AUDIOFONE – Editorial: RETROSPECTIVA 2020 – UM PROJETO EDITORIAL MUITO ALÉM DE TODAS AS EXPECTATIVAS

Melhores do Ano 2020: MINI-PLAYER DIGITAL
janeiro 13, 2021
Melhores do Ano 2020: FONES DE OUVIDO
janeiro 13, 2021

Fernando Andrette
fernando@clubedoaudio.com.br

Todo novo projeto editorial é uma incógnita sempre. E não adianta você se cercar de dados “confiáveis”, análises de mercado, pesquisas qualitativas, estatísticas, tendências, pois você pode muitas vezes estar olhando para o retrovisor e não para a estrada. E quando o “tempo” está errado, o fracasso é retumbante. Aquela velha máxima do “lugar certo na hora certa”, separa o fracasso do sucesso.

Olhando para a nossa trajetória, estávamos perfeitamente alinhados quando decidimos criar o Clube do Áudio, lá atrás, e não temo em dizer que novamente agora com a Audiofone. Em 1996, estávamos vivendo a abertura de mercado e a única publicação na época, a qual eu participei de sua criação, a Audio News, estava muito mais voltada editorialmente para o mercado de consumo e não para o nicho Hi-End. Estava ali a lacuna para ser explorada, e tínhamos todas as condições para assumir este papel, e assim o fizemos.

A situação do mercado de fones é bem diferente, pois já existem dezenas de canais que trabalham na divulgação e teste de fones de ouvidos, então achar um diferencial e trabalhar neste caminho, era uma questão a ser analisada com muito cuidado. Passei quase um ano monitorando as mídias existentes para compreender o que elas ofereciam e o que o público consumidor esperava delas. Para minha surpresa, nenhuma tinha uma Metodologia como base de apoio para dar consistência e coerência editorial – algo que é nosso “DNA” desde que implantamos nossa Metodologia em 1999. E pelas dúvidas e comentários dos leitores desses canais, ficou evidente que uma metodologia semelhante à utilizada na Áudio & Vídeo Magazine, poderia ser útil aos interessados. Claro que fizemos alguns ajustes para tornar as leituras mais “palatáveis” para os não familiarizados com o mercado hi-end e fizemos questão de deixar claro aos leitores que não testaríamos apenas fones hi-end, e sim fones com um mínimo de padrão de qualidade que atendam à duas premissas elementares: equilíbrio tonal e conforto auditivo. O mercado de fones entendeu perfeitamente nossa linha editorial, e começa a nos colocar em seu radar para envio de seus produtos para saberem nossa opinião.

O mesmo processo usado há 25 anos na Áudio & Vídeo, de abortar os produtos que não atendam ao mínimo de padrão de equilíbrio tonal e conforto auditivo, são devolvidos. Então o leitor pode ter a certeza que tudo que é testado e publicado está dentro dos “padrões” editoriais da revista. E como está sendo o resultado dessa aposta? Excelente – para sintetizar em uma palavra o nosso retorno em apenas um ano de vida da Audiofone! O número de downloads da revista aumentou em quase 30% nas últimas seis edições. Elevando nosso número de downloads mensais para mais de 100 mil! E o perfil desses novos leitores surpreende pela pouca idade (menos de 30 anos são mais de 70%) e pela preocupação em preservar a audição (mais de 65% dos e-mails que recebemos trata especificamente deste assunto), o que demonstra que nossa campanha editorial desde a primeira edição, vem surtindo efeito.

Para a última edição deste ano, testamos o fone top de linha da Meze Audio, um fone hi-end Estado da Arte para muitos poucos, devido ao seu valor elevado. Mas que mostra o nível de performance que esses mais recentes fones são capazes de atingir.

Espero que você aprecie e esteja conosco no próximo ano. A você, que nos lê regularmente, nossos mais sinceros agradecimentos, e que 2021 seja um ano de saúde acima de tudo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *