AUDIOFONE – Editorial: O QUE SIGNIFICA OUVIR A MESMA MÚSICA MILHARES DE VEZES?

AUDIOFONE: NOVOS FONES DE OUVIDO DT 1770 & 1990 PRO MKII DA BEYERDYNAMIC
novembro 5, 2024
Espaço Analógico: COMPRANDO DISCOS DE VINIL – MOTIVAÇÕES & LOUCURA
novembro 5, 2024

Fernando Andrette
fernando@clubedoaudio.com.br

Todos nós temos obras musicais que fazem parte de nossa história pessoal, e mantém nossa memória sempre ativa e revivendo aquele momento assim que ouvimos os primeiros acordes. Só que em um estudo recente publicado na revista científica WebMD, esse fato tem mais significados que apenas rememorar momentos impactantes. Para um grupo de neurocientistas e psicólogos, esse hábito pode estar associado a diversos traços de personalidade, como: conforto na familiaridade e alta inteligência emocional.

A pesquisa identificou oito comportamentos em ouvintes que repetem músicas, revelando insights sobre suas características psicológicas e emocionais. Constatou-se que repetir músicas proporciona, para essa pessoa, estabilidade e previsibilidade em um ambiente muitas vezes hostil ou incerto. Esses ouvintes utilizam suas músicas preferidas para se sentirem acolhidos e seguros.

Outra característica, óbvia, é que esses ouvintes gostam de conhecer em detalhes as músicas que escutam, criando um hábito de entender melhor a melodia e a ideia do compositor para aquela obra.

Outra característica desses ouvintes é não temer ou evitar sentir fortes emoções ao ouvir suas músicas repetidamente. Mostrando um traço de personalidade frequente de uma maior introspecção, e uma altíssima capacidade de processar pensamentos profundos.

Também se observou que esses ouvintes utilizam a repetição da música como uma forma de desconectar do mundo exterior, e recarregar as energias de maneira confortável e relaxada. Com isso, ao longo dos anos, esses ouvintes desenvolvem uma atenção especial aos detalhes, conseguindo perceber nuances e elementos que passam despercebidos pelos outros.

E, por fim, a característica mais interessante levantada pelo grupo de estudos foi que: “Essas pessoas possuem uma inteligência emocional elevada, capaz de reconhecer e navegar pelas próprias emoções com facilidade, utilizando a música como uma ferramenta para explorar e regular seus sentimentos”.

E você, ao ler esse editorial, deve estar se perguntando: o que isso tem a ver com o caderno Audiofone? Em um mundo em que vivemos em espaços ultra reduzidos, e com excesso de poluição sonora, a única maneira de podermos ouvir nossas músicas preferidas repetidamente, sem incomodar familiares e vizinhos, é tendo um bom fone de ouvido, você não acha?

Com um fone de qualidade, em que você possa desfrutar de audições em volumes seguros, você poderá tirar proveito de todos esses benefícios e ouvir suas músicas preferidas quantas vezes desejar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *