Fernando Andrette
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O leitor Henrique Albuquerque nos enviou um e-mail, pedindo ajuda para um problema que ele enfrenta com todos os seus celulares: regular o volume para ouvir música no volume de segurança. Segundo ele, nenhum modelo que já teve consegue manter o volume dentro da margem de segurança, sempre extrapolando para conseguir melhor grave. Na nossa troca de mensagens, perguntei se isso ocorria com todos os fones e ele me explicou que sempre utilizou os fones que vem com o próprio aparelho. E nunca teve o interesse em investir em um bom fone, pois julga serem caros demais os celulares no Brasil, para ainda ter que investir mais uma “grana considerável” em um fone. Este talvez seja o dilema de muitos de vocês que nos conheceram recentemente. Pois se nos lessem há mais tempo saberiam que a primeira regra para se ouvir música em fones de ouvido é escolher o fone com o melhor equilíbrio tonal possível. Pois quanto melhor o equilíbrio tonal, menor a fadiga auditiva e com isso a certeza de volumes muito mais corretos e seguros! Somente com o equilíbrio tonal correto você ouvirá todas as frequências da forma que foram captadas, mixadas e masterizadas. E quando você experimenta um fone com esse atributo, entende perfeitamente que este investimento não é apenas um luxo, mas sim uma escolha inteligente que irá garantir sua saúde auditiva! E, tão inadequado em um fone quanto não ter graves, é ter em excesso. Pois o mesmo efeito que observamos quando um carro com graves turbinados para ao nosso lado, fazendo até o asfalto tremer, muitos fones denominados de “super bass” agredirão seu sistema auditivo de maneira ainda mais rápida e irreversível. E a única maneira de nos livramos deste risco, será mudando nossa maneira de ouvir música. Em um fone com excelente equilíbrio tonal, você imediatamente perceberá todas as nuances, detalhes da mixagem e masterização e conseguirá um grau de inteligibilidade nunca antes percebido. O equilíbrio tonal sinaliza quando o volume extrapolou o volume da gravação, fazendo-o imediatamente voltar ao volume seguro. E o que é mais interessante é que isso é válido para qualquer gênero musical. Não importa se você escuta metal ou música de câmara! Se na gravação, os instrumentos foram corretamente captados e teve um engenheiro capaz de trabalhar uma mixagem fidedigna ao que ocorreu no set de gravação, um bom fone com o equilíbrio correto irá também fidedignamente reproduzir aquele momento. Muitos acham que se “reeducar” para ouvir em volumes mais seguros seja um ato difícil. Pois eu digo que é o contrário. Todos que tiveram a oportunidade de ouvir seus discos em um bom fone, imediatamente reveem este hábito e em muito pouco tempo. E nos relatam o prazer de descobrir o quanto estavam perdendo em termos de inteligibilidade ao escutar suas músicas em fones com sério desequilíbrio tonal. A todos que ainda rejeitam a possibilidade de investir em um fone melhor para ouvir música, vejam pelo lado de preservar a audição. Se fizerem isso, ganharão grátis o prazer de redescobrir seus discos e ainda ganhar de bônus menor fadiga auditiva!
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Sugiro ao Henrique assistir aos vídeos do Leonardo, do MIND HEADPHONE, especialista no assunto e que aborda os assuntos com muita propriedade e clareza.