Fernando Andrette
fernando@clubedoaudio.com.br
Das discussões que acompanho nos fóruns em relação a novos produtos, talvez o Technics AZ100 (permita-me abreviar), seja um dos debates mais calorosos que tenho visto desde o seu lançamento, na virada do ano.
Interessante que a maioria dos temas discutidos, são: os elogios e prêmios que o produto vem recebendo são genuínos ou reflexo de uma política intensa de marketing? Deixando o que realmente interessa – performance – em segundo plano.
Vivemos tempos de total inversão de valores em todas as áreas, e em qualquer segmento que implique bens de consumo.
Triste, pois ao desviarmos do que realmente importa, perdemos inúmeras vezes a oportunidade de conhecer produtos realmente diferenciados e que fogem do lugar comum.
E este é o caso do novo fone sem fio earbud da Technics. Um avanço considerável em relação ao AZ60 e o AZ80, e que muitos que insistem em discutir se é ou não ‘tudo isso’, relevam a segundo plano o que é fundamental.
Claro que em fóruns, muitas das opiniões são exacerbadas e feitas muito mais com erradas expectativas do que com racionalidade.
Exemplos: discute-se se o AZ100 realmente tem performance de fones com fio (como se fones sem fio já tivessem chegado lá, e que sabemos que ainda não atingiu esse patamar). Outros discutem que o ‘palco sonoro’ é estreito (como se fones de qualquer topologia, tivessem um palco sonoro razoável e capaz de enganar nosso cérebro) e, o terceiro tema mais encontrado sobre o AZ100, é a qualidade do cancelamento de ruído, com os que acharam ótimo e outros acharam apenas mediano.
E quando encontramos o tema performance, este se resume apenas a qualidade do grave (descrita pela maioria como “potente”) e do agudo (que poderia ter mais brilho).
Perceba leitor, como as questões abordadas são secundárias e pouco ajudam aqueles que realmente desejam saber o nível de performance atingido pelo novo fone top de linha sem fio da Technics.
Se você deseja finalmente conhecer o essencial, seja bem-vindo!
O fone AZ100 foi baseado nos monitores intra-auriculares com fio de referência da Technics, o EAT-TZ700.
O AZ100 utiliza drivers de fluído magnético de 10mm, de alta resolução, para uma performance sem distorção e muito equilibrada tonalmente.
A estrutura de alumínio permite um som mais natural e realista, com frequências estendidas nas duas pontas, para o ouvinte ter uma clara noção de resposta de transientes e de total apresentação de ambiência da sala de gravação.
A câmera acústica foi projetada para reproduzir a região média com enorme transparência e naturalidade.
Em relação a tecnologia de cancelamento de ruído, a Technics buscou uma otimização automática do nível de ruído do ambiente, para melhorar o desempenho independente do formato da orelha.
Os sensores de toque são bem rápidos de memorizar, e precisos.
Com o aplicativo Technics Audio Connect, você pode ajustar equalizações, modo ambiente, entre som de fundo, fala, nível de cancelamento de ruído, e até ajustar para ouvir gravações Dolby Atmos em sua plataforma de música.
Antes de fazer minha avaliação da performance do AZ100, não posso deixar de citar uma das poucas críticas que consegui ler, na minha busca por informações nos fóruns de discussão. Pelo gosto musical do crítico, ele deve ser jovem, e começou sua avaliação dizendo: “A Technics projetou os drivers com ferrofluido ao redor das bordas para eliminar harmônicos que, segundo eles, interferem no som. Isso resulta em uma assinatura sonora incrivelmente suave, isenta de imperfeições. Embora os AZ100, sem dúvida, ofereçam um som tecnicamente perfeito, eles sacrificaram a expressão artística musical”.
Uau! Gostaria de saber como se elimina harmônicos e ainda assim mantemos um ‘som suave, isento de imperfeições’?
Gostaria que o amigo leitor entendesse a gravidade de não se ter referência real de música ao vivo não amplificada, e nem metodologia, e as consequências e confusões que avaliações como essa ocasionam.
Eu desconheço que exista no mercado um fone ‘isento de imperfeições’, e que harmônicos ‘eliminados’ intencionalmente pelo fabricante consigam ainda assim manter o ‘som suave’.
O mais interessante é que a atual CEO da Technics é uma pianista profissional, e que certamente deve ter escutado os novos AZ100, e imagino que ela teria enorme facilidade em perceber que a retirada de ‘harmônicos na borda dos drivers’ seria algo bem negativo.
O AZ100 pesa apenas 5.9 gramas, menos que o AZ80 que pesa 7 gramas. Seu Bluetooth é 5.3 e suporta os codecs: LDAC, SBC, AAC e LC3. A duração de bateria é de até 10 horas com ANC ativado, e 28 horas com o estojo de carregamento. As opções de cores são preto e prata. E ele vem com cinco pares de pontas auriculares de tamanhos diferentes, e certamente um deles será o perfeito para qualquer usuário.
Os toques de comando permitem reproduzir, pausar, pular e retroceder, alternar entre os modos de cancelamento de ruído, controlar o volume, atender ou rejeitar chamadas, e buscar um assistente de voz em qualquer combinação e com o número de toques que você achar necessário.
Outra qualidade referencial do AZ100, é a estabilidade da conexão Bluetooth, sem travar mesmo alternando os dispositivos como smartphone, laptop ou tablet.
Outro grande diferencial, na minha opinião, é o seu cancelamento de ruído, que além de funcional é bastante eficiente (até mesmo para ruídos em estações do metrô, feiras livres – eu experimentei em uma dessas e aprovei integralmente – escapamentos de motos, e britadeiras).
E com a vantagem de uma opção Adaptativa, que ajusta automaticamente o melhor nível de cancelamento de ruído para o ambiente.
São três microfones em cada fone, e a Technics substituiu a tecnologia JustMyVoice pela redução de ruídos Voice Focus AI, para se obter chamadas mais nítidas, graças a um novo chip IA, que elimina ruídos do ambiente ao redor durante a chamada, isso é imprescindível em ambientes externos e com muito movimento e ruído.
É possível ajustar o som do AZ100 a partir de predefinições, ou criar sua própria curva de equalização. As pré-definidas tem o modo Bass+, que simplesmente fará sua alma sair do corpo ao ouvir um tímpano ou um órgão de tubo.
Então resolvi, para toda a avaliação, deixar no modo direto (sem equalização), que realmente permitirá você desfrutar de suas gravações de forma natural e correta!
Neste modo, você terá uma precisão consistente do quanto a gravação é ou não tecnicamente boa.
É o tipo de fone sem fio que não faz concessões a gravações tecnicamente medíocres. Então é, sim, um fone de referência seletivo e, portanto, aconselho-o apenas aos que já tem uma longa quilometragem neste mundo do áudio, e já sabem exatamente o que estão buscando em termos de fone sem fio de referência.
O mesmo eu digo quanto à qualidade do DAC interno de seu smartphone, pois ele será subutilizado se o DAC não estiver a sua altura.
Os graves são realmente impressionantes em termos de extensão e impacto. Soam magníficos em boas gravações e podem fazê-lo até mesmo repensar o que falta em termos de evolução dos fones sem fio, para atingirem aquele último degrau dos fones com fio.
A região média tem uma precisão, naturalidade e realismo impressionantes, permitindo ouvir sem esforço as mais sutis informações.
Porém, ao contrário do crítico que achou que o fone mata as ‘imperfeições’ das gravações, eu achei justamente o contrário. Ele estabelece claramente os erros e acertos de todas as etapas existentes em uma gravação. Desde a qualidade do músico, do seu instrumento e da escolha dos microfones pelo engenheiro.
E os agudos, também ao contrário dos que acharam que “falta brilho”, eu agradeci por realmente não ter esse brilho. Seus agudos possuem enorme extensão e decaimento suave, permitindo ouvirmos com precisão as salas de gravação!
Sua apresentação de texturas, é uma referência em termos de fone sem fio, e a apresentação das intencionalidades, exemplar!
Marcação de tempo, ritmo e andamento, são precisos nos levando a ouvir atentamente as variações, sem esforço ou a perda do todo.
Os transientes não tiram sua concentração, o que torna as apresentações muito mais sedutoras.
Sua apresentação de macro-dinâmica, graças aos seus drivers de baixa distorção, permitem ouvir em volumes seguros todas as nuances na passagem do forte para o fortíssimo, sem sobressaltos ou quebra da concentração.
E a micro-dinâmica é sublime!
A sensação da apresentação musical dentro da cabeça é intensa e convincente e parece que os solistas estão ali no meio de nosso cérebro!
CONCLUSÃO
É notória a evolução dos fones sem fio nos últimos dois anos.
Nós mesmos temos apresentado um leque de opções que vão dos 400 aos 3000 reais, que podem perfeitamente ser seu fone, e permitir desfrutar sua música com segurança e enorme prazer auditivo.
Agora, se sua busca é por um fone sem fio de referência que além de alta performance tenha um excelente cancelamento de ruído, e inúmeros recursos adicionais para total mobilidade no seu dia a dia, esse fone certamente pode ser o Technics AZ100.
É sem dúvida alguma o melhor sem fio fone testado por nós nestes últimos dois anos!
Acho que este seja o melhor argumento, se você deseja um fone de altíssima performance e ainda dentro de um patamar aceitável de se gastar!
Este será nossa nova referência daqui em diante.
Se você está indo viajar, ou algum amigo ou parente irá, eis a chance de comprá-lo no exterior, por menos de 300 dólares.
PONTOS POSITIVOS
A nova Referência da Audiofone em fones sem fio com cancelamento de ruído.
PONTOS NEGATIVOS
Difícil de comprar aqui no Brasil, pois varia de 2700 a 3600 reais.
ESPECIFICAÇÕES
Drivers | 10 mm |
Resposta de frequência | 20 Hz – 40 kHz (LDAC 96 kHz/990 kbps) |
Microfone | Microfone MEMS monofônico |
Tempo de reprodução da bateria (LDAC) | |
Fones de ouvido | Aproximadamente 7,0 horas (NC LIGADO), Aproximadamente 8,0 horas (NC DESLIGADO) |
Fones de ouvido com estojo de carregamento | Aproximadamente 18 horas (NC LIGADO), Aproximadamente 19 horas (NC DESLIGADO) |
Tempo de reprodução da bateria (AAC) | |
Fones de ouvido | Aproximadamente 10,0 horas (NC LIGADO), Aproximadamente 12,0 horas (NC DESLIGADO) |
Fones de ouvido com estojo de carregamento | Aproximadamente 28 horas (NC LIGADO), Aproximadamente 29 horas (NC DESLIGADO) |
Tempo de carregamento | 2,0 hs (fone), 2.5hs (estojo USB), 3hs (fone com estojo), 15 min de carga rápida para 90 min de reprodução |
Dimensões | |
Fones de ouvido | Aprox. 21 mm x 26 mm x 25 mm (com fone de ouvido tamanho M) |
Estojo de carregamento | Aprox. 69 mm x 36 mm x 27 mm |
Peso | Peso |
Fones de ouvido | Aproximadamente 5,9 g cada |
Estojo de carregamento | Aproximadamente 42 g |
Versão Bluetooth® | 5.3 |
Perfis suportados | A2DP, AVRCP, HSP, HFP, TMAP, PBP |
Conectividade multiponto | Sim (até 3 dispositivos simultaneamente) |
Multi-emparelhamento | Sim (até 10 dispositivos) |
Resistência à água | IPX4 (somente fones de ouvido) |
Cancelamento de ruído | Cancelamento de ruído híbrido duplo (híbrido digital totalmente adaptativo) |
FONE DE OUVIDO EDIFIER NEODOTS | ||||
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Conforto Auditivo | 10,0 | |||
Ergonomia / Construção | 10,0 | |||
Equilíbrio Tonal | 11,0 | |||
Textura | 10,0 | |||
Transientes | 11,0 | |||
Dinâmica | 10,0 | |||
Organicidade | 10,0 | |||
Musicalidade | 11,0 | |||
Total | 83,0 |
VOCAL | ||||||||||
ROCK, POP | ||||||||||
JAZZ, BLUES | ||||||||||
MÚSICA DE CÂMARA | ||||||||||
SINFÔNICA |
Technics
www.technics.com
US$ 299