Espaço Aberto: O PROBLEMA NÃO É ERRAR E SIM PERSISTIR
agosto 16, 2020
Teste 4: CABO DE CAIXA FEEL DIFFERENT FDIII – SÉRIE 3
agosto 16, 2020

[layerslider id=”7″]


Juan Lourenço
revista@clubedoaudio.com.br

A Mediagear disponibilizou para testes um exemplar do Stream Box S2 Ultra, última versão do transporte streamer de música da Pro-ject.

O Stream Box faz parte de uma gama de produtos variados, como amplificadores de potência, pré-amplificadores, amplificadores de fones de ouvido, prés de phono, DACs, condicionadores de energia e fontes digitais – tendo como principal diferencial a versatilidade e o tamanho reduzido e, claro, seu preço super competitivo.

O Stream Box S2 Ultra é basicamente um Raspberry Pi com algumas melhorias feitas pela Pro-Ject. Com ele é possível fazer streaming de música pelo Spotify, Qobuz, e Tidal, além de aceitar o Roon como endpoint e rádio Shoutcast.

Sua versatilidade começa pelo Wi-Fi suportando AirPlay UPnP / DLNA, e entrada para cabo de rede. É sempre bom utilizar cabo de rede preferencialmente do tipo CAT6A para cima – com um cabo de rede extrai-se mais informações da música já que não há perdas de dados como no Wi-Fi. O Stream Box também tem conexão Bluetooth e é compatível com NAS para armazenamento de arquivos via rede. Possui uma entrada USB para conectar um HD externo, uma saída USB PCM 32-bit/352.8 kHz até DSD256, que é quem faz a conexão com o DAC externo. A interface do Stream Box S2 Ultra pode ser exibida em uma tela de TV ou monitor através da porta HDMI, e o controle fica por conta de um tablet ou celular conectado na rede.

Conectá-lo à rede por um cabo é super fácil, não precisa fazer nada nem configurar nada, apenas plugar o cabo na porta Ethernet do Stream Box e pronto. Já via wi-fi é outra história: é preciso ter paciência e buscar o aparelho na sua rede. Abra as configurações de rede do seu dispositivo móvel ou computador, e lá aparecerá o Stream Box como uma rede própria, selecione e será direcionado para as configurações do aparelho. Lá poderá selecionar, idioma entre outras funções.

COMO TOCA

Para o teste utilizamos os seguintes equipamentos. DAC Hegel HD30, e integrado Sunrise Lab V8 MkIV SS. Cabos de força: Sunrise Lab Illusion Magic Scope. Cabos de interconexão: cabos de rede Sunrise Lab Quintessence, e Ethernet Media Link Quintessence
Magic Scope (ligado na entrada da porta Ethernet do Stream Box antes do cabo de rede), Sunrise Lab Quintessence Magic Scope XLR, e Sax Soul Cables Zafira III XLR. Cabo de caixa: Sunrise Lab Reference. Caixa acústica: Neat Ultimatum XL6.

O Stream Box Ultra chegou lacrado em uma caixa minimalista, e rapidamente o coloquei para amaciar. Após conectá-lo à rede, o único app que realmente funcionou à contento e sem engasgos foi o MConnect – com ele pude usar o serviço de streaming de música com bom resultado, sendo assim me foquei especialmente neste app.

Os primeiros acordes são animadores. A sonoridade é amistosa e logo começa a mudar, mas de forma sutil sem mudanças bruscas. Após 200 horas o aparelho está amaciado e então comecei a separar as faixas para audição. Comecei por Dominque Fils-Aimé, faixa Sleepy e a faixa Birds do mesmo disco. O Box S2 Ultra apresenta uma ótima linha de contrabaixo, as texturas e o roncar da caixa do instrumento aparecem sem grande esforço com velocidade e uma boa ambiência nas altas também, mostrando que o pequenino
Stream Box tem refinamento suficiente para que estes detalhes apareçam sem comprometer muito da largura de palco. A voz da cantora se mantém a uma boa altura e não se move pelo palco sonoro, mantendo um bom foco.

Em seguida utilizei o disco da ARY, The Sea, que conheço bem, este com mais componentes musicais. Novamente a pequena caixinha da Pro-Ject dá conta do recado satisfatoriamente, e nos entrega uma boa dose de velocidade nos transientes e microdinâmica. O que foge um pouco das mãos do Stream Box S2 é a largura de palco – não decepciona, mas à medida que vamos aumentando a quantidade de músicos no palco apresentado pelo aparelho, percebemos que o palco sonoro se alarga de forma mais tímida, principalmente em gravações ao vivo em teatros como no caso da faixa Car Désespéré da Cécile Verny Quartet, e no disco do Harry Belafonte At Carnegie Hall. Já os timbres são muito bons e com ótimas texturas.

Estilos musicais como Jazz blues e folk vão muito bem no Stream Box S2 Ultra. Já com rock, especificamente as prensagens muito comprimidas, pode soar cansativo. Tem gravações que não se salvam, mesmo, e para estas até os sistemas Estado da Arte passam apuros.
Fora essas gravações muito comprimidas que não se salvam mesmo, o Stream Box é bastante eclético, mostrando a música com enorme entusiasmo!

CONCLUSÃO

O Pro-ject Stream Box S2 Ultra aparece como uma ótima opção para quem quer um produto minimalista, competente e que custe pouco. É um aparelho que pode superar as expectativas dos donos de sistemas Ouro e Ouro Recomendado, com uma boa folga tanto na sonoridade e opções de conexão como também por seu preço mais que convidativo. Se você tem sistemas com DAC externo ou amplificador integrado com DAC de mil e quinhentos à oito mil reais, que não possuem streaming de música embutido, vale a pena ouvir este pequeno valente – você irá se surpreender.


Pontos positivos

Gabinete pequeno, fonte externa com vários tipos de 2P+T (pinos elétricos).

Pontos negativos

O App proprietário da marca não funciona muito bem.


ESPECIFICAÇÕES
Formatos de ÁudioPCM 32 bit/352.8 kHz, DSD256
Internet RadioTuneIn
Serviços de StreamingTIDAL, Spotify, Qobuz
Protocolos de Dados SuportadosRAAT, Shairport, DLNA
Multi-roomAté 6 equipamentos
Entradas2x USB-A
Micro USB-B (PC-Detox)
Network (Ethernet, WiFi)
Bluetooth
Padrões de WiFi802.11 b/g/n/d/e/h/i
BluetoothBluetooth Classic + EDR v2.1, v3.0, v4.0 e Low Energy
SaídasAudio optimized USB-A
HDMI (vídeo)
Controlável através deApp, Web Browser, Roon
Dimensões (L x A x P)105 x 37 x 105 mm
Pes375 g (sem a fonte)
PRO-JECT STREAM BOX S2 ULTRA
Equilíbrio Tonal 8,0
Soundstage 7,5
Textura 8,0
Transientes 8,0
Dinâmica 8,0
Corpo Harmônico 8,0
Organicidade 7,5
Musicalidade 8,0
Total 63,0
VOCAL
ROCK, POP
JAZZ, BLUES
MÚSICA DE CÂMARA
SINFÔNICA
OURORECOMENDADO



Mediagear
contato@mediagear.com.br
16 3621.7699
R$ 11.225

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *