Juan Lourenço
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A KW Hi-Fi nos deixou um exemplar do fone de ouvido Grado SR125e da linha Prestige, que é uma das mais antigas da marca, e é também a mais acessível com ótimo custo/benefício.
Dentro da linha existem cinco fones, começando pelo SR80e, o 125e objeto deste teste, o 225e, o 325e e o modelo sem fio EGrado.
A Grado Labs orgulha-se por seus produtos serem feitos à mão com um nível de acabamento superior. O SR125e pesa cerca de 145 gramas, seu design clássico e minimalista atravessa gerações e ainda se mantém bastante atual – “pretinho básico” sempre cai bem, não é mesmo?
Este é um fone dinâmico do tipo aberto (open air) com impedância nominal de 32 ohms, resposta de freqüência de 20 a 20.000Hz. Suas conchas são feitas com o policarbonato SpaceBlack, proprietário da Grado, que absorve vibrações sônicas espúrias. As bobinas de voz são de cobre OFC (livre de oxigênio) e UHPLC (Ultra-High Purity, Long Crystal). O cabo de oito condutores também em cobre, e faz o contato do fone com a fonte musical por meio de plug tipo P2, mas acompanha adaptador para plug P10. Na parte superior das conchas ficam as hastes de fixação do arco da cabeça – feito aço cromado – sendo o arco feito em couro preto com costura aparente, no melhor estilo alfaiataria.
Uma coisa boa deste fone, para outros Grados, é que ele utiliza uma espuma mais macia e menos densa. Já disse que não curto a espuma da linha Reference por ser um pouco áspera para o meu gosto, mas a espuma da linha Prestige me agrada muito e, com certeza, isso faz diferença para audições que passam de duas horas.
A embalagem que o acompanha é feita de material durável. Por dentro o fone é envolto em uma espuma que o protege de impactos – tudo simples e bastante eficiente.
Para o teste utilizamos os seguintes equipamentos. Fontes: Sony Walkman NW-A45, Astell & Kern modelo Kann, smartphone Samsung S10 plus, iPhone 8 Plus, streamer Innuos ZENmini 3 com fonte externa, e o DAC Hegel HD30. Amplificador para fone de ouvido: TEAC HA-501. Cabos de força: Transparent MM2 e Sunrise Lab Illusion Magic Scope. Interconnects: Sunrise Lab Quintessence XLR, e Sax Soul Zafira III XLR.
O fone chegou lacrado e, como todo Grado, sai tocando muito bem, uma característica que acompanha qualquer produto da marca. A região média é maravilhosa, não é doce e cansativa, mas clara e com um conforto auditivo que é super bem-vindo. Após 120 horas, o fone está completamente amaciado e podemos então iniciar os testes de uma vez.
Começamos com Dianne Reeves, disco Bridge, faixa 5, e de cara, o SR125e nos mostra suas garras: um equilíbrio tonal muito bom com clareza e suavidade na medida. Sua naturalidade nos faz relaxar e sentir a música fluir sem obstáculos. Os timbres da percussão, violão e piano são de ótimo nível, e aí entra a grande vantagem do fone aberto: o palco, o arejamento e a ambiência são de alto nível. No disco Come to Find, de Doug MacLeod, faixa 1, podemos ouvir uma gaita com bastante expressividade, voz com uma textura muito boa, os repiques da caixa da bateria com uma boa folga. Os transientes não são muito rápidos, mas não deixa a música perder a graça por isto. Os extremos do espectro de freqüência são generosos até, principalmente nas altas. Ouvir discos ao vivo neste fone é uma delícia!
Por ter sensibilidade alta, o SR125e se dá muito bem com celulares. Ouvir Tidal pelo Samsung S10 foi muito prazeroso, já que com esta sensibilidade alta não falta potência para empurrar o fone. Mesmo com as limitações do smartphone (o fone é muito mais refinado que o celular) o SR125e meio que ignora as deficiências e nos traz uma boa dose de conforto auditivo e folga, aumentando e muito o leque de estilos musicais que se pode ouvir com este conjunto.
O Grado SR125e é um fone para o dia-a-dia e, também, para audições sérias. Se você não abre mão da qualidade de reprodução e de um fone aberto, leve no peso e leve na sensibilidade, para utilizar com smartphones, e que se agiganta quando empurrado por um amplificador dedicado, escute este pequeno notável e irá se surpreender com sua versatilidade.
Espuma macia. Alto grau de compatibilidade com vários aparelhos eletrônicos. Fone leve e durável. Ótimo para usar com Smartphones.
Nenhum.
Tamanho do driver | 40 mm, tipo dome (bobina de voz CCAW) |
DSEE HX | Sim |
Entrada(s) | Minitomada estéreo |
Resposta de frequência | 4 Hz-40.000 Hz |
Resposta de frequência (comunicação bluetooth®) | 20 Hz – 20.000 Hz (amostragem de 44,1 kHz) / 20 Hz – 40.000 Hz (amostragem LDAC 96 kHz, 990 kbps) |
Resposta de frequência (operação ativa) | 4 Hz-40.000 Hz |
Operação passiva | Sim |
NFC | Sim |
Comprimento do cabo | Cabo de headphone (aprox. 1,2 m, fios OFC, miniplug estéreo banhado a ouro) |
GRADO LABS SR125e PRESTIGE | ||||
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Conforto Auditivo | 7,0 | |||
Ergonomia / Construção | 7,0 | |||
Equilíbrio Tonal | 8,5 | |||
Textura | 8,0 | |||
Transientes | 8,0 | |||
Dinâmica | 8,0 | |||
Organicidade | 8,0 | |||
Musicalidade | 8,0 | |||
Total | 62,5 |
VOCAL | ||||||||||
ROCK, POP | ||||||||||
JAZZ, BLUES | ||||||||||
MÚSICA DE CÂMARA | ||||||||||
SINFÔNICA |
KW Hi-Fi
(48) 3236.3385
R$ 1.200