AUDIOFONE: NOVO FONE BOSE 700
junho 21, 2020
Discos do Mês: ROCK, FOLK-ROCK & ELETRÔNICO
junho 15, 2020

Muitos leitores têm nos perguntado quais fones utilizamos como referência, em nossos testes aqui na Audiofone. São muitos, amigo leitor, pois a quantidade de fones que recebemos para teste nos permite utilizá-los por período longos (às vezes até mais que três meses). Porém, meus fones pessoais, que estão comigo há mais de três anos, são dois: Sennheiser HD 800, e o Grado SR325e.

O Grado é o que utilizo com maior frequência, desde uma audição descomprometida de Tidal no celular, à audições no sistema principal de gravações que recebo de amigos músicos, que enviam seus trabalhos para a minha avaliação de qualidade técnica. Também aprecio muito o Grado para escutar pequenos grupos e vozes!

Já o HD 800 é para as audições que chamo de mais complexas, e que exigem do fone um nível de qualidade total! É, ainda hoje, na sua faixa de preço, o fone a ser batido no Hi-End. Pois suas qualidades, refinamento e equilíbrio tonal, são uma referência para o mercado!

A outra pergunta é: se com um Sistema de Referência tão bem ajustado e uma sala dedicada, quando abro mão de ouvir o sistema para ouvir um fone?

E a resposta é mais simples do que se imagina: quando quero ouvir determinadas canções e cantores! Adoro a sensação que o fone, nessas músicas tão significativas para mim, consegue me proporcionar! Talvez seja um ritual que herdei do período de produção dos nossos discos, em que antes de fechar a mixagem final de cada faixa, passava o dia ouvindo inúmeras vezes para entender se as relações de volume e de posicionamento no panpot estavam fiéis à captação e localização dos músicos no momento da gravação. Além do fone possibilitar uma inteligibilidade integral da microdinâmica e da intencionalidade (se foi bem preservada, ou não, na mixagem e masterização).

Voltando as gravações que adoro ouvir nesses dois fones, a maioria são cantoras, e vou compartilhar com vocês algumas que muitas vezes me levam às lágrimas e arrepiam os pelos dos braços (quem sabe ocorra o mesmo com vocês ao escutarem essas canções e eu não me sinta um velho chorão, rs). São elas: Everything Must Change na voz de Nina Simone, A Case of You com Joni Mitchell, Morning Sun com Melody Gardot, God Specializes com Lizz Wright, The Angels Laid Him Away com Rhiannon Giddens, Avec le Temps com Stacey Kent, The September Of My Years com Frank Sinatra, Fools Rush In com Youn Sun Nah, And So It Goes com Jennifer Warnes, e Last Goodbye com Jonny Lang.

Essa lista poderia tranquilamente passar de 200 melodias. E cada uma é um alento para o dia a dia (ainda mais nessa longa quarentena e com tantas incertezas a nossa frente). Escutá-las nesses dois fones que possuo de referência, cada um com sua assinatura sônica distinta, proporciona belos momentos de conforto e prazer auditivo.

Nesta nova edição, nosso colaborador Juan Lourenço testou o excelente fone da Philips modelo Fidelio X2HR, com uma construção impecável e uma das melhores referências em sua faixa de preço. E pegando o gancho deste editorial, apresentamos o teste do Sennheiser HD 800 – publicado na edição 175 da Áudio Vídeo Magazine. Então não se assustem com os quesitos da Metodologia (o teste da Áudio e Vídeo, e não o da Audiofone).

Espero que curtam alguma dessa 10 músicas que aqui citei.

E se cuidem por favor!