AUDIOFONE – Editorial: NÚMEROS ALARMANTES!

AUDIOFONE: SENNHEISER ANUNCIA FONE DE ENTRADA COM ANC
outubro 15, 2021
Teste 3: CAIXA ACÚSTICA COAXIAL SEM FIO CABASSE THE PEARL AKOYA
novembro 12, 2021

Sei que sou chato e insistente, mas com dados tão preocupantes como os que irei relatar neste editorial, não posso deixar de alertar você leitor, que deseja ter um bom fone de ouvido, que não seja falsificado e muito menos contrabandeado. Mas a primeira triste notícia foi divulgada pela Organização Mundial de Saúde, em um alerta para o mundo que quase 2 milhões de jovens entre 13 e 21 anos de idade, já estejam com sua audição totalmente comprometida! A situação é tão grave que a OMS irá, nos próximos meses, lançar em parceria com os maiores fabricantes de fones de ouvido, um novo alerta aos consumidores e uma certificação de produtos que atendem as especificações de segurança estabelecidas pela entidade. Sabemos que ações deste tipo tem muito pouco resultado, se o consumidor não tiver consciência que ele precisa fazer sua parte, e que os veículos de comunicação precisam alertar continuamente sobre o problema.

A segunda notícia, também de enorme gravidade, é que estima-se que 40% dos fones de ouvidos comercializados no mundo sejam produtos falsificados e sem o menor critério de padrão de qualidade. O que só agrava o primeiro problema aqui citado, pois quanto menor a qualidade na fabricação, maior o índice de distorção do fone em volumes exagerados. Para que você tenha ideia do problema, amigo leitor, um dado da Polícia Federal de 2019, mostra que um único fabricante de fones de ouvido teve a apreensão de mais de 500 mil fones falsificados! E a Associação de Fabricantes de Produtos Eletrônicos estima que o índice de falsificação de fones e smartphones no País, possa tranquilamente estar muito próximo de 50%. E que a situação, com a pandemia, só se agravou, com a venda direta on-line! Claro que, como consumidores, estamos sempre buscando o melhor preço possível (ainda mais com o dólar nas alturas), mas no caso específico de fones de ouvido, temos que levar em conta que se trata também de uma questão de saúde auditiva! Então, meu amigo, pense nisso na hora que vir uma oferta do fone que você tanto deseja, pela metade do preço de revendas certificadas.

Se conheces o ditado: “O Barato que Sai Caro”, entenderá perfeitamente a gravidade de ambas as informações!