Jean Rothman
revista@clubedoaudio.com.br
Na CES – Consumer Electronic Show – realizada em janeiro último na cidade de Las Vegas, a Samsung apresentou uma TV com inovadora tecnologia chamada de QD-OLED, que mistura painéis orgânicos OLED com pontos quânticos QLED, e tem potencial para oferecer a melhor qualidade de imagem em TVs até o momento.
A QD-OLED marca a maior mudança na fabricação de telas desde que as grandes TVs OLED foram introduzidas pela primeira vez em 2013. Ainda não sabemos muito sobre as TVs QD-OLED, incluindo como elas se comparam aos modelos atuais de TV OLED, e quando exatamente você poderá comprar uma e quanto custarão. Mas sabemos que 2022 é apenas o começo da era QD-OLED – um ponto de partida para melhorias nos próximos anos.
No momento, existem duas tecnologias de TVs acessíveis aos consumidores: LCD e OLED. As TVs de LCD às vezes são chamadas de ‘TVs de LED’ devido aos minúsculos LEDs que usam para criar luz. A imagem é criada por uma camada de cristal líquido, assim como as TVs LCD de mais de 20 anos atrás. As TVs Mini-LED funcionam da mesma maneira, apenas com mais LEDs em suas luzes de fundo, enquanto as TVs QLED são basicamente TVs LCD de LED com adição de pontos quânticos.
OLED é uma tecnologia mais recente. Cada pixel emite sua própria luz, criada por uma substância que brilha quando você lhe dá energia. Esta substância inclui o elemento carbono, daí o apelido de “Orgânico”. Como eles são capazes de desligar pixels individuais, produzem um preto perfeito, e sua taxa de contraste e qualidade geral da imagem são normalmente melhores do que qualquer LCD.
Uma das maiores melhorias na tecnologia de TV LCD nos últimos anos é a inclusão de pontos quânticos. Essas esferas microscópicas brilham com uma cor específica quando excitadas pela luz. No caso das TVs LCD, os LEDs azuis fornecem toda a luz azul mais a energia para fazer com que os pontos quânticos vermelhos e verdes emitam luz vermelha e verde. É isso que permite que as TVs LCD tenham um brilho extremo e cores melhores do que as TVs LCD antigas.
Há também a tecnologia microLED – mas atualmente são do tamanho de uma parede e absurdamente caras. Eles não são realmente concorrentes de LCD, OLED ou QD-OLED, e provavelmente não serão no futuro próximo.
Combinar a eficiência e o potencial de cor dos pontos quânticos com a taxa de contraste do OLED, é basicamente o santo graal da qualidade de imagem atual. Os LCDs não têm o contraste do OLED. Suas luzes de fundo, mesmo com mini-LED, são muito espessas. As TVs OLED, embora brilhantes, não têm o potencial de brilho extremo do LCD.
A tecnologia QD-OLED potencialmente resolve esses dois problemas, e pode ser maior que a soma de suas partes. Um material OLED azul cria, como na maioria dos LCDs LED, toda a luz azul. Uma camada de pontos quânticos usa essa luz azul para criar luz verde e vermelha. Os pontos quânticos são quase 100% eficientes, então basicamente nenhuma energia é perdida convertendo essas cores. A versão atual do OLED usa filtros de cores para criar vermelho, verde e azul, bloqueando essencialmente uma quantidade significativa do potencial de luz criado pelo material OLED, por isso é potencialmente menos eficiente.
O resultado pode ser maior brilho e cor em comparação com as versões atuais do OLED, mantendo a relação de contraste superlativa dessa tecnologia.
Os painéis QD-OLED são construídos pela Samsung Display, divisão do mega conglomerado Samsung. Ela desenvolve e fabrica displays para diversas aplicações, como celulares e TVs, e vende os painéis para diversas empresas, inclusive a Apple que utiliza painéis OLED Samsung nos iPhones. Outra empresa do grupo é a Samsung Electronics, divisão que fabrica as próprias TVs, que também compra painéis da Samsung Display.
Em 2021, a Samsung Display apresentou seus novos painéis QD-OLED ao mercado e a Sony foi uma das primeiras a comprar. Na CES 2022, a Sony anunciou sua nova linha de TVs e já incluiu um modelo QD-OLED. Mas foi somente um anúncio. A Sony não mostrou seu modelo QD-OLED na feira e nem deu grandes detalhes sobre preços e datas de comercialização. A Samsung Display mostrou, na CES, uma TV com seu painel QD-OLED, somente para divulgar sua nova tecnologia.
A Samsung Electronics ainda não anunciou nada a respeito das TVs QD-OLED, mas rumores do mercado indicam seu lançamento ainda neste ano de 2022.