 20 ímãs de neodímio com alta densidade magnética de até 1,5T, diafragma fino de 6μm, e tecnologia de revestimento de liga de alumínio em nível nano, o driver do FT5 é leve e forte, permitindo uma alta sensibilidade de 110dB/1Vrms@1kHz, ou seja, 96dB/mW@1kHz. Isso significa que ele pode ser facilmente controlado – até mesmo por players portáteis – permitindo que ele seja usado em vários cenários diferentes.
O FiiO FT5 emprega um grande driver magneto-planar de 90 mm. Comparado com um driver dinâmico tradicional, um driver magneto-planar converte a energia em ondas sonoras de uma forma mais equilibrada, vibrando de uma forma muito mais uniforme. As vibrações são distribuídas por todo o diafragma do driver, e há pouca distorção causada pela rigidez do material do diafragma.
O fone tem uma estrutura acústica de concha de fundo aberto, especialmente projetada. A parte traseira do driver foi cuidadosamente projetada para atuar como um defletor de ondas sonoras para isolar as ondas na parte frontal e traseira. A grade do FT5 foi projetada cientificamente para controlar e acelerar com precisão o fluxo de ar, quando o driver está em movimento. Isso não apenas permite que ele tenha resolução de agudos incomparável, mas também permite que ele tenha um palco sonoro amplo e vasto para melhor envolvê-lo na música.
O FT5 vem com plugues de áudio balanceados de 3.5 mm, 4.4 mm e XLR, e almofadas intercambiáveis de camurça e couro, além do cabo de cobre monocristal banhado à prata de 392 fios – tudo por um preço estimado de US$499.
Para mais informações:
FiiO
www.fiio.com