Editorial: RETROSPECTIVA 2020 – O ANO QUE NÃO IMAGINAMOS

março 15, 2021
Teste 2: CAIXAS ACÚSTICAS DYNAUDIO EVOKE 20
março 15, 2021

Quando os historiadores e sociólogos avaliarem, no futuro, este ano que se encerra, independente das conclusões e opiniões que cada um tenha, uma coisa é certa: todos concordarão que a humanidade estava completamente despreparada para enfrentar essa pandemia, e que tudo ficou ainda mais caótico à medida que o mundo vivenciou este drama, absolutamente dividido, de forma ainda mais intensa do que no longo período da Guerra Fria. O complicado é que não iniciaremos um novo ano com as questões resolvidas e, ao que tudo indica, 2021 será uma continuidade, como um segundo capítulo ainda bastante tenso e marcado por inúmeras incertezas. Sinceramente não creio em solução “mágica” para 2021, principalmente nos países de terceiro mundo como o nosso, infelizmente.

Mas, deixando um pouco de lado essas questões e focando no universo em que atuamos, resumiria essa retrospectiva com uma única palavra, para definir nosso mercado: “Heroico”! Pois sobreviver a tantos obstáculos e ainda se manter atuante, e com esperança em dias mais positivos, exigiu de todos determinação e muita coragem. E, por incrível que pareça, no meio de todo esse caos e negativismo coletivo, o mercado de áudio hi-end no Brasil deu prova de como é sólido, ainda que seja tão pequeno. Quem duvidar do que aqui escrevo, espere a edição Melhores do Ano e poderão confirmar a quantidade de excelentes produtos que recebemos para teste e a incrível variedade deles. Outra excelente notícia foi o fortalecimento dos fabricantes nacionais e sua perseverança em desenvolver novos produtos, e fixar um “pé” no mercado definitivamente. São dezenas de projetos em andamento, investimentos e, o mais importante: o embrião de uma cooperativa de projetistas nacionais que sabem que se unirem forças, terão muito maior poder de fogo para competir com o produto importado. Nós da Áudio & Vídeo Magazine não só estamos incentivando essa iniciativa dos projetistas brasileiros, como disponibilizando nosso expertise no segmento, nossa Sala de Testes, nosso Sistema de Referência, e as páginas da revista para publicar os testes desses produtos que em breve estarão no mercado.

Para você ter ideia deste “renascimento” do áudio hi-end “Made in Brazil”, nesta edição temos o orgulho de testar o primeiro toca-discos produzido aqui, pela mão de quatro profissionais com uma larga experiência e paixão no segmento analógico. E que, não tenho dúvida, será inspiradora para todo o mercado a iniciativa de trabalhar em conjunto, desses quatro profissionais. Países como a Dinamarca, Suécia, Holanda e Suíça, mantém associações de projetistas de áudio hi-end, e colhem o fruto desta troca de informações há décadas, e o resultado está para quem quiser constatar a importância dessas iniciativas. Unidos, sempre seremos mais fortes.

Você projetista, que se sente isolado neste país de dimensões continentais, entre em contato conosco e nós iremos ajudá-lo a tomar contato com este grupo pioneiro e criar a primeira associação de projetistas de áudio brasileiros, e colocar em prática um sonho que era dos nossos queridos e saudosos Eduardo de Lima (Audiopax) e do Luiz Salvatore (Exaudi) – tenho certeza que, se estivessem vivos, estariam exultantes com este momento! Dizem que é nas crises que o ser humano busca, dentro de si, o seu melhor para superar e sobreviver às intempéries da vida. Este é o melhor legado que podemos extrair de 2020. Acredito que todos vocês leitores ficarão impressionados com o teste do toca-discos da Timeless, o Ceres, como eu fiquei. Que ele seja o início de uma nova era para todos que amam a música reproduzida eletronicamente, em todas as suas possibilidades.

A todos vocês um 2021 com saúde! O resto daremos sempre um jeito, afinal essa é uma das melhores qualidade do brasileiro!