AUDIOFONE – Editorial: UM ‘DOIS EM UM’ PARA AS GRANDES CIDADES POLUÍDAS DUPLAMENTE

AUDIOFONE: JBL AMPLIA FAMÍLIA DE FONES TRUE WIRELESS JBL WAVE NO BRASIL
abril 6, 2022
Música de Graça: TINY DESK (HOME) CONCERTS – NPR MUSIC (parte II)
abril 6, 2022

Fernando Andrette
fernando@clubedoaudio.com.br

Sinceramente quando me falaram a respeito desse lançamento achei que era ‘pegadinha’ de Primeiro de Abril (já que a notícia circulou nas mídias no dia 31 de março), mas aí fui ler e me deparei com um produto que promete ser um fone de ouvido e um purificador de ar simultaneamente. Segundo a empresa britânica Dyson (empresa especializada em purificadores de ar tradicionais, aspiradores de pó e secadores de cabelo), seu produto irá eliminar até 99% das partículas de poluição existentes no ar das grandes metrópoles, e seu fone de ouvido irá cancelar a poluição sonora. O produto ganhou o nome de Zone. Segundo o fabricante, foi instalado um dispositivo logo abaixo dos fones, com filtros e um compressor, que eliminam as partículas poluentes, purificando o ar mesmo com a pessoa em movimento. Para ser eficiente (segundo o fabricante) um visor facial encaixado ao fone cria uma espécie de bolha de ar purificado, para a pessoa respirar, e essa peça pode ser removida ou puxada para baixo, para as pessoas poderem conversar. Ainda segundo a Dyson, esses filtros precisam ser trocados anualmente e o usuário, através de um aplicativo, irá monitorando a vida útil deles. O fone de ouvido virá com três tipos de cancelamento de ruído, um que exclui qualquer som externo, um segundo que permite ouvir o que outra pessoa está falando, e o último para ouvir buzinas e sirenes. O fabricante, ao apresentar à imprensa o Zone, informou que até
chegar ao produto final, foram seis anos de pesquisas e que o produto deve estar disponível no último trimestre deste ano, sem, no entanto, divulgar o preço para o consumidor final. Se pedissem minha opinião sobre o sucesso do Zone, eu me esquivaria de responder, pois sem saber seu custo para o consumidor, fica impossível palpitar. Quanto a ser um produto útil: se o purificador for realmente eficaz, acredito que seria de enorme importância para as metrópoles mais poluídas do Planeta como: Pequim, México, Paris, São Paulo, Nova York, etc. E com um preço ‘razoável’, acredito que tenha apelo suficiente para atender o público jovem preocupado com sua saúde e seu bem estar. Quanto ao fone, teríamos obviamente que avaliar como soa e o grau de eficiência de seu cancelamento de ruído, pois em todos que avaliamos e que conhecemos, o grau de fadiga auditiva é enorme. Então, não adianta resolver de um lado (diminuir a poluição sonora externa) e causar fadiga auditiva. Ou seja: é um desafio e tanto o que a empresa britânica está propondo. Espero que consiga se mostrar eficiente em ambos os desafios.

E por falar em desafios, este mês testamos com exclusividade o novo fone da Edifier, lançado na linha Stax Spirit, modelo S3 GTM – que estará no mercado agora em maio.

Esse desafio – de fazer um produto no espírito da Stax mais barato, sem perder o alto nível de performance, a Edifier venceu!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *