AUDIOFONE: TESTE 1 – Fone de Ouvido Philips Fidelio X2HR

junho 21, 2020

Juan Lourenço
revista@clubedoaudio.com.br

A Philips espera lançar a terceira geração do aclamado fone de ouvido Fidelio X3 no terceiro trimestre de 2020, porém com esta pandemia ainda sem uma solução concreta, os planos podem sofrer ajustes. Enquanto o X3 não desembarca por aqui, escutamos o modelo X2HR, ainda em linha.

A linha Fidelio é o fone de ouvido audiófilo da Philips, e o modelo X2 é o topo de linha da marca. Para quem quer extrair o máximo de suas músicas, o Fidelio X2 promete muita musicalidade com graves fortes, além de design requintado com muito estilo e conforto.

O fone impõe respeito tanto pelo tamanho geral e pelos tons de preto, como por suas conchas grandes e totalmente abertas, feitas em polímero, e sua grade estilo microfone.

As conchas são presas por um anel em alumínio usinado. Todo o conjunto é fixado por um arco duplo com hastes grossas feitas em aço tipo mola, o apoio de cabeça também utiliza polímero com revestimento em tecido “respirável”, semelhante aos que encontramos em mochilas high-tech.

As almofadas das conchas são revestidas de veludo de alta qualidade, o que confere ao fone um requinte e um toque macio e sedoso – o único “porém” é que neste tecido é bem fácil de grudar bolinhas de algodão das nossas roupas. A espuma tem ótima memória, e se molda com perfeição aos contornos da orelha.

Uma velha reclamação dos donos do X1, modelo anterior, era justamente esta almofada ser fixa. No X2 ela é inteiramente removível, sendo que sua fixação agora é feita por imãs na parte interna da almofada.

O Fidelio X2 utiliza drivers dinâmicos de 50 mm com ímãs de Neodímio, muito mais leves que os ímãs convencionais, e mais eficientes também. Possui impedância de 30 Ohms (1 kHz), sensibilidade de 100 dB/1 mW (1 kHz), facilitando e muito a audição com celulares smartphones, e tem resposta de 5 Hz à 40 kHz.

Como toda a armação e os componentes externos são de materiais bastante duráveis, o peso total do fone ficou um pouco prejudicado, fazendo com que as horas de audição fossem algumas vezes interrompidas pelo ajeitar do fone na cabeça. Em contrapartida, o conforto lateral é excelente! Podendo ficar horas ouvindo sem marcar ou apertar as orelhas.

COMO TOCA

Para o teste separamos os seguintes equipamentos. Fontes: Sony Walkman NW-A45, smartphone Samsung S10 Plus, IPhone 8 Plus, Innuos Zen 3 mini com fonte externa, Astell & Kern modelo Kann, e Teac UD-H01. Cabos de força: Transparent MM2 e Sunrise Illusion MS. Cabos de interconexão: Sax Soul Zafira III XLR, Sunrise Illusion MS, Sunrise Lab Reference Headphone, Kimber Axios Prata/Cobre.

O fone está completamente amaciado, e foi preciso apenas deixar algumas horas em repeat para aquecer os aparelhos, e acomodação do cabo de interligação. De cara a região média chama atenção por ser bastante clara e definida. A voz da cantora Dianne Reeves (disco Bridge, faixa quatro) fica relaxada e com ótimo recorte, as batidas da percussão tem uma boa extensão e velocidade, o piano tem um brilho na medida e uma ambiência muito boa. Os agudos não possuem o mesmo equilíbrio das notas médias e graves mas, ainda assim, conseguem trazer um bom nível de clareza e conforto auditivo. A separação dos instrumentos é muito boa, o silêncio de fundo faz brotar micro detalhes com enorme facilidade.

No disco do Dire Straits (On Every Street, faixa um) a velocidade dos transientes chamam a atenção, os detalhes da digitação na guitarra e o ataque da caixa da bateria têm uma pegada ótima!

O Fidelio X2 reforça um pouco as notas fundamentais em detrimentos dos harmônicos, algo que não é ruim, é apenas uma questão de gosto, mas por conta disto, as texturas e tamanho dos pratos, piano, violino e instrumentos que favoreçam a região média-alta e alta, em passagens difíceis, podem soar levemente menores que os instrumentos mais graves.

O X2 é realmente bom para vozes – neste quesito ele é uma delícia. A clareza das vozes femininas realmente encanta, e ouvir ópera com este fone é uma grata surpresa! Vozes cheias de personalidade, como Natalie Merchant, Diana Krall e Ney Matogrosso, se destacam ainda mais em suas interpretações. O silêncio e o ar em volta da voz é uma característica marcante e sempre presente no Fidelio X2HR.

CONCLUSÃO

A Philips fez um excelente trabalho neste fone de ouvido, ouviu seus consumidores do X1, retrabalhou o que eles não gostaram, e evoluiu nesta versão adicionando mais qualidade de reprodução e um design surpreendente! O Fidelio X2HR vai na contramão dos fones nesta categoria, onde a maioria deles é recheada de plásticos e materiais menos nobres e pouco duráveis. Isto tem um preço: ele é pouca coisa mais pesado que seus concorrentes, mas nada exagerado, compensando tudo isto com horas de audições confortáveis e de puro prazer em ouvir.

Pontos positivos

Confortável de usar. Extremamente musical. Feito com materiais duráveis.

Pontos negativos

Poderia ser mais leve. O veludo das almofadas atrai bolinhas de pelo das roupas.

ESPECIFICAÇÕES
Sistema acústicoAberto
DiafragmaControle de movimento de várias camadas (LMC)
Resposta de frequência5 Hz à 40 kHz