Primeiras Impressões: APLICATIVO USB AUDIO PLAYER PRO

HARMAN EXJBL PARTYBOX 710 E PARTYBOX 110 CHEGAM PARA ALEGRAR AS FESTAS
setembro 14, 2021
Editorial: SERÁ QUE TEREMOS A CHANCE DE OUVIR VINIL HD EM BREVE?
setembro 14, 2021

Christian Pruks
christian@clubedoaudio.com.br

Faço grande parte da minha audição de música em formato digital tendo o smartphone como central de streaming – tanto para acesso e controle de aplicativos de serviços de streaming de música, como para reproduzir minha biblioteca de CDs digitalizados, ou seja, de arquivos de áudio que ficam, a maioria, dentro desse mesmo smartphone. Na maior parte do tempo, o app de streaming, o serviço de streaming que eu uso é o ‘ovelha negra’ YouTube Music, que não consegue (e nem sei se tenta) integração com aparelhos streamers e afins – onde Tidal e Spotify correm por fora. Para falar a verdade, eu nunca pesquisei qual é a política deles nesse sentido, mas acho que o resultado sonoro do YouTube Music é um bocado melhor que Deezer e que Spotify, além de ser favoravelmente comparável com Tidal – em sistemas de entrada – por um preço extremamente mais vantajoso.

Ou seja, minhas audições de música em formato digital se dão – no smartphone plataforma Android – em duas frentes: ouvir meus playlists no YouTube Music, e ouvir meus arquivos a partir do cartão de memória do smartphone. Para este último, passei anos ouvindo, experimentando, praticamente todos os apps gratuitos para reprodução de música, para Android, que achei no Google Play.
Parte dos apps gratuitos traziam uma sonoridade mais cheia nos graves e médios, mas com agudos sujos e feios – como é o caso de um muito usado chamado BubbleUPnP, ou seja, inaceitável. E outra parte tinha magreza nos graves e médios, mas com agudos super limpos – e dentre esses eu selecionei e tinha optado por usar o menos magro, que se chama apenas ‘Music Player’, extremamente simples, mas funcional.

Muitos dos apps players gratuitos, a maioria aliás, carece de refinamento – eles ‘pasteurizam’ um pouco a reprodução. E nesse cenário, a audição dos arquivos do cartão de memória ainda é um pouco superior em qualidade do que o mesmo conteúdo pelo serviço de streaming. Em alguns casos, a diferença é até pequena, sendo que com uma boa seleção do que se vai ouvir, para a maioria dos audiófilos mortais, algum serviço bom de streaming é suficientemente bom.

Mas, para quem não abre mão dos arquivos que tem armazenado, sejam originários de sua própria coleção de CDs ripada, ou especialmente downloads comprados ao longo dos anos, e querem ter a melhor reprodução disso, com qualidade muito superior à dos serviços de streaming, a melhor opção de app (pago) que eu já ouvi é o USB Audio Player PRO! Claro que existem outros apps pagos disponíveis, que podem rivalizar com o USB Audio Player PRO (que me veio altamente recomendado por um amigo) – e, quem sabe, amigo leitor, não poderemos em um futuro testar cada um deles.

Nesse meio tempo… O USB Audio Player PRO é um app disponível apenas para a plataforma Android, que tem todas as funcionalidades de criação de playlist, visualização de capas, organização tanto por gêneros como por artistas, etc.

CONFIGURAÇÃO

O USB Audio Player PRO também permite a utilização dos serviços Tidal ou Qobuz a partir de dentro dele – e há alegações de melhora sonora em relação ao uso do app do Tidal direto, por exemplo. Tentei indagar porque não teria a possibilidade da integração do YouTube Music, e a informação que a Internet me deu foi de que o app do YouTube Music usa os recursos de som do sistema Android mais ou menos do mesmo jeito que o USB Audio Player PRO usa, ou seja, gerencia o som direto, em vez de passar pelo gerenciamento do sistema operacional Android – e que não haveria ganho em utilizar-se o YouTube Music através do USB Audio Player PRO. Se for isso, também é um dos grande motivos da superior qualidade sonora desse app, já que esse é um dos princípios por trás
também dos drivers de som tipo ASIO nos computadores Windows: gerenciar diretamente a placa de som, trazendo maior fidelidade e menos perdas. O ASIO foi inventado para a utilização de interfaces de gravação de estúdios profissionais, em computadores como o Mac e, depois, no Windows, garantindo um nível de qualidade muito superior à placa de som original.

O USB Audio Player PRO foi criado, como o nome já diz, para o gerenciamento e a obtenção da melhor qualidade sonora através da conexão ao smartphone ou ao tablet de um DAC USB externo – algo que está se tornando cada vez mais popular para áudio portátil: um smartphone com um DAC/amplificador de fones de ouvido, igualmente portátil, conectado a ele pela porta USB, e utilizado com algum fone de ouvido de alto nível, e até com fones hi-end!

O lado bom é que o USB Audio Player PRO também funciona com o DAC interno de uma grande quantidade de modelos de smartphones – basta consultar o modelo do seu na Internet no site do desenvolvedor do aplicativo. E é assim que eu estou usando! Com resultados fenomenais em um LG V20. Quando você abre o app pela primeira vez, o mesmo acusa que não há um DAC ligado na entrada USB, e pergunta se você quer usar com DAC interno do seu smartphone.

O app USB Audio Player PRO, nas suas configurações, tem uma série de opções, como Buffer Size (que eu deixei no mínimo), Bit Perfect (ativado), e Upsampling (desligado), conversão para DSD (desligada), entre outros, sempre processamentos – e, claro, sem equalização! Ou seja, o mais puro possível, e com o mínimo de alteração possível no sinal digital, dá o melhor resultado sonoro sempre!

O app aceita a conexão de DACs externos que são até 32-bit, com taxas de amostragem até 384kHz – gerenciando o DAC diretamente – e reproduz arquivos tipo WAV, Flac, OGG, MP3, Aiff, AAC, M4A, e até DSD! E também pode reproduzir MQA, dependendo do DAC.

COMO TOCA

O que melhorou em relação ao que eu estava utilizando antes? Extensão nos dois extremos, timbre mais correto, texturas mais claras e bem definidas, e corpo harmônico muito, muito mais correto – sem turbinar e nem faltar, bem dosado.

Ah, o palco dobrou de altura e dobrou de profundidade, no ato! Ao ponto de dar play, ouvir alguns segundos, e falar “uau!”. Um de meus discos favoritos, The Rhythm of the Saints, do Paul Simon, um disco de rock muito bem gravado (pra rock), eu tenho tanto no cartão de memória quanto no playlist do streaming. Bom, no streaming o palco tem duas camadas de profundidade – e no USB Audio Player PRO, tem QUATRO camadas de instrumentos na profundidade de palco!

Em uma outra gravação, que tem em um momento uma nota de piano, uma nota média-grave, agora a duração dela é pelo menos quatro vezes mais longa do que antes. Intencionalidades, noção de ritmos e ‘levada’, são muito superiores – em gravações onde antes tinha-se a sensação de todos os músicos tocando na mesma velocidade, tudo meio ‘quadrado’ agora percebe-se variações mínimas de velocidade entre eles, mostrando que cada músico age e reage, tocando em grupo, de maneira diferente, e isso mostra um nível de organicidade muito mais alto. Naturalidade e Musicalidade: muito melhor!

CONCLUSÃO

O USB Audio Player PRO virou a minha referência para reprodução de música em meu smartphone. Simples assim.

App: USB Audio Player PRO
Desenvolvedor: eXtream Software
www.extreamsd.com
Plataforma: Android
Disponível em: Google Play Store
Preço: US$7,99

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *