AUDIOFONE: TESTE 2 – Fones de ouvido Sennheiser HD 800

TOP 5 – AVMAG
junho 15, 2020
AUDIOFONE: TESTE 1 – Fone de Ouvido Philips Fidelio X2HR
junho 21, 2020


Fernando Andrette
fernando@clubedoaudio.com.br

TESTE ORIGINALMENTE PUBLICADO NA EDIÇÃO 175.

Desde o instante que soube que a Link do Brasil iria distribuir os fones de ouvido da Sennheiser que eu cobiço ouvir o HD 800. Coleciono informações a respeito desse produto desde meados de 2009, quando ele foi lançado e praticamente ganhou a áurea de referência das referências! Como tive por muitos anos os fones eletrostáticos da Stax modelo SRS-3050 que gostava muito, fiquei aguardando a oportunidade de ouvir com calma o HD 800.

Felizmente, logo após o término do Hi-End Show, pude satisfazer minha curiosidade. Jamais escutei os famosos Orpheus, também da Sennheiser, pois quando foram lançados na década de 90 custavam proibitivos dez mil euros! Lembro-me de ler um teste na revista italiana Suono, em que o articulista dizia sem meias palavras ser o Orpheu um passo gigantesco rumo ao futuro em termos de fones de ouvido, pois ele era capaz de libertar a música colocando-a à nossa frente, ainda que o som fosse irradiado direto para os nossos ouvidos.

Já escrevi inúmeras vezes que não consigo ouvir mais que duas horas seguidas de música com fones de ouvido, pois me causam uma enorme fadiga auditiva, ainda assim sempre os utilizei tanto em nossas gravações como também para o acerto da acústica de salas. Acho-os fundamentais em ambos os casos. E acredito que para muitos leitores com problema de espaço, salas não dedicadas, problemas com vizinhos e acústica, seja uma excelente solução para ouvir música e literalmente se desligar do mundo.

O projetista do HD 800, Axel Grell, não poupou esforços para atingir inúmeras soluções revolucionárias para este novo produto da Sennheiser. Os fones caracterizam-se por terem um novo diâmetro do diafragma nunca utilizado em fones de ouvido (56 milímetros), estrutura da membrana de forma anular e bobina de 98 espirais de fio de alumínio de 42 mícrones de diâmetro, possibilitando movimentos do diafragma totalmente lineares!

O objetivo final de todo este esforço é dar uma nova sensação de audição espacial, como se o ouvinte estivesse ouvindo música através de caixas, e não de fones de ouvido! Toda a estrutura do HD 800 é em aço inoxidável e com a grelha de titânio na parte traseira dos fones. Seu peso total é de apenas 330 gramas!

O HD 800 responde de 8 a 50.000 Hz, sua impedância nominal é de 300 Ohms e a distorção é menor que 0,02% a 1 KHz. Seu cabo de cobre livre de oxigênio é coberto por uma fina camada de prata e é reforçado com Kevlar. O acabamento é simplesmente estonteante, e assim que você o retira de sua bela embalagem, a vontade é de escutá-lo imediatamente.

Para o teste, contei com a entrada de fones de ouvido do Peachtree da Inova e também do meu ex-pré-amplificador Accuphase 2810, que passou pela minha sala por exatos 15 dias, antes de ser entregue ao seu novo dono.

O conforto em colocá-lo é simplesmente fora do comum, pois apesar do seu tamanho, ele é muito leve e sua pressão sobre as orelhas não incomoda. Este é um ponto que levo muito em consideração, pois detesto qualquer coisa que fique me apertando ou tirando minha atenção. Outro fato que depois de alguns minutos sempre me chama atenção quando estou ouvindo música em fones de ouvido é a falta de peso e corpo nos graves. Assim, quando me proponho a testar fones de ouvido, sempre são essas as questões que avalio primeiro: conforto e peso nos graves. Só depois passo a avaliar outros quesitos.

Pois bem, o HD 800 passou com todos os méritos nestes dois primeiros quesitos. Seu encaixe na cabeça é perfeito e a qualidade dos graves é simplesmente a melhor e a mais correta que já escutei em fones de ouvido, independente do preço e da tecnologia. O HD 800 possui graves extremamente articulados, precisos, com peso e uma naturalidade espantosa!

A região média é simplesmente maravilhosa, com um grau de transparência e musicalidade capaz de nos petrificar a cada segundo da música. E os agudos, senhores, são capazes de deixar inúmeras caixas acústicas hi-end em situação constrangedora, tamanha extensão, claridade, decaimento e naturalidade. Diria que o HD 800 nos dá uma noção exata em termos de equilíbrio tonal, o que toda caixa hi-end para fazer jus ao seu preço deveria realizar. Total ausência de coloração: este é o termo correto para explicar como o HD 800 apresenta a música!

Jamais escutei com tanto prazer em fones de ouvido obras complexas como a Nona de Beethoven, Sinfonia Fantástica de Berlioz ou Concerto para Piano e Orquestra de Bartok! E, com o mesmo prazer, ouvi Led Zepellin, Frank Zappa e Jeff Beck. Você simplesmente mergulha nas audições, esquecendo por completo do mundo à sua volta e até mesmo da passagem do tempo. Teve dias que as audições passaram de cinco horas ininterruptas e saí delas com zero de fadiga auditiva.

O cuidado que se tem que ter é com o volume, pois o HD 800 o convida para experimentar audições a volumes consideráveis, já que ele suporta com folga qualquer gênero musical. Amei a reprodução de micro e macrodinâmica do HD 800, é exuberante, pois você consegue ter uma noção exata dos degraus existentes entre um pianíssimo e fortíssimo de uma orquestra, como se estivéssemos presentes no momento da gravação, ao lado do engenheiro de gravação.

CONCLUSÃO

Ter a oportunidade de ouvir fones de ouvido deste quilate é simplesmente desejar mantê-lo ao nosso alcance para sempre. Jamais desfrutei de fones de ouvido que me dessem tanto prazer e me fizessem repensar em quanto podem ser importantes em nossas vidas. Para nossas futuras gravações da CAVI Records, certamente ele será uma ferramenta obrigatória!

Para o leitor que não tem uma sala dedicada, vive com problemas acústicos intransponíveis, possuem filhos pequenos ou não desejam investir em uma caixa hi-end, além de ter vizinhos problemáticos, o HD 800 é a melhor solução. Trata-se de um investimento absolutamente correto para todos que desejam ouvir música em fones de ouvido Estado da Arte. Não consigo imaginar um investimento tão razoável tendo o melhor grau de custo, performance e satisfação!


Pontos positivos

Um fone de referência em fones estado da arte.

Pontos negativos

Alguns se incomodam com o tamanho do fone.


ESPECIFICAÇÃO
Resposta de frequência4 – 51,000 Hz (-10 dB)
Impedância300 Ohms
Distorção Harmônica Total (THD)<0.02% (1 kHz, 100 dB)
Nível de Pressão Sonora (SPL)102 db (1 kHz, 1 Vrm)
Pressão de contato~ 3.4 N (± 0.3 N)
Acoplamento auralCircumaural
Princípio de transduçãoDinâmico aberto
Conector6.3 mm
Comprimento do Cabo3 m
Peso (sem o cabo)330 g
FONES DE OUVIDO SENNHEISER HD 800
Equilíbrio Tonal 11,0
Soundstage 10,0
Textura 12,0
Transientes 11,0
Dinâmica 10,0
Corpo Harmônico 10,0
Organicidade 10,0
Musicalidade 11,0
Total 85,0
VOCAL
ROCK, POP
JAZZ, BLUES
MÚSICA DE CÂMARA
SINFÔNICA
ESTADODAARTE



Sennheiser
(11) 3038.0560
a partir de R$ 8.000

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *