A Edifier do Brasil anunciou que nos próximos meses começará a trazer para o País toda a linha de fones de ouvido eletrostáticos da célebre empresa japonesa Stax, além dos amplificadores para os fones.
A linha atual da empresa é constituída por sete modelos de fones de ouvido eletrostáticos, acompanhados de sete modelos de amplificadores específicos para fones tipo eletrostático – sendo que os fones não funcionam sem estes. Os conjuntos funcionam de maneira semelhante às caixas acústicas eletrostáticas, porém em menor escala.
A empresa japonesa foi adquirida pela fabricante chinesa de caixas acústicas ativas e fones de ouvido, Edifier, em dezembro de 2011.
A Stax é uma empresa japonesa focada principalmente em fones de ouvido – especialmente os eletrostáticos, e amplificadores para fones – porém já tiveram em sua linha, ao longo dos anos: caixas de som, braços para toca-discos, CD Player, DACs, e cápsulas para toca-discos.
A Stax foi fundada por Naotake Hayashi em 1938, lançando seus primeiros produtos na década de 50, como um microfone condensador, a cápsula CP-20 e o braço LA-24, e em 1954 veio seu primeiro tweeter eletrostático.
Somente em 1960 a empresa foi lançar seu primeiro fone de ouvido eletrostático, o Stax SR-1 e, em 1968, a linha foi complementada por mais dois modelos: SR-2 e o SR-3.
Em 1994, o headphone eletrostático Stax SR-Omega foi lançado, trazendo um som realista e sem de distorções, casado com o amplificador SRM0T2, com o intuito de ser usado em monitoramento de gravações de alta qualidade. Mas o produto fracassou devido ao seu alto preço, entre outros problemas, sendo considerado a principal causa do pedido de falência da empresa em 1995.
Após uma recuperação em 1996, a companhia acabou sendo vendida para a chinesa Edifier em 2011 – a qual manteve a empresa desenvolvendo e produzindo seus fones da mesma maneira, além de promover uma renovação nas instalações e equipamentos da mesma.
Para mais informações:
Edifier
www.lojaedifier.com.br/