PROJETOR SAMSUNG THE PREMIERE LSP9T
Jean Rothman
A Samsung lançou o projetor LSP9T, também conhecido como ‘The Premiere’, e entra em um novo e promissor mercado, conhecido como Ultra Short Throw, ou Ultra Curta Distância.
Este projetor consegue produzir uma imagem de até 130 polegadas, estando a apenas 24cm da parede. Sua fonte de iluminação é um laser triplo RGB, conferindo ampla gama de cores, vida útil extremamente longa de 20.000 horas, segundo o fabricante, e facilidade de uso com função ligar/desligar quase instantânea.
O lançamento também inclui um irmão menor, o LSP7T, capaz de projetar imagens até 120 polegadas, 2.200 lumens de brilho, gama de cores um pouco menos abrangente (83% do DCI-P3 contra 147% do LSP9T), áudio de 2.2 canais e 30W contra 4.2 canais e 40W de seu irmão maior e uma fonte única de laser contra um laser triplo do LSP9T. As conexões e recursos são iguais entre os dois modelos.
O LSP9T suporta 4K Ultra HD, HDR e HDR10+ e possui 2.800 lumens de brilho. Ele foi feito para substituir uma TV de forma autônoma, pois seu sistema operacional e interface é idêntico às Smart TVs Samsung. Entre suas características, oferece conexão Wi-Fi,
Bluetooth, AirPlay, plataforma inteligente Tizen, além de funcionar com Alexa, Google Assistant e Bixby. Além disso, já vem com um soundbar integrado. Isto significa que, ao contrário de projetores convencionais que necessitam de fontes de imagem externas, cabeamento e infraestrutura específicos, e equipamentos de áudio, o LSP9T é tão prático como qualquer TV: basta tirar da caixa, ligar na tomada e desfrutar de uma linda imagem.
Design, Conexões e Controle
O Samsung The Premiere apresenta um design bem moderno, na cor branca e com linhas curvas. Suas dimensões permitem que o projetor seja colocado discretamente perto da parede sem ocupar muito espaço. O LSP9T mede 55,0 x 14,1 x 36,7 cm (L x A x P) e pesa 11,5 kg.
Além dos alto-falantes revestidos de tecido na frente, as únicas outras características visíveis são um slot na parte superior, onde a lente está localizada, e entradas e saídas de ar em ambos os lados. A lente projeta para trás em direção à parede e há um recurso de segurança chamado “Modo de proteção ocular” que atenua automaticamente a intensidade da luz do projetor se você bloquear o feixe luminoso.
As conexões estão localizadas na parte traseira, próximo à parede, e surpreendem em se tratando de um projetor. Existem três entradas HDMI 4K / 60p com suporte para alta faixa dinâmica (HDR10, HLG, HDR10 +), ampla gama de cores e HDCP 2.2, uma delas também suporta eARC. Esta é uma adição bem-vinda, permitindo que os usuários passem o áudio sem perdas dos aplicativos integrados e outros dispositivos conectados de volta para um sistema de som externo, caso decidam não usar os alto-falantes integrados. Há uma saída digital óptica, uma porta USB, uma porta Ethernet e Wi-Fi integrado. Além disso, o LSP9T oferece suporte a Bluetooth, Apple AirPlay, Bixby integrado e funciona com Amazon Alexa e Google Assistant.
O controle remoto incluído é muito parecido com os utilizados pela Samsung em suas TVs e soundbars, mas na cor branca para combinar com o projetor. É bem projetado, intuitivo de usar e confortável de segurar. O controle também tem um microfone embutido para comandos de voz.
Recursos
O Samsung LSP9T usa três fontes de laser em vez de uma lâmpada com roda de cores. A fonte de luz é composta de lasers vermelhos, verdes e azuis e mapeamento de cores de 16 bits, que fornece imagens mais brilhantes, uma vida útil de 20.000 horas em comparação com apenas 2.000 a 3.000 horas para uma lâmpada xenon, e operação de ligar/desligar quase instantânea, em oposição aos longos períodos de inicialização e resfriamento associados aos projetores baseados em lâmpadas. Como não há roda de cores, a fonte de luz laser também deve minimizar a distorção de cores e os artefatos de arco-íris (rainbow effects) que frequentemente afetam os projetores DLP de chip único. Graças à fonte de luz laser, ele também tem uma gama de cores muito ampla, e segundo o fabricante o LSP9T pode atingir 106% de BT.2020 e 147% de DCI-P3. O LSP9T também tem um brilho máximo declarado de 2.800 lumens, razão de contraste on/off declarada de 2.000.000:1 e nível de ruído de 32dB, ainda de acordo com o fabricante.
Como o LSP9T é um projetor ultracurto, o procedimento de instalação é bem simples. Basta colocá-lo entre 11,3 e 23,8 cm da parede, o que resulta em um tamanho de tela que varia de 100 a 130 polegadas. O usuário então, simplesmente, move o projetor para a esquerda ou direita para centralizar a imagem, verifica se ele está paralelo à parede ou tela, e ajusta os pés para nivelá-lo. Há também, nos menus, um controle motorizado nos para ajuste de foco.
Como normalmente acontece com os projetores ultra-short throw, embora a configuração seja simples, você não tem muita flexibilidade. O projetor deve ficar na parte inferior da parede ou tela e deve estar paralelo, você então o move de um lado para o outro para alinhá-lo, e afasta ou aproxima da parede para alterar o tamanho. Além de ajustar o foco, não há muito mais que você possa fazer. Há um ajuste de keystone para corrigir distorções, se necessário, mas este controle costuma distorcer a imagem e é melhor evitá-lo, se possível.
O LSP9T inclui o sistema operacional Tizen completo da Samsung, que resulta na mesma plataforma inteligente das TVs da empresa. Tal como acontece com as TVs, o sistema é intuitivamente projetado, rápido e responsivo.
A plataforma inteligente se beneficia de uma escolha abrangente de aplicativos de streaming de vídeo, que inclui Netflix, Amazon Prime, Apple TV +, Disney + e YouTube. Os aplicativos respondem bem e a qualidade da imagem é excelente, com suporte HDR quando apropriado.
O aplicativo Amazon Prime oferece suporte a HDR10 + com decodificação de formato de metadados dinâmicos. Dependendo do aplicativo, você também pode enviar o áudio bitstream Dolby Atmos para uma solução de som externa usando a entrada HDMI eARC.
O LSP9T possui o assistente inteligente Bixby integrado da Samsung, além de Amazon Alexa e Google Assistant, dando aos usuários a escolha de todos os três assistentes de voz inteligentes. O LSP9T é compatível com o aplicativo SmartThings, o que facilita a instalação e configuração e também permite a interconexão com dispositivos IoT.
Uma das entradas HDMI, já no padrão 2.1, suporta games 4K com taxa de atualização variável (VRR) e tecnologia FreeSync. O LSP9T também inclui recursos úteis, como Tap View, espelhamento entre celular e TV com apenas um toque para usuários do Samsung Galaxy, junto com o espelhamento de tela do Android e Apple AirPlay.
Áudio
O LSP9T também possui um sistema de som impressionante para um projetor, e está integrado na parte frontal, coberto por um bonito tecido cinza. Existem dois tweeters, dois woofers e tecnologia Acoustic Beam para criar um sistema de 4.2 canais com 40 W de potência. A tecnologia Acoustic Beam é baseada em um tweeter e 22 portas afinadas em cada lado, que direcionam os sons para cima e para os lados, produzindo um palco sonoro maior e mais dinâmico.
Qualidade de Imagem
Quando falamos de projeção de imagem, é muito importante entender como funciona essa tecnologia e quais são seus benefícios e requerimentos para uma boa performance.
Projetores não projetam o preto da imagem. Ora, se a tela é (usualmente) branca, como é que enxergamos as partes escuras da imagem? Muito simples, ausência de luz. Porções da imagem escuras são exibidas quando o projetor não projeta nada nesta porção. É a mesma coisa quando apagamos as luzes do quarto para dormir. Mesmo que as paredes sejam brancas, na ausência total de luz, elas passam a ser pretas, pois não refletem nenhuma luz.
Portanto, salas com projetores necessitam controle total de iluminação, seja pela ausência de janelas em salas dedicadas, ou cortinas/persianas com tecido blackout. Somente com ausência absoluta de luz será possível extrair ao máximo o contraste do projetor e ver pretos profundos nos filmes. A mínima incidência de luz torna o preto acinzentado, até o ponto de claridade total onde vemos imagens totalmente lavadas e sem contraste.
Porém, existe atualmente uma nova tecnologia de telas chamada de ALR, sigla para Ambient Light Rejection (veja box abaixo). São telas com diversas camadas, cujas propriedades óticas rejeitam a luz ambiente que incide sobre a tela lateral e verticalmente, aceitando somente a luz que vem diretamente do projetor. O resultado é uma melhora significativa no contraste e níveis de preto em salas onde não se consegue controlar a iluminação. Não é a mesma coisa que uma tela branca em sala totalmente escura, mas fica muito bom e agradável de se ver. Para quem quer assistir shows e esportes em ambientes iluminados, é a opção mais indicada, pois parece uma TV gigante.
Testamos o LSP9T com uma tela ALR Screen Innovations modelo Black Diamond, específica para projetores ultra curtos. Este modelo aceita a luz vinda de um ângulo inferior e rejeita o restante de luz ambiente que possa incidir sobre a tela. Importante ressaltar que as telas ALR melhoram o contraste e níveis de preto, porém estão bem longe de ter colorimetria neutra. Significa que as 3 cores RGB não são refletidas com igual intensidade. Na tela acima há uma absorção muito grande de vermelho em relação às outras cores. Portanto, é obrigatório que o projetor seja calibrado para compensar esse desequilíbrio. Caso contrário, as cores não serão naturais e a sensação de imersão ficará prejudicada.
O LSP9T tem um desempenho impressionante e, uma vez configurado corretamente e com o foco correto, a imagem é muito nítida e detalhada. Seu chip único de DLP é o motivo pelo qual a imagem costuma parecer tão precisa. Coloque uma mídia nativa 4K e você ficará surpreso com os níveis de detalhes oferecidos. O projetor produz imagens brilhantes e livres de artefatos indesejados, e há reserva de luz suficiente para ser usada em salas não ideais ou durante o dia. Embora essas imagens sejam perfeitamente assistíveis à luz do dia, a experiência será reduzida, no entanto – feche as cortinas e você poderá apreciar totalmente os recursos deste projetor.
Outro recurso exclusivo de imagem do LSP9T é o suporte a HDR10+. Isso significa que ele pode trabalhar com os metadados extras de cena por cena que o formato HDR10+ fornece, em vez de apenas os dados ‘estáticos’ do formato HDR10 padrão da indústria. O resultado ao reproduzir fontes HDR10+ é um contraste aprimorado (mais distância entre as partes mais escuras e mais claras da imagem) e mais refinamento de detalhes. Infelizmente, devido ao pouco tempo que tivemos para o teste, não foi possível efetuar calibração e testes para HDR e tampouco testá-lo com tela branca em ambiente totalmente escuro.
Mídias em Blu-Ray revelam imagens lindas, e embora os pretos pudessem ser mais profundos e as sombras mais detalhadas, não há como negar que as cores realmente se destacam e, embora os filmes sejam apenas 1080 p, o nível de detalhes foi surpreendente.
O mapeamento de tons também foi excelente, com o LSP9T lidando com as partes mais brilhantes da imagem sem cortar as altas luzes.
Os filmes e séries foram muito prazerosos de assistir, desde os detalhes na imagem 4K, até as cores notáveis e os destaques renderizados com precisão.
Se você está pensando em uma alternativa de tela grande para uma TV, o projetor Samsung The Premiere é altamente reco-
mendado.
Mídias Utilizadas no Teste
Equipamentos
Nota: 96,0 | |
AVMAG #273 Samsung www.samsung.com.br Preços sugeridos: Lsp9: R$ 64.999 Lsp7: R$ 39.999 |
Jean Rothman
A Samsung 55Q80A é uma TV QLED que está posicionada entre a linha premium Neo QLED e a linha mais acessível, Crystal UHD, e está disponível nos tamanhos 55 e 65 polegadas.
A Q80A utiliza um painel 120 Hz com iluminação Full Array, junto com escurecimento local (FALD – Full Array Local Dimming). Ela usa o Quantum Processor 4K e também possui uma porta HDMI 2.1 com todas as suas funcionalidades para games como ALLM e VRR. No departamento de áudio, possui o sistema OTS de som em movimento.
DESIGN, CONEXÕES E CONTROLE
Em termos de aparência e design, a Q80A é uma TV muito bonita com um design infinito, o que dá uma sensação mais premium com bordas muito finas, dando à imagem uma maior sensação de destaque. A espessura geral da TV é muito boa, embora a inclusão de um sistema FALD na parte traseira acrescente um pouco de profundidade. Mas, no geral, é uma TV muito fina por ser FALD, e com certeza ficará bem se você planeja montá-la na parede.
A parte traseira possui design com delicadas ranhuras cobrindo a maior parte de sua superfície. Todas as conexões estão agrupadas no lado esquerdo em uma inserção especial com orientação lateral, que ajuda no gerenciamento de cabos se você quiser colocá-la em uma parede. No lado direito encontramos apenas o conector de alimentação, enquanto na parte inferior temos ranhuras especiais para conduzir os cabos ao suporte central. Toda a parte traseira é feita de plástico, material preferido na maioria dos casos.
A Q80A usa um suporte estilo pedestal que é muito bonito, e pequeno o suficiente para que você possa colocar a TV em móveis pequenos. O suporte usa plástico e metal, e com sua superfície plana permite acomodar facilmente um soundbar na parte inferior da TV. A parte de trás do suporte é oca, para que você possa esconder os cabos.
O painel da Q80A é um LCD/LED com pontos quânticos, resolução 4K e 120 Hz nativo de taxa de atualização. O processador é o Quantum 4K com inteligência artificial (AI), para proporcionar um perfeito upscaling, isto é, convertendo qualquer conteúdo para a qualidade muito próxima do 4K, segundo o fabricante.
O controle remoto é fácil de usar, tem o tamanho certo e não utiliza pilhas, pois é carregado por luz solar e luz interna, ou USB-C. Também possui teclas específicas para acesso direto a Netflix, Amazon Prime e Globoplay. Consegue controlar praticamente todos os equipamentos conectados à TV, como decoder de TV a cabo, Blu-ray e Apple TV. Também possui acionamento através de comandos de voz através do Bixby, assistente de voz da Samsung, além de ser compatível com Google Assistant e Alexa (Amazon).
As conexões disponíveis em sua parte traseira são: 4 entradas HDMI, sendo uma com suporte a eARC (Audio Return Channel),
2 portas USB, porta Ethernet RJ45, 1 saída de áudio óptica digital, 1 entrada RF para antena, 1 entrada para áudio e vídeo composto. A conexão com Internet também pode ser feita por wi-fi 2.4 GHz ou 5 GHz. Também possui conexão bluetooth para fones de ouvido, teclados etc
RECURSOS
A Samsung Q80A, como toda sua linha, utiliza a plataforma Tizen, que oferece excelente interface, rápido acesso às fontes conectadas nas entradas HDMI, e também aos aplicativos instalados. Você pode personalizar facilmente a ordem de execução da barra de rolagem dos aplicativos ao longo da borda inferior, para que seus favoritos apareçam primeiro.
Entre os aplicativos disponíveis, destacamos Netflix, YouTube, Amazon Prime Video, Disney Plus, Apple TV, Globoplay, Tune In,
Spotify e Deezer, além da mais recente plataforma HBO Max. A função Airplay permite enviar vídeos diretamente de um iPhone ou espelhar o conteúdo da tela dele diretamente para a TV. Além disso, possui o aplicativo Samsung TV Plus, que disponibiliza 32 canais com conteúdos diversos gratuitamente. Ótima opção para quem não assina TVs a cabo.
A Q80A oferece suporte a conteúdo HDR10+, com mapeamento dinâmico, que ajusta brilhos e contraste para melhor visualização de áreas muito claras e muito escuras da imagem.
A proteção anti-reflexo é bem eficiente, o ângulo de visão é um pouco limitado, mas nada que prejudique o uso diário da família.
A Q80A possui o modo ambiente 4.0. Ao desligar a TV, ao invés de uma tela preta, você pode ativar o modo ambiente fazendo a TV combinar com o seu espaço através de imagens e texturas pré-definidas, ou tirando uma foto da parede de sua sala, e a TV irá se adequar à sua decoração.
A integração com smartphones e dispositivos móveis é muito simples. Basta instalar o aplicativo SmartThings e você poderá configurar e controlar a TV a partir de seu celular. Além disso, o app SmartThings permite controlar diversos dispositivos da casa, como luzes, lavadoras, ar-condicionado e fechaduras compatíveis com o sistema.
Também permite o recurso de Tap View, compatível com alguns celulares da Samsung que permite encostar o Smartphone na TV e ver o conteúdo do celular automaticamente espelhado na tela para compartilhamento de fotos, vídeos e apresentações.
Para gamers, a Q80A possui taxa de atualização de 120 Hz nativo e simula uma tela Ultra-Wide, permitindo a exibição nos formatos 21:9 e 32:9, para melhor visualização das partidas sem cortes na imagem. Também possui um menu de jogo para consultar input lag, FPS, HDR e fazer ajustes. Além dos recursos Motion Xcelerator Turbo+, e FreeSync Premium Pro, que melhora o tempo de resposta e minimiza o aspecto de imagens quebradas.
Outra novidade bem interessante é a Multi Tela, que passa a dividir a tela em 2 partes, podendo exibir diferentes conteúdos simultaneamente.
ÁUDIO
A Samsung Q80A apresenta a tecnologia de Som em Movimento (OTS – Object Tracking Sound), com 60 W RMS de potência e
2.2.2 canais de áudio, que acompanham o som dos objetos em cena. Além disso, utilizando-se o novo Soundbar Samsung, ao invés dos falantes internos ficarem desligados, eles passam a fazer parte do conjunto com a função Sincronia Sonora. O som do Soundbar é somado aos alto-falantes da TV e todos trabalham em conjunto para uma melhor experiência sonora.
Há suporte a Dolby Atmos que pode ser transmitido através do eARC incluído para um soundbar Dolby Atmos ou sistema de som dedicado, como um receiver ou processador de áudio e vídeo. A Q80A também vem com alguns recursos adicionais, como o Adaptive Sound+ com o qual a TV analisa o conteúdo que está sendo reproduzido e para cada cena pode identificar e renderizar o melhor tipo de som. Todo esse processo começa separando e classificando os sinais de entrada de áudio. As principais características são então retiradas e renderizadas para melhor se adequar à cena.
Outro recurso é o som SpaceFit, junto com o amplificador de voz ativo (AVA). Com a ajuda da análise espacial, a TV pode se
adaptar às diferentes acústicas de cada ambiente. Isso é feito enviando sinais inaudíveis que analisam sua sala e podem otimizar o som de acordo. E, ao usar AVA, a TV pode detectar ruído ambiental e melhorar a saída de voz do conteúdo que você assiste para uma experiência mais agradável.
QUALIDADE DE IMAGEM
A imagem da Q80A oferece boa luminosidade, o que favorece o uso em ambientes claros, bem como uma boa experiência com conteúdos HDR. No entanto, o contraste deixa um pouco a desejar, pois as áreas escuras são de um tom cinza escuro, não conseguindo atingir pretos mais profundos como os modelos premium. Em ambientes iluminados isso não chega a incomodar. As cores são vivas e impactantes, graças ao painel de pontos quânticos (Quantum Dot). O controle de iluminação direta é bom, mas nota-se um vazamento de luz (blooming) em determinadas cenas escuras contrastando com objetos claros. O upscaling excelente oferece imagens incrivelmente detalhadas, graças ao processador Quantum 4k.
O Menu de Jogo permite que você veja os detalhes do status do jogo e ajuste a relação de aspecto e a posição na tela. O baixo input lag e a taxa de atualização variável certamente agradarão até os gamers mais exigentes.
A Samsung Q80A oferece um excelente custo-benefício e é uma ótima escolha para uso familiar, esportes e games.
MÍDIAS UTILIZADAS NO TESTE
Blu-Ray: Advanced Calibration Disc
HDR10 Test Pattern Suite
Blu-Ray: Spears and Munsil – HD Benchmark 2nd Edition
Blu-Ray: O Quinto Elemento
Blu-Ray: Missão: Impossível – Protocolo Fantasma
Blu-Ray: DTS Demo Disc 2013
Blu-Ray: Tony Bennet – An American Classic
UHD Blu-Ray: Os Mercenários 3 – 4K HDR
Netflix 4K e HDR: diversos trechos de filmes e séries
Amazon Prime 4K e HDR: diversos trechos de filmes e séries
EQUIPAMENTOS
UHD Blu-Ray player Samsung
Blu-Ray player Sony
Colorímetro X-Rite
Luxímetro Digital
Nota: 96,0 | |
AVMAG #277 Samsung www.samsung.com.br Preços sugeridos: QLED Q80A 55”: R$ 4.800 QLED Q80A 65”: R$ 7.800 |
Jean Rothman
A TCL foi fundada em 1981, e inicialmente vendia fitas cassete. Ao longo desta década começou a fabricar eletrônicos de consumo para o mercado chinês. Em 2003 iniciou a fabricação de TVs em uma Joint Venture com a francesa Thomson, em 2004 começou a fabricar celulares em parceria com a Alcatel, e em 2008 começou a manufaturar alguns módulos de TVs para a Samsung. A partir daí foi crescendo em várias divisões, incluindo uma unidade para produzir transistores. Atualmente tem atuação global e conta com aproximadamente 80.000 colaboradores, e é o 2º maior fabricante de TVs do planeta.
Em 2016 associou-se à Semp do Brasil, formando a Semp TCL, com produção em Manaus. Sua atuação e penetração no mercado nacional vem acompanhando o crescimento mundial.
Além de uma gama de TVs de entrada, a TCL também investiu no mercado premium e lançou a X915. Trata-se de uma TV de 75 polegadas LCD/LED, resolução 8K, painel com pontos quânticos e iluminação direta com local dimming. Além disso, vem acompanhada de um soundbar com suporte à Dolby Atmos, e aceita comandos de voz através do Google Assistant ou Amazon Alexa. A X915 é compatível com conteúdos Dolby Vision, HDR 10+ e possui certificação IMAX Enhanced.
Design, Conexões e Controle
A TCL X915 possui moldura de bordas extremamente finas, com aproximadamente 2 mm.
As conexões disponíveis na parte traseira são: 3 entradas HDMI (2.1 / 2. / 1.4b) HDCP 2.2, sendo uma com ARC (audio return channel), 2 entradas USB (2.0 e 3.0), conexão Bluetooth para fones de ouvido, porta Ethernet RJ45, 1 saída de áudio ótica digital, e 1 entrada RF para antena. A conexão com Internet também pode ser feita por wi-fi 2.4 GHz ou 5 GHz.
A X915 fica apoiada sobre dois suportes em sua base, que conferem bastante firmeza ao conjunto. Porém, os suportes estão nas extremidades da TV, necessitando de um móvel com mais de 1,75 m de largura para acomodá-la com segurança. A TV também pode ser pendurada na parede, utilizando-se um suporte no padrão VESA.
O controle remoto tem corpo em plástico, é pequeno, leve e minimalista. Possui teclas específicas para acesso direto à Netflix e Globoplay, além de uma tecla para acionar comandos de voz através do Google Assistant ou da Alexa (da Amazon).
Uma exclusividade da TCL X915 é uma câmera embutida retrátil em sua parte superior, para fazer chamadas de vídeo. Infelizmente só é possível realizar chamadas para outras TVs da mesma marca.
Recursos
A X915 possui um painel de 75 polegadas 8K, com resolução de 7680×4320 pixels, que utiliza pontos quânticos para aprimorar as cores e oferecer mais brilho. A iluminação direta (Full Array Local Dimming ou FALD) através de LEDs, conta com 120 zonas de dimerização local e 1.000 nits de pico de brilho máximo em HDR, oferecendo suporte aos padrões HDR10, HDR10+, HLG e Dolby Vision. Além disso, possui certificação IMAX Enhanced.
A TV utiliza sistema operacional Android TV, sendo equipada com um processador de quatro núcleos a 1,3GHz, equipado com MEMC, dimerização local, áudio Dolby, som DTS, função integrada do Chromecast e Google Assistant.
O algoritmo 8K com AI (Inteligência Artificial) da TCL, aprimora o conteúdo não-8K, dando-lhe mais cor e nitidez, o que aprimora o desempenho de imagem e som existente, segundo o fabricante.
Usando o Google Assistant ou Amazon Alexa, você pode usar sua voz para ajustar o volume, mudar de canal ou pausar seu conteúdo, além de controlar dispositivos domésticos compatíveis.
Entre os aplicativos disponíveis, destacamos Netflix, YouTube, Amazon Prime Video, Disney+, Globoplay, Google Play Movies,
Spotify, Tidal, Tune In e Deezer. Infelizmente o Apple TV+ ainda não está disponível na Google Play Store.
Áudio
A X915 possui um grande diferencial em relação a outras TVs premium: ela vem junto com um Soundbar feito em parceria com a Onkyo. Possui 4 falantes com um total de 50 W e é capaz de reproduzir áudio em DTS e Dolby Atmos.
A qualidade do áudio é muito superior ao das TVs comuns e de seus minúsculos falantes embutidos na parte traseira ou inferior. O som é envolvente e não causa fadiga, desde que não se abuse do volume. As trilhas em Dolby Atmos apresentam boa ambiência, mas sem competir com sistemas dedicados que tenham diversos falantes espalhados pela sala e teto.
Um ótimo recurso é poder utilizar o Soundbar como som ambiente através de um dos aplicativos de streaming, como Spotify ou Tidal.
Qualidade de Imagem
A tecnologia de upscaling da TCL é bastante competente ao transformar qualquer fonte de entrada em 8K. As imagens são muito detalhadas, fluídas e mantém a naturalidade.
O problema foi a regulagem de imagem e cores feita na fábrica. A TV, com a regulagem padrão, em qualquer um dos modos (Dinâmico, Padrão, Smart HDR, Esporte, Filme) tem uma imagem que beira o inassistível. Saturação extrema, brilho excessivo, sharpness exagerado, tudo fora do lugar. Felizmente, após a calibração, as coisas entraram nos eixos e uma bela flor desabrochou. A X915 mostrou que é um produto digno do selo 8K. Sabemos como é difícil fazer uma eletrônica precisa nas TVs, e a TCL evoluiu bastante neste quesito. A X915 apresentou bom contraste e nível de preto muito acima da média, graças à dimerização local. Mídias em HDR e Dolby Vision apresentaram cores vivas e boa riqueza de detalhes nas altas luzes. Em algumas cenas muito escuras, perdeu-se um pouco de detalhes nas áreas de sombras, mas nada que comprometa o resultado final.
Com seus 33 milhões de minúsculos pixels, é muito bacana e envolvente poder assistir filmes a 3 metros de uma tela com
75 polegadas, desfrutando de ótimo conforto visual e sensação de imersão.
Mídias Utilizadas no Teste
Equipamentos
Nota: 100,0 | |
AVMAG #270 TCL www.semptcl.com.br Preço sugerido: R$ 22.900 |
Jean Rothman
A TV TCL 65C825 adota uma nova tecnologia de iluminação do painel de LED, que reduz significativamente o tamanho do LED tradicional, o que permite adotar milhares de pequenos LEDs de controle de luz para aumentar o número de fontes de iluminação da TV. Combinado com a tecnologia Full Array, o modelo oferece um salto de qualidade de contraste e níveis de preto quando comparado a TVs comuns de LCD/LED.
A 65C825 também possui tecnologia de imagem Dolby Vision HDR e o Dolby Vision IQ, que ajusta-se dinamicamente à mudanças de luz da sala e aos tipos de conteúdo que estão sendo reproduzidos. Possuindo um soundbar e subwoofer integrados, oferece áudio superior aos diminutos falantes das TVs convencionais.
DESIGN, CONEXÕES E CONTROLE
A 65C825 da TCL oferece um design atraente com estrutura de metal apresentando alguns milímetros em volta do painel, e uma moldura do painel de outros 4 mm em torno da própria imagem, que a TCL designa como representando uma proporção de imagem para corpo de 99%. A traseira da TV permanece bastante espessa na parte central, abrigando um woofer para reprodução dos graves. Possui uma base retangular central, de instalação bastante simples por meio de quatro parafusos. O suporte deixa o painel da TV 7 cm acima da mesa, com este espaço preenchido pelo soundbar integrado, envolto em tecido cinza e com a marca Onkyo.
As conexões disponíveis em sua parte traseira são: 4 entradas HDMI 2.1, das quais duas suportando 4K/120 Hz e duas 4K/60 Hz, sendo uma com suporte a eARC (Audio Return Channel), 2 portas USB, porta Ethernet RJ45, 1 saída de áudio óptica digital, 1 entrada RF para antena, 1 entrada para áudio e vídeo composto, e uma saída para fone de ouvido. A conexão com Internet pode ser feita por wi-fi 2.4 GHz ou 5 GHz. Também possui conexão Bluetooth para fones de ouvido, teclados etc.
O controle remoto é fino, comprido, bem leve e bastante funcional. Possui um cursor em forma de anel na parte superior. Acima do cursor estão as teclas de power, Google Assistente e configurações. Abaixo do cursor estão as teclas Home (menu inicial), volume, mute e seleção de entradas. E na parte inferior existem 6 teclas para acesso direto a Netflix, Prime Video, Globoplay, Disney+, Youtube e canais TCL.
RECURSOS
A TCL 65C825 usa painel LCD com tecnologia ‘Mini LED’. O conceito de Mini LED agrupa milhares de pequenos LEDs em 160 zonas de controle de luz, além de uma camada de cor Quantum Dot.
Esta é a primeira TV no Brasil a adotar o Google TV. Mas o que é isso?
O Google TV, em sua essência, é uma interface de usuário rodando em cima do Android TV, embora com uma aparência diferente do Android TV. A interface seleciona sugestões de filmes e programas de TV com base em seus hábitos de visualização. O foco do Google TV é garantir que os usuários possam acessar o conteúdo mais visto e recomendado diretamente da tela inicial. Como outras plataformas de dispositivos de streaming, o Google TV oferece Netflix, Apple TV, Prime Video, Disney+ e muito mais. No entanto, o Google TV permite que você acesse o que deseja assistir sem mergulhar diretamente no aplicativo de streaming específico, desde que você esteja conectado à sua conta.
Um bônus na caixa é uma pequena câmera, que se conecta a um slot na parte superior da TV. A câmera tem um botão deslizante na parte traseira que a desativa, para aqueles que se preocupam com a privacidade. Ela pode ser usada para Google Duo, porém somente entre TVs TCL compatíveis.
Há o Google Assistente integrado e também Alexa, podendo-se escolher o assistente de sua preferência.
Já suas características para atender a demanda do público gamer, são o ponto alto desta TV. Para os jogadores de videogame, o Game Master da C825 permite uma experiência de forma otimizada, com display de 120Hz, além de HDMI 2.1, VRR, ALLM, eARC, WiFi6 e low-input lag.
ÁUDIO
O modelo também vem equipado com um sistema de som 2.1 Onkyo, certificado pela IMAX e com suporte a Dolby Atmos®, trazendo um áudio imersivo. Dolby Atmos transporta os usuários para as cenas com um som maior e mais abrangente, que enche a sala e flui ao redor dos espectadores, além de graves envolventes através de um subwoofer dedicado instalado na parte de trás da TV.
É composto por um sistema de alto-falantes de três vias, com drivers de médios e tweeter na barra, e aquele woofer na parte de trás.
Há suporte a eARC, permitindo que o som da TV seja transmitido através do cabo HDMI para um receiver ou soundbar externo.
QUALIDADE DE IMAGEM
O brilho da 65C825 é realmente notável. Uma vez no conteúdo do filme, é difícil isolar os efeitos do processamento da TCL na qualidade da imagem final. Esta TV usa o processador AiPQ Engine Gen 2, lançado pela TCL na IFA em Berlim no ano passado, com sua capacidade de otimizar as configurações de acordo com o conteúdo – “para que os oceanos pareçam mais azuis e as florestas tropicais mais abundantes”.
O desempenho do HDR certamente se beneficia da grande faixa dinâmica e do mapeamento de tom dinâmico selecionável. De modo que, se o conteúdo HDR for definido até 4000 nits, os brancos mais brilhantes serão mapeados para os limites do painel. Essa configuração também ajusta significativamente os detalhes de sombra.
A TV possui um ótimo tratamento anti-reflexo, o que permite assistir em ambientes bem iluminados sem grandes incômodos.
O nível de desempenho do Mini LED se aproxima bastante da tecnologia OLED. A TCL não está exagerando ao considerar que a tecnologia Mini LED está alcançando as mesmas qualidades – o brilho e as cores saindo dos pretos puros, a tridimensionalidade da imagem que isso transmite. Mas ainda há um blooming considerável em algumas cenas, característico da tecnologia de painéis LCD.
O excelente nível de preto, cores equilibradas e agradáveis, combinados com processamento Dolby Vision IQ, soundbar integrado e interface Google TV, fazem da TCL 65C825 uma excelente proposta de valor no mercado atual.
MÍDIAS UTILIZADAS NO TESTE
EQUIPAMENTOS
Nota: 104,0 | |
AVMAG #279 TCL www.tcl.com/br Preços sugeridos: C825 65´´ R$ 9.999 C825 55´´ R$ 5.999 |
Jean Rothman
A Samsung QN800A é uma nova TV 8K da Samsung, que usa tecnologia mini-LED para trazer uma tela de 8K muito brilhante para sua sala de estar. Embora ainda falte conteúdo em 8K, as impressionantes capacidades de upscaling da QN800A, recursos de jogos, design bonito e excelentes recursos de smart TV, tornam esta uma ótima opção para usuários early adopters. Graças aos minúsculos LEDs e ao novo processador Neo Quantum 8K, as TVs 8K 2021 da Samsung oferecem tons mais brilhantes e pretos mais profundos, minimizando o vazamento de luz (blooming) que assola as TVs LCD/LED tradicionais. A linha QN800A está disponível nos tamanhos 65, 75 e 85 polegadas.
Design, Conexões e Controle
A 65QN800A possui uma moldura mínima que praticamente desaparece ao assistir a um filme ou jogar. O estilo moderno das laterais desta TV faz com que tenha uma ótima aparência em uma ampla variedade de ambientes domésticos. O painel possui apenas 1,7 cm de espessura e falantes embutidos nas bordas laterais e no painel traseiro.
O pedestal é do tipo central e possui um design curvo muito bonito. Dependendo do ângulo que se olha, a TV parece flutuar no ar. A parte de trás do pedestal possui um suporte para fixação do One Connect, box único para conexão de todas as fontes. Ele se conecta à TV com um único cabo transparente. Se você fixar a TV na parede, só precisará conectar um cabo ao One Connect, tornando a instalação mais limpa e permitindo que a TV fique bem rente à parede, graças ao suporte slim, acessório vendido à parte. O design do pedestal deixa espaço livre suficiente para acomodar um soundbar sob a TV.
O painel é um QLED que utiliza pontos quânticos e agora traz uma novidade: as fitas de LED internas que iluminam o painel foram substituídas por 40 mini LEDs que oferecem um preto mais preciso e com menor vazamento de luz.
O controle remoto é fácil de usar, tem o tamanho certo e não utiliza pilhas, pois é carregado por energia solar e luz interna ou USB-C.
Também possui teclas específicas para acesso direto a Netflix, Amazon Prime e Globoplay. Consegue controlar praticamente todos os equipamentos conectados à TV, como decoder de TV a cabo, Blu-ray e Apple TV. Também possui acionamento através de comandos de voz pelo Bixby, assistente de voz da Samsung, além de ser compatível com Google Assistant e Alexa (Amazon).
As conexões disponíveis no One Connect são: 4 entradas HDMI, sendo uma com suporte a eARC (Audio Return Channel); 3 portas USB; porta Ethernet RJ45; 1 saída de áudio óptica digital; 1 entrada RF para antena. A conexão com Internet também pode ser feita por wi-fi 2.4 GHz ou 5 GHz. Também possui conexão bluetooth para fones de ouvido, teclados, entre outros.
Recursos
A Samsung QN800A utiliza a conhecida plataforma Tizen com excelente interface, rápido acesso às fontes conectadas nas entradas HDMI e também aos aplicativos instalados. Você pode personalizar facilmente a ordem de execução da barra de rolagem dos aplicativos ao longo da borda inferior, para que seus favoritos apareçam primeiro.
Entre os aplicativos disponíveis, destacamos Netflix, YouTube, Amazon Prime Video, Disney Plus, Apple TV, Globoplay, Tune In,
Spotify e Deezer. A função Airplay permite enviar vídeos diretamente de um iPhone ou espelhar o conteúdo da tela diretamente para a TV.
Uma novidade é o aplicativo Samsung TV Plus, que disponibiliza 32 canais com conteúdos diversos gratuitamente. Ótima opção para quem não tem TV por assinatura.
A QN800A oferece suporte a conteúdo HDR10+ com mapeamento dinâmico, que ajusta brilhos e contraste para melhor visualização de áreas muito claras e muito escuras da imagem. O processador de imagens é o Neo Quantum 8K com recursos de Inteligência Artificial que fazem o upscaling e aperfeiçoam a resolução de qualquer conteúdo para a qualidade próxima de 8K.
A proteção anti-reflexo é muito boa, assim como o ângulo de visão, muito melhor do que as TVs convencionais LCD/LED.
A QN800A possui o modo ambiente 4.0. Ao desligar a TV, ao invés de uma tela preta, você pode ativar o modo ambiente fazendo a TV combinar com o seu espaço através de imagens e texturas pré-definidas, ou tirando uma foto da parede de sua sala e a TV irá se adequar à sua decoração.
A integração com smartphones e dispositivos móveis é muito simples. Basta instalar o aplicativo SmartThings e você poderá configurar e controlar a TV a partir de seu celular. Além disso, o app SmartThings permite controlar diversos dispositivos da casa, como luzes, lavadoras, ar-condicionado e fechaduras compatíveis com o sistema. Também permite o recurso de Tap View, compatível com alguns celulares da Samsung e permite encostar o Smartphone na TV e ver o conteúdo do celular automaticamente espelhado na tela para compartilhamento de fotos, vídeos e apresentações.
Para gamers, a QN800A possui taxa de atualização de 120 Hz nativo e simula uma tela Ultra-Wide, permitindo a exibição nos formatos 21:9 e 32:9 para melhor visualização das partidas sem cortes na imagem. Também possui um menu de jogo para consultar input lag, FPS, HDR e fazer ajustes. Além dos recursos Motion Xcelerator Turbo+ e FreeSync Premium Pro que melhora o tempo de resposta e minimiza o aspecto de imagens quebradas.
Outra novidade bem interessante é a Multi Tela, que passa a dividir a tela em até 4 partes, podendo exibir diferentes conteúdos simultaneamente.
Áudio
O LSP9T também possui um sistema de som impressionante para um projetor, e está integrado na parte frontal, coberto por um bonito tecido cinza. Existem dois tweeters, dois woofers e tecnologia Acoustic Beam para criar um sistema de 4.2 canais com 40 W de potência. A tecnologia Acoustic Beam é baseada em um tweeter e 22 portas afinadas em cada lado, que direcionam os sons para cima e para os lados, produzindo um palco sonoro maior e mais dinâmico.
Qualidade de Imagem
A Samsung QN800A apresenta a incrível resolução de 8K que oferece quatro vezes mais pixels do que as TVs 4K e, portanto, a clareza dos detalhes é incomparável.
Seu painel com Mini LEDs permite um controle mais preciso da iluminação e das áreas escuras da tela. Isso significa menos vazamento de luz (blooming) quando a imagem exibe áreas claras adjacentes a áreas escuras. Apesar da melhora, ainda notamos um pouco de blooming em algumas cenas mais críticas, como céu escuro com estrelas ou durante exibições de créditos com fundo preto, mas não chega a incomodar na maioria das cenas usuais dos filmes.
Os pretos são bem profundos, aproximando-se dos níveis das TVs OLED, e a QN800A impressiona pelos níveis de brilho, especialmente em HDR, o que a torna excelente opção para ambientes iluminados. Também possui HDR 32X, que oferece um desempenho de alta faixa dinâmica que diferencia ainda mais esta TV de sua concorrência. As cores vivas impressionam e agradam bastante. O upscaling de conteúdo 4K é impressionante e exibe os detalhes com um ultra realismo de uma lupa.
Os gamers vão adorar o desempenho dos jogos desta TV quando combinada com o PS5 e o Xbox Series X. O baixo input lag,
120 quadros por segundo e taxa de atualização variável, unem-se para fazer esta TV se destacar para jogos. O Menu de Jogo permite que você veja os detalhes do status do jogo e ajuste a relação de aspecto e a posição na tela. O ângulo de visão é bom, bem como o revestimento anti-reflexo.
Com suas cores vivas e equilibradas e seu brilho superlativo em HDR, a Samsung QN800A certamente irá agradar os fãs de tecnologia.
Mídias Utilizadas no Teste
Equipamentos
Nota: 105,0 | |
AVMAG #274 Samsung www.samsung.com.br Preços sugeridos: QN800A 65” – R$ 18.999 QN800A 75” – R$ 24.999 QN800A 85” – R$ 54.999 |
Jean Rothman
A TV Samsung QN90A Neo QLED é uma das melhores TVs que você pode comprar atualmente. É incrivelmente brilhante, incrivelmente fina e repleta de recursos.
Com um painel mini-LED denominado Neo QLED, a QN90A promete um desempenho superior. Os minúsculos LEDs e o novo processador Neo Quantum 4K, com inteligência artificial, contribuem para que a QN90A ofereça tons mais brilhantes, e pretos mais profundos.
A nova linha está disponível nos tamanhos 55 e 65 polegadas.
DESIGN, CONEXÕES E CONTROLE
A TV 55QN90A segue a linha 8K, e possui uma moldura mínima que praticamente desaparece ao assistir a um filme ou jogar. O estilo moderno das laterais desta TV faz com que tenha uma ótima aparência em uma ampla variedade de ambientes domésticos.
O painel possui apenas 1,4cm de espessura nas bordas, e 2,7cm em sua parte central, e falantes embutidos. O pedestal é do tipo central, e possui um design curvo muito bonito. Dependendo do ângulo que se olha, a TV parece flutuar no ar. Ela também pode ser fixada em paredes, utilizando o suporte slim – acessório vendido à parte. O design do pedestal deixa espaço livre suficiente para acomodar uma soundbar sob a TV.
O painel é um QLED que utiliza pontos quânticos, e na linha 2021 as fitas de LED internas que iluminam o painel foram substituídas por 40 mini LEDs, que oferecem um preto mais preciso e com menor vazamento de luz.
O controle remoto é fácil de usar, tem o tamanho certo, e não utiliza pilhas, pois carrega por energia solar e luz interna doméstica, ou por USB-C. Também possui teclas específicas para acesso direto a Netflix, Amazon Prime e Globoplay. Consegue controlar praticamente todos os equipamentos conectados à TV, como decoder de TV a cabo, Blu-ray e Apple TV. Também possui acionamento através de comandos de voz – através do Bixby, assistente de voz da Samsung – além de ser compatível com Google Assistant e Alexa (Amazon).
As conexões disponíveis em sua parte traseira são: 4 entradas HDMI, sendo uma com suporte eARC (Audio Return Channel),
2 portas USB, porta Ethernet RJ45, 1 saída de áudio óptica digital, 1 entrada RF para antena, 1 entrada para áudio e vídeo composto. A conexão com Internet também pode ser feita por wi-fi 2.4 GHz ou 5 GHz. Também possui conexão bluetooth para fones de ouvido, teclados etc.
RECURSOS
A Samsung QN90A continua com a plataforma Tizen, que oferece excelente interface, rápido acesso às fontes conectadas nas entradas HDMI, e também aos aplicativos instalados. Você pode personalizar facilmente a ordem de execução da barra de rolagem dos aplicativos ao longo da borda inferior, para que seus favoritos apareçam primeiro.
Entre os aplicativos disponíveis, destacamos Netflix, YouTube, Amazon Prime Video, Disney Plus, Apple TV, Globoplay, Tune In,
Spotify e Deezer, além da mais recente plataforma HBO Max. A função Airplay permite enviar vídeos diretamente de um iPhone ou espelhar o conteúdo da tela diretamente para a TV.
Uma novidade é o aplicativo Samsung TV Plus, que disponibiliza 32 canais com conteúdos diversos gratuitamente. Ótima opção para quem não assina TVs a cabo.
A QN00A oferece suporte a conteúdo HDR10+, com mapeamento dinâmico, que ajusta brilhos e contraste para melhor visualização de áreas muito claras e muito escuras da imagem. O processador de imagens é o Neo Quantum 4K, com recursos de Inteligência Artificial. A proteção anti-reflexo é muito boa, assim como o ângulo de visão, muito melhor do que as TVs convencionais LCD/LED.
A QN90A possui o modo ambiente 4.0. Ao desligar a TV, ao invés de uma tela preta, você pode ativar o modo ambiente fazendo a TV combinar com o seu espaço através de imagens e texturas pré-definidas, ou tirando uma foto da parede de sua sala e a TV irá se adequar à sua decoração.
A integração com smartphones e dispositivos móveis é muito simples. Basta instalar o aplicativo SmartThings, e você poderá configurar e controlar a TV a partir de seu celular.
Além disso, o app SmartThings permite controlar diversos dispositivos da casa, como luzes, lavadoras, ar-condicionado e fechaduras compatíveis com o sistema. Também permite o recurso de Tap View, compatível com alguns celulares da Samsung, que permite encostar o Smartphone na TV e ver o conteúdo do celular automaticamente espelhado na tela para compartilhamento de fotos, vídeos e apresentações.
Para gamers, a QN90A possui taxa de atualização de 120Hz nativo, e simula uma tela Ultra-Wide, permitindo a exibição nos formatos 21:9 e 32:9 para melhor visualização das partidas sem cortes na imagem. Também possui um menu de jogo para consultar input lag, FPS , HDR e fazer ajustes. Além dos recursos Motion Xcelerator Turbo+ e FreeSync Premium Pro, que melhora o tempo de resposta e minimiza o aspecto de imagens quebradas.
Outra novidade bem interessante é a Multi Tela, que passa a dividir a tela em 2 partes, podendo exibir diferentes conteúdos simultaneamente.
ÁUDIO
A Samsung QN90A apresenta a tecnologia de Som em Movimento, com 60 W RMS de potência e 4.2.2 canais de áudio, que acompanham o som dos objetos em cena. Além disso, utilizando-se a nova Soundbar Samsung, ao invés dos falantes internos ficarem desligados, eles passam a fazer parte do conjunto com a função Sincronia Sonora. O som da Soundbar é somado aos alto-falantes da TV, e todos trabalham em conjunto para uma melhor experiência sonora.
QUALIDADE DE IMAGEM
A imagem da QN90A é alimentada por um conjunto de células de luz minúsculas, usando luzes mini-LED, prometendo melhorias dramáticas no contraste e controle de luz de fundo. Os mini-LEDs funcionam com o processador Neo Quantum 4K para fornecer uma imagem otimizada para 4K.
Os recursos HDR do QN90A são excelentes, mas destacam uma peculiaridade das TVs Samsung. Embora o desempenho de alta faixa dinâmica seja ótimo, infelizmente a Samsung não suporta o formato Dolby Vision, usando seu formato HDR10+.
A reserva de brilho da QN90A é imensa. Mesmo em uma sala inundada de luz, a imagem se manteve muito nítida, graças ao excelente tratamento anti-reflexo da tela.
Seu painel com Mini LEDs permite um controle mais preciso da iluminação e das áreas escuras da tela. Isso significa menos vazamento de luz (blooming) quando a imagem exibe áreas claras adjacentes a áreas escuras. Apesar da melhora, ainda notamos um pouco de blooming em algumas cenas mais críticas, como céu escuro com estrelas ou durante exibições de créditos com fundo preto, mas não chega a incomodar na maioria das cenas usuais dos filmes.
Os pretos são bem profundos, aproximando-se dos níveis das TVs OLED, e a QN90A impressiona pelos níveis de brilho, especialmente em HDR, o que a torna excelente opção para ambientes iluminados. Também possui HDR 32X, que oferece um desempenho de alta faixa dinâmica, além das cores vivas que impressionam e agradam bastante.
A QN90A vai agradar muito os gamers, que certamente vão adorar o desempenho dos jogos quando combinada com o PS5 e o Xbox Series X. O baixo input lag, 120 quadros por segundo e taxa de atualização variável, unem-se para fazer esta TV se destacar para games. O Menu de Jogo permite que você veja os detalhes do status do jogo e ajuste a relação de aspecto e a posição na tela. O ângulo de visão é bom, bem como o revestimento anti-reflexo.
A Samsung QN90A, com todos os seus recursos, situa-se entre as melhores do mercado. Vale a pena conhecer!
MÍDIAS UTILIZADAS NO TESTE
EQUIPAMENTOS
Nota: 105,0 | |
AVMAG #275 Samsung www.samsung.com.br Preços sugeridos: QLED QN90A 55”: R$ 12.999 QLED QN90A 65”: R$ 14.999 |