AUDIOFONE – Teste 2: AMPLIFICADOR DE FONES DE OUVIDO SENNHEISER HDV 820

TOP 5 – AVMAG
agosto 16, 2020
AUDIOFONE: Teste 1: FONE DE OUVIDO BLUETOOTH SONY WH-1000 XM3
agosto 16, 2020


Fernando Andrette
fernando@clubedoaudio.com.br

Testamos nos últimos cinco anos alguns bons amplificadores de fones de ouvido. Alguns realmente nos agradaram, não só pela sua qualidade de áudio, como também pela sua versatilidade e preço. É um mercado extremamente competitivo e com uma centena de excelentes produtos para todo tipo de bolso e gosto.

Dos modelos mais top, testados por nós, certamente os leitores irão lembrar do Luxman P-1u, que ganhou o prêmio de melhor amplificador de fone hi-end já avaliado por nós. Agora recebemos um outro peso-pesado, o HDV 820 que, além de um amplificador de fones de ouvidos também inclui um excelente DAC e também pode ser utilizado como pré de linha.

A Sennheiser, ao desenvolver este novo modelo pensou naquele usuário que possui uma coleção de fones de ouvidos e por isso disponibilizou entradas XLR3, XLR4, 6,3 mm e um soquete Pentacom de 4,4 mm. O gabinete é em alumínio anodizado preto com um botão de liga/desliga com luzes LED brancas, além de um seletor de fontes e o botão de volume. Nas suas costas temos: entradas e saídas balanceadas analógicas, além de entradas digitais coaxiais, óticas e USB. Além de um knob de ganho rotativo para quem desejar fazer algum ajuste fino.

O produto cabe em qualquer prateleira e pesa apenas 2,25 kg. O DAC tem resolução DSD256 e 32-bit/384 kHz para arquivos PCM. Para o teste utilizamos dois fones da própria Sennheiser: o HD 600 na entrada XLR3 e o HD 800S na entrada XLR4. O próprio fabricante indica que a melhor performance será usar a entrada XLR4, de quatro pinos. Então seguimos à risca a indicação, deixando a entrada XLR3 para ouvirmos o HD 600.

Para o teste do DAC utilizamos a entrada coaxial e apenas o nosso transporte dCS Scarlatti. Os cabos de força foram o original enviado pelo fabricante e o Transparent PowerLink MM2. Como pré de linha ligamos o HDV 820 nos powers Hegel H30 e Audio Research Ref 75 SE, pela saída XLR do Sennheiser.

Como conheço muito bem o fone HD 800S, já que é a minha referência em fones de ouvido, e a primeira impressão foi altamente positiva, pois se tem algo que imediatamente se sobressai no fone de ouvido HD 800S, que é a qualidade de resposta, peso e corpo dos graves.

As pessoas que nunca tiveram acesso a um fone deste gabarito, não acreditam que um fone de ouvido que não seja intra-auricular possa ter uma resposta tão correta e precisa nas baixas frequências. E o HDV 820, pela entrada XLR4 evidencia ainda mais esta virtude. Mas, as surpresas não param por ai, pois o silêncio de fundo deste amplificador de fone é admirável, permite o acompanhamento do mais sutil detalhe, ainda que ele esteja quase que encoberto pelo hiss da fita master analógica, em gravações dos anos sessenta e setenta. Esse silêncio também possibilita a reprodução de forma muito convincente e satisfatória das ambiências, com seus rebatimentos e decaimentos suaves em grandes salas de concerto.

Os médios são bem transparentes, mas bastante equilibrados tonalmente, e mesmo gravações mais agressivas que sofreram o uso de muita compressão ou equalização, em volumes cuidadosos são prazerosas de ouvir.

Os agudos são excelentes, tanto em termo de extensão quanto de velocidade. Porém achei o corpo um pouco menor que no Luxman P-1u, nossa referência até o momento. Mas nada que incomode ou nos faça perder o interesse nas audições. É uma questão de assinatura sônica, não um defeito.

Digo isso pelo fato de que, no outro extremo, a qualidade, peso e corpo nos graves, são muito superiores ao Luxman P-1u. Então é tudo uma questão de gosto, estilo musical e setup.

Fiquei embasbacado com a apresentação de texturas, tanto de vozes quanto de instrumentos acústicos, pois o calor e a naturalidade proporcionam um conforto auditivo viciante. Escutei dezenas de cantoras e pequenos grupos orquestrais, por muito mais horas do que estou acostumado a ouvir com fones de ouvido. Há uma proposta de imersão total e um convite para você “dissecar” suas obras preferidas como você nunca fez antes.

Os transientes são maravilhosos, principalmente em obras com grandes variações de andamento, dando-nos a nítida impressão que os músicos estavam absolutamente concentrados e imersos no acontecimento musical.

É preciso ser cuidadoso com este HDV 820, pois se você se empolgar, você se pegará ouvindo em volumes superiores ao que você geralmente escuta. Eu tive que me penitenciar, pois cometi este delito inúmeras vezes, empolgado com a folga e o conforto auditivo proporcionado pelo conjunto HDV 820 e HD 800S na entrada XLR4.

A macro-dinâmica também se mostrou impressionante, provando que o HDV 820 possui uma folga muito incomum na maioria dos amplificadores de fone (mesmo os mais top).

Como DAC, outra grande surpresa: me lembrou muito do DAC Hegel HD12. Musical, ótimo silêncio de fundo e extremos, ainda que mais “contidos”, muito corretos. Pode perfeitamente ser superior a muitos DACs de entrada ou CD-Players mais antigos.

E para aqueles que só escutam música de seus computadores, o DAC existente no HDV 820 é um “plus a mais” que pode sim ser o conversor definitivo para quem tem um sistema Diamante intermediário.

Como pré de linha, ainda que modesto, suas qualidades são evidentes, já que fica explícito que o objetivo dos engenheiros da Sennheiser foi o de oferecer uma solução barata e honesta, visando atender ao usuário que possui um power e um par de caixas e
deseja um pré de linha para ouvir música fora do fone de ouvido. Sua qualidade sonora se equipara facilmente a um pré de linha Ouro com um pé na categoria Diamante de entrada.

Voltando ao HDV 820 como amplificador de fone, ao mudar do fone HD 800S para o HD 600, na entrada XLR3, pudemos ouvir esse fone como nunca o escutamos antes (nem mesmo quando o testamos há alguns anos). Fiquei muito surpreso com o quanto o HD 600 se beneficia de estar ligado ao HDV 820. Graves mais bem estendidos e com maior resolução em termos de peso, foco e recorte. E um agudo mais suave e correto. Foi como se o HD 600 tivesse recebido um upgrade!

CONCLUSÃO

Com os espaços cada vez menores nas grandes metrópoles, e o aumento insuportável da poluição sonora, ter um local em que possamos nos esconder de todos os problemas e ficar a sós com nossa música é um convite irresistível.

E ainda que estejamos falando de um conjunto caro (HDV 820 e HD 800S), perto dos custos de um sistema hi-end esse pacote é apenas uma fração do preço. Se você sonha em recuperar seu espaço para ouvir algumas horas diárias de música, sem a preocupação com acústica, vizinhos ou incomodar a família, meu amigo, acredite: não há solução melhor do que investir neste pacote.

Você estará comprando um dos melhores amplificadores de fone do mercado, com um enorme diferencial: um conforto auditivo impressionante! Na minha opinião este é o maior diferencial deste Sennheiser para com inúmeros outros concorrentes.

Você deve estar se perguntando: será que ele tem essa mesma performance com fones de ouvidos de outros fabricantes? Eu, infelizmente, não posso lhe dar esta resposta, pois tentei conseguir fones de outras marcas para testar, mas sem sucesso. Mas minha experiência diz que sim, que o HDV 820 possui a mesma performance como outros fones hi-end do mercado. E digo isso baseado tanto na assinatura sônica do seu DAC, como ele sendo utilizado como pré de linha. Esse conforto auditivo é parte do seu DNA. A diferença é que no fone é ainda mais evidente!

Estará certamente entre os Produtos do Ano e é sério candidato a levar o Selo do Editor. Como melhor amplificador de fone por nós já testado (abaixo do HE 1 da própria Sennheiser, que é um ponto fora da curva) no quesito de custo/performance, ele já ganhou!


Pontos positivos

Enorme versatilidade e um conforto auditivo excelente.

Pontos negativos

O preço pode ser um pouco alto para os usuários que investem em um bom amplificador de fone.


ESPECIFICAÇÕES
Resposta de frequência<10 Hz à >100 kHz
Distorção harmônica total<0.001%
Consumo12 W (com fones de 300 Ω conectados à saída de 4.4 mm)
GanhoEntrada RCA / XLR4: ajustável de 14 dB, 22 dB, 30 dB, 38 dB, 46 dB
Entrada XLR / XLR4: 16 dB
Voltagem100 a 240 V ~, 50 a 60 Hz
Dinâmica115 dB @ 600 Ω load (A-weighted)
Dimensões (L x A x P)224 x 44 x 306 mm
Peso2.25 kg
AMPLIFICADOR DE FONES DE OUVIDO SENNHEISER HDV 820
Equilíbrio Tonal 11,0
Soundstage 10,0
Textura 12,0
Transientes 11,0
Dinâmica 10,0
Corpo Harmônico 10,0
Organicidade 11,0
Musicalidade 11,0
Total 86,0
VOCAL
ROCK, POP
JAZZ, BLUES
MÚSICA DE CÂMARA
SINFÔNICA
ESTADODAARTE



Sennheiser
www.sennheiser.com.br
R$ 15.840

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *