AUDIOFONE – Editorial: A CONSISTENTE EVOLUÇÃO DO BLUETOOTH

AUDIOFONE: NOVOS FONES DE OUVIDO ATH-WB LTD DA AUDIO TECHNICA
julho 5, 2024
Espaço Analógico: TIPOS DE TRAÇÃO DO PRATO DO TOCA-DISCOS
julho 5, 2024

Fernando Andrette
fernando@clubedoaudio.com.br

Agora em sua quinta geração, o Bluetooth lançado em 1999 parece ter combustível suficiente para ir ainda mais longe. Imaginar que a versão 1.0 original tinha apenas uma área de alcance de apenas 10 metros, para a geração atual 5.0 com alcance de até 240 metros, e ser capaz de detectar e não receber interferências vindas da própria rede, é um feito e tanto.

Mas o grande salto sem dúvida das versões anteriores, se deu com a versão 4.0 que aumentou o campo de alcance para 100 metros, e incorporou a tecnologia BLE (Bluetooth de baixa energia), possibilitando ser usado com aparelhos smartwatch e aplicativos para casas inteligentes.

A grande vantagem da tecnologia BLE foi a mobilidade e a integração entre diversos equipamentos possibilitando seu uso diário e com baixo consumo de energia.

Com a capacidade de transmitir oito vezes mais dados, a versão 5.0 conseguiu o que os especialistas chamam de ‘densidade de dados’ com uma maior capacidade de eficiência tanto na conexão, quanto na qualidade de transmissão. E nessa melhoria se encaixam todos os fones Bluetooth já preparados para a versão 5.0 e suas variantes. Claro que, se você for utilizar um fone já preparado para a versão 5.0, seu smartphone também precisa ser compatível. Só assim você desfrutará das incríveis melhorias.

Atualmente, o Bluetooth já está na versão 5.4, e temos recebido fones para teste com as versões 5.2 e 5.3 – e em breve receberemos a primeira leva de fones Bluetooth 5.4.

O que podemos compartilhar com todos vocês é que as melhorias são audíveis na versão 5.2 com a introdução do Low Energy, que possibilita uma conexão muito mais estável, consumindo ainda menos energia que as versões anteriores. Outra interessante possibilidade com essa versão, é conectar até dois ou mais fones de ouvido a uma mesma fonte de áudio.

E se a versão 5.3 não trouxe mudanças em relação às conexões da versão anterior, ela introduziu mais uma novidade que se chama: Aprimoramento da Classificação do Canal. Essa atualização permite otimizar as transferências de dados, buscando sempre o canal de frequência mais adequado para a comunicação, diminuindo a perda de dados e economizando energia.

O fone testado nesta edição – que já incorpora a versão Bluetooth 5.3 – foi uma bela surpresa pelo seu grau de performance no seu preço sugerido. Se você está pensando em um upgrade, em um fone Bluetooth de menos de 400 reais, eu leria esse teste com enorme interesse.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *