AUDIOFONE – Teste 1: FONE DE OUVIDO RELOOP RHP-30

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Juan Lourenço
revista@clubedoaudio.com.br

A Reloop é uma empresa de áudio alemã fundada em 1996, que rapidamente conquistou um lugar de destaque na cena musical eletrônica. Seus produtos são pensados principalmente para DJs, profissionais de estúdio e para todos que amam música.

A Reloop desenvolve de mixers e mesas controladoras para DJs, de microfones e toca-discos de vinil à fones de ouvido, além de uma parceria com a Ortofon para comercialização de cápsulas com design visual Reloop. Tivemos a oportunidade de passar bons momentos com dois produtos da marca: os toca-discos de vinil Turn 2, avaliado na edição 244 da CAVI, uma ótima surpresa capaz de brigar com o Rega Planar P1 de igual para igual, e o toca-discos Turn 5 com seu visual clássico na edição 247. Agora a Alpha AV, que traz os produtos Reloop para o Brasil, nos cedeu o fone de ouvido RHP-30, um fone de ouvido premium voltado para DJs e, claro, para quem não abre mão da boa qualidade de som e de construção dos fones profissionais. Além da série RHP, com os modelos RHP-20, 30 e um mono, existem mais quatro linhas: SHP, RH, Airphones e INP esportivo intra-auricular.

O RHP-30 segue a velha escola, ou seja, é um fone minimalista, diria até discreto no visual, com ‘pegada’ profissional, o que me agrada bastante, pois tem personalidade e o design é bem resolvido, combinando bons materiais duráveis, bonitos e que passam uma sensação de robustez ao toque.

O RHP-30 combina bem o ABS com leve toque acetinado como material principal, e metais em pontos chave onde a maior resistência é exigida, como as articulações da concha, e no arco de cabeça.

Por falar em conchas, estas são bastante confortáveis na orelha, embora não girem na horizontal – algo seria de se esperar em um fone para DJs – elas possuem um bom ângulo de inclinação na vertical. As almofadas têm ótima sensação na pele e boa ‘memória’ de retorno. A espessura da parede das almofadas é que achei serem um tanto exageradas, entendo que sejam assim para reduzir barulho externo, mas poderia ser só um pouco mais finas para acomodar melhor na orelha.

Os drivers de quarenta milímetros possuem impedância de 40 ohms, faixa de freqüência de 10Hz a 24 kHz e potência máxima admissível de 1.000 mW. O peso total do fone é de 355 g. Para acompanhar o fone a Reloop disponibilizou três cabos de interconexão: um cabo flat de 1,2 metro, um cabo comum com microfone embutido também de 1,2 metro, e um cabo helicoidal de três metros comumente utilizado por DJs.

A embalagem do RHP-30 inspira proteção, expondo sua qualidade sem deixar detalhe algum de fora. O acabamento em papel cartão de alta qualidade acomoda o fone sem folgas, graças às proteções internas em espuma e polietileno. A tampa tem fechamento por imã e toda a embalagem é protegida por um encarte com grafias modernas, tudo compatível com o nível de acabamento do fone.

COMO TOCA

Para o teste utilizamos os seguintes equipamentos. Fontes: Astell & Kern modelo Kann, smartphone Samsung S10 Plus, iPhone
8 Plus, e streamer Innuos Zen mini com fonte externa. Amplificador para fone de ouvido: Teac HA-501. Cabos de força: Transparent MM2. Cabo de interconexão: Sunrise Lab Illusion Magic Scope RCA.

Como o RHP-30 é um fone para DJ, começamos os testes utilizando o cabo helicoidal, e com músicas eletrônicas como
Minimum-Maximum do Kraftwerk, Deadmau5, Whities 024 do Anunaku, e Infected Mushroom que amo de paixão! Devo dizer que o RHP-30 surpreende positivamente, trazendo uma clareza e foco muito bons, mas tudo estava um pouco letárgico demais para o meu gosto, então resolvi colocar o cabo flat, e foi aí que a mágica aconteceu! A letargia foi embora, apareceram transientes mais rápidos, a dinâmica agora tinha vigor e uma progressividade muito boa. Para um dia de trabalho como DJ é impossível não utilizar o cabo helicoidal, mas para audições em casa, opte pelo cabo flat, pois ele realmente mostra o melhor do fone! Os detalhes brotam com mais facilidade e o fone revela boas doses de sutilezas e intencionalidades contidas nas músicas. A região alta, os agudos, não são ásperos têm boa definição, e à medida que as frequências vão descendo, as transições se mostram mais suaves, o que é correto acontecer.

Os graves têm boa qualidade e fluidez, mas falta uma pitada de textura para ficar na mesma medida que a região média, que é realmente o ponto alto deste fone. De vozes a efeitos, tudo é percebido com clareza na região média sem sobrecarregar o cérebro com tendências artificiais que causariam fadiga auditiva, diminuindo o tempo de uso do fone. Pelo contrário, o prazer em ouvir música só aumenta!

CONCLUSÃO

A Reloop fez um ótimo trabalho neste fone dando à ele um bom equilíbrio entre conforto auditivo, ergonomia e durabilidade. É um fone que vai bem para quem deseja se aventurar nas mesas e pick-ups, e para quem apenas deseja curtir suas músicas favoritas com estilo e qualidade.


PONTOS POSITIVOS

Leve e confortável. Extremamente musical.

PONTOS NEGATIVOS

Almofadas poderiam envolver melhor as orelhas.


ESPEFICICAÇÕES
Resposta de frequência10 Hz – 24 kHz
Potência admissível1.000 mW
Impedância40 Ohms +/-15% (@ 1 kHz, 1 mW)
Pressão acústica102 dB +/-3 dB (@ 1 mW)
Driver40 mm
Conectores3.5 mm jack / 6.3 mm adaptador (folheado a ouro)
Peso355 g
Cabos1.2 m (simples com microfone), 1.2 m (flat), 3.0 m (helicoidal)
FONE DE OUVIDO RELOOP RHP-30
Conforto Auditivo 6,5
Ergonomia / Construção 6,5
Equilíbrio Tonal 7,5
Textura 7,5
Transientes 7,5
Dinâmica 8,0
Organicidade 7,5
Musicalidade 7,5
Total 58,5
VOCAL
ROCK, POP
JAZZ, BLUES
MÚSICA DE CÂMARA
SINFÔNICA
PRATAREFERENCIA



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