AUDIOFONE – Editorial: COMO VOCÊ PROTEGE SUA AUDIÇÃO?

AUDIOFONE: NOVOS FONES DE OUVIDO WIRELESS OPEN-EAR VERIO 200 DA BEYERDYNAMIC
setembro 5, 2024
Espaço Analógico: OS PERFIS DAS AGULHAS DE TOCA-DISCOS
setembro 5, 2024

Fernando Andrette
fernando@clubedoaudio.com.br

Sem conscientização não há mudanças de hábitos. Então insistimos no tema, ainda que muitos de vocês já tenham assimilado o risco de ouvir fones em volumes exagerados, outros leitores que semanalmente conhecem a revista não sabem que essa é nossa questão primordial na criação deste caderno.

E essa pergunta, acreditem vocês, é tão recorrente ainda que nos faz voltar ao tema editorialmente em curtos espaços de tempo. Então, vamos lá, existe uma fórmula simples para que você descubra o volume seguro, e o quanto você pode ficar exposto assim que você passa essa linha de segurança.

O limite ‘seguro’ para até oito horas de audição diária é de 85 dB (decibeis). No entanto, se você insistir em aumentar o volume para 88 decibeis, o tempo de audição nesse volume cai automaticamente para 4 horas diárias. E se você estiver naqueles dias de fúria, ou de euforia, e quiser esquecer do mundo à sua volta e subir o volume para 91 decibeis, jamais ultrapasse de duas horas!

O que escrevemos aqui mensalmente é que, em fones com um bom Equilíbrio Tonal, você jamais necessitará de ouvir acima de 80 decibeis os fortíssimos, mantendo uma margem segura média de 70 a 80 dB, com excelente inteligibilidade e total conforto auditivo.

Existem atualmente alguns ótimos aplicativos para sua segurança auditiva, gratuitos, como o TooLoud (iOS e Android) que traduzem o ruído externo em uma interface de usuário que indica o volume e o nível de perigo do som ao seu redor. Um aplicativo excelente para shows ao vivo os quais, para ter total segurança, precisam do uso de protetores auriculares, obviamente.

Outro interessante aplicativo é o Volume Control Pro, que permite ao usuário limitar o volume máximo para música e filmes, para que você não precise se preocupar se está nos limites seguros.

Outra dica importante para se saber se devemos ou não usar um protetor auricular em ambientes externos, é lembrar que: em shows ao vivo o volume pode variar facilmente de 94 a 110 dB, aspiradores de pó ou roçadeiras de 90 a 106 dB, e filmes de 70 a 115 dB.

Existem hoje protetores auriculares com moldagem personalizada, que vêm até com filtros que permitem a entrada de som externo regulada pelo usuário, com baixa perda de inteligibilidade.

Como sempre lembramos, a perda auditiva é indolor e irreversível!

Se a música é um componente vital para você, a única maneira de poder desfrutá-la por toda a vida é cuidando bem de seu sistema auditivo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *