Fernando Andrette
fernando@clubedoaudio.com.br
Em um mundo cada vez mais barulhento, usar fones com cancelamento de ruídos nos permite ouvir música em condições razoáveis, ainda que não nos permita selecionar uma única pessoa em meio à multidão. Mas agora uma equipe da Universidade de Washington, com ajuda de IA, conseguiu a façanha de cancelar todos os sons ambientes e produzir a voz de uma única pessoa, mesmo quando o interlocutor não está na nossa frente. O sistema de seleção de voz funciona apertando um botão enquanto o usuário com o fone busca no seu campo de visão o interlocutor. O processo todo leva de três a cinco segundos apenas, para o fone cancelar todos os outros sons ambientes e só reproduzir a voz escolhida. E, à medida que a pessoa vai falando, a inteligibilidade vai sendo melhorada. Depois de captado, o software permite continuar ouvindo o interlocutor mesmo que estejamos andando.
Segundo Shyam Gollakota, responsável pelo desenvolvimento do sistema de IA, a tendência é que em um breve futuro sejam desenvolvidos fones seletivos que irão possibilitar escolhermos o que desejamos ouvir ou não em ambientes barulhentos, mesmo que existam centenas de pessoas falando simultaneamente.
O resultado foi tão promissor, que além de fones de ouvidos seletivos, o software também será disponibilizado para a produção de aparelhos auditivos mais sofisticados e inteligentes.
O código de programação do sistema, estará ainda esse ano disponível a todos os fabricantes de fones que queiram utilizá-lo.
Acredito que, em breve, esse software também possa ser ‘refinado’ não só para selecionar vozes, como também para aprimorar a qualidade de reprodução de música em ambientes com muito ruído, como estações ferroviárias, aeroportos e em voos. Será um grande avanço para os fones de cancelamento de ruído, sem dúvida alguma.
Estaremos aqui para avaliar, assim que os primeiros fones começarem a chegar no mercado, não tenham dúvida!