AUDIOFONE – Teste 1: FONE DE OUVIDO STAX SR-009S & AMPLIFICADOR SRM-700T

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Fernando Andrette
fernando@clubedoaudio.com.br

Para o nosso leitor da Áudio & Vídeo Magazine, a Stax é uma marca que soa como boa música aos ouvidos, mas para os novos leitores da Audiofone, provavelmente a Stax seja um fabricante de fones que jamais ouviram falar!

Então tentarei escrever esse teste para ambos os perfis, contando um pouco da história deste incrível fabricante aos que não conhecem, e relatando a performance deste segundo mais importante fone em sua linha (já que no ano passado a Stax lançou o novo modelo top o SR-X9000).

A Stax foi fundada um ano antes de eclodir a Segunda Guerra Mundial, em 1938, no Japão, e seu primeiro fone de ouvido eletrostático foi apresentado ao mundo em 1960, sendo batizado como SR-1. E daí em diante, a Stax ganhou o mundo, diversificando sua linha com a produção de cápsulas e braços para toca-discos de vinil, e até eletrônicos (amplificadores e CD-Players).

Mas jamais abandonou o aprimoramento e diversificação de fones eletrostáticos.

Infelizmente, depois de muitos erros estratégicos, em 1995, a Stax se tornou inviável – e depois de inúmeras tentativas de salvar a empresa, ela fechou. O que só valorizou ainda mais seus fones eletrostáticos feitos até o período de insolvência! E tornou a marca um ícone de referência em eletrostático em nível mundial.

Felizmente, em 2011, a empresa chinesa Edifier adquiriu a marca, e teve a feliz ideia de manter a empresa com seu desenvolvimento no Japão, e recontratou a maioria do staff da empresa dos anos 90.

Atualmente a Stax mantém em linha oito fones eletrostáticos, mais sete amplificadores de fones, e alguns acessórios como cabos de extensão e suportes para fones de ouvido.

Existe uma enorme legião de ‘Staxistas’ espalhados pelo planeta, fãs incondicionais da marca que possuem diversos fones Stax de diversos períodos (eu conheço alguns, sendo os mais próximos o colaborador André Maltese e o querido amigo Roberto Diniz).

O que pode parecer estranho para os nossos novos leitores é como alguém pode ter tanta admiração por uma marca, a ponto de ter vários fones deste fabricante. E só posso explicar isso quando esses leitores ouvirem um fone eletrostático Stax, e compreenderem o que sua assinatura sônica tem de tão ‘singular’ em relação às outras topologias muito mais comuns e baratas.

Eu tive por uma década o Stax Lambda Pro, e inclusive o usei na monitoração da gravação dos discos Genuinamente Brasileiro volumes 1 e 2. E por um simples motivo: sua praticidade e fidelidade em ajudar na escolha dos microfones corretos para cada um dos instrumentos usados na gravação. Pois como foram inúmeros instrumentistas, e cada um com instrumentos de diferentes níveis de qualidade, o Stax Lambda Pro foi fundamental para a agilização de escolha e posicionamento do microfone em relação a cada instrumento gravado.

Esse sempre foi o grande diferencial dos fones Stax em relação aos outros grandes fones do mercado: fidelidade na reprodução dos timbres.

Agora, como todo fone tem suas vantagens e desvantagens, pois é um fone que não pode ser usado na sala de gravação pois seu som vaza para todos os lados, e não é um fone que suporta altos volumes sem distorcer, e os cuidados tem que ser extremos para que ele tenha uma vida longa.

Costumo sempre dizer que não é o consumidor que escolhe um Stax, e sim o contrário: o Stax escolhe quem está pronto para apreciá-lo e tirar todo o proveito e prazer sonoro que ele tem a oferecer.

Então, quando a Edifier Brasil nos procurou e nos ofereceu para teste o SR-009S e o amplificador de fone SRM-700T, não tínhamos como recusar a oferta.

O acabamento do SR-009S é de alto nível, feito em alumínio usinado e peças de couro nos lugares certos, para proporcionar conforto e excelente ergonomia na cabeça. Diria que estão entre os fones mais macios e confortáveis que tive o prazer de testar nos últimos três anos.

Ele vem embalado em uma bela caixa de madeira, que deve ser guardada com cuidado, pois depois de cada audição será o local mais seguro para guardar o Stax.

Os terminais são banhados a ouro, e o cabo além de flexível é de excelente qualidade tanto de acabamento, quanto de construção.
Para o teste, a Edifier nos enviou o amplificador de fone modelo SRM-700T. Os fones eletrostáticos necessitam de uma alimentação de alta voltagem para a polarização da membrana, portanto eles possuem um cabo e um plugue especial, que é conectado em um amplificador desenhado especificamente para a tarefa de prover não só o sinal contendo a música, mas também essa alimentação de alta voltagem. Além dos amplificadores da própria Stax, existem no mercado mundial outras marcas que fazem amplificadores específicos para fones eletrostáticos.

O SRM-700T é um dos três melhores amplificadores de fone eletrostático da linha da Stax, abaixo do SRM-T8000 – que na minha opinião seria o mais indicado para o SR-009S, mas que não estava à disposição no momento do teste.

O SRM-700T utiliza as válvulas 6SN7 na saída que, segundo o fabricante, se mostraram muito mais eficientes, tanto em termos de performance como de durabilidade. Os resistores de enrolamento não indutivo são da VISHAY, os transistores FET são de pares
combinados com tolerância de 1% , e os capacitores de filme de alta definição são feitos pela WIMA por encomenda.

O controle de nível pode ser passado, e o usuário usar um pré de linha externo – foi o que fiz no final do teste, passando pelo pré de linha da Nagra Classic, para ver se extraia mais algum ‘sumo’ em termos de performance, usando a entrada RCA. E, como no amplificador de fone mais sofisticado, o SRM-T8000, o potenciômetro de volume é fixado em uma caixa blindada, para evitar interferência de rádio frequência.

Segundo o fabricante, as especificações técnicas são as seguintes. Resposta de frequência DC-100kHz (com o Stax SR-009S), ganho 60 dB, distorção harmônica 0,01% (saída de 1 kHz/100 Vrms), impedância de entrada 50 kOhms (RCA) 50 kOhms x 2 (XLR), tensão máxima de saída 340 Vrms (1 Khz), tensão de polarização PRO 580V, consumo de energia de 54W, peso de 5,7 Kg.

Adoraria ter tido mais opções de amplificadores de fones eletrostáticos, ou pelo menos por uns dias o top de linha T8000, mas às vezes não é possível, então temos que nos virar com o que temos. Deixo registrado essa vontade, pois temo que o potencial do SR-009S seja ainda maior com um amplificador de fone mais sofisticado, então a primeira dica para os interessados em ter essa maravilha: o investimento também terá que ser no mínimo em um amplificador de fone eletrostático do nível do aqui utilizado no teste.
Mas que, se puder investir no T8000, não pense um segundo a mais! Pois irá valer cada centavo!

Para o teste utilizamos nosso Sistema de Referências, tanto fonte analógica como digital. Pelas entradas RCA, RCA paralela, para usar o volume do pré de linha Nagra Classic como volume (foi aí que percebemos o quanto o Stax oferece ainda mais em termos de silêncio de fundo e extensão nas duas pontas), e o setup analógico utilizando o pré de phono V10 da Hegel e nossa referência, o PH-1000 da Gold Note.

Quem nunca ouviu música em um fone eletrostático irá estranhar os primeiros minutos, pois a quantidade de informação recebida realmente assusta. É como ser jogado dentro da jaula dos leões, pois pode-se ficar tonto com tanta informação adicional, tanto em matéria de microdinâmica, como de textura e intencionalidade. Ruídos, gemidos, falhas na captação, vacilos do solista e sons estranhos de vazamento da sala de gravação, ou erros grotescos na escolha das reverberações digitais – tudo se torna explícito.

O segundo susto é reajustar o volume para bem mais baixo do que se está acostumado a ouvir, pois tudo está perfeitamente equilibrado tonalmente. Então, minha sugestão para os ’virgens’ com o uso de fones eletrostáticos, peguem leve no começo, com as primeiras audições de pequenos grupos e, se gostarem, muita voz feminina e masculina. Assim, irão entender muito rapidamente onde estão os encantos que seduzem tantos melômanos e audiófilos quando falam de Stax!

Se me pedirem para fazer um paralelo com alguma eletrônica que tenha esse poder de sedução, o que me vem imediatamente à mente é Shindo, fabricante também japonês, que possui uma assinatura muito semelhante aos fones Stax. Pois ambos se preocupam com a qualidade do acontecimento musical e não quantidade.

E assim como Shindo é para um nicho muito específico de audiófilos, o mesmo eu digo para os fones Stax. Pois já li inúmeros depoimentos em fóruns de pessoas que não acharam Stax ou Shindo tudo isso, pois não se pode dar muito ‘gás’ (palavra muito utilizada) ou que não parecem ter pegada (também termo muito utilizado). Já do outro lado, o dos que apreciaram, o que mais leio são: musicalidade, neutralidade, ausência de pirotecnia ou desequilíbrio tonal, etc.

Como escrevi no começo desse teste, Stax são fones para quem, acima de tudo, deseja fidelidade na reprodução, independente dos acertos e erros do engenheiro de gravação. São ouvintes que querem a imersão total, sem desvios no que foi captado, mixado e masterizado.

E, acima de tudo, sabem dos riscos de fazer audições com volumes altos, e escolhem um fone eletrostático justamente para lembrá-los de que os limites estão ali para serem seguidos.

Mas os que nunca ouviram um Stax, não tirem conclusões precipitadas de que a música então deve ficar ’sem graça’, pois é justamente o oposto! A capacidade do Stax nos colocar literalmente entre os músicos, como se fossemos um dos integrantes da gravação, é seu maior diferencial de qualquer outro fone que o amigo já tenha ouvido e apreciado. Ele nos faz co-participantes de todas as gravações que amamos, de forma privilegiada e emocionante.

Como vocês sabem, tenho profunda paixão por quartetos de cordas e instrumentos solo, e ouvir inúmeras gravações desse gênero pelo SR-009S foi um grande presente nas três semanas que tivemos o Stax em nossa Sala de Referência.

O interessante é que, devido ao grau de fidelidade do Stax, nossa perspectiva é a soma da captação dos microfones, ambiência da sala de gravação e mixagem, o que nos permite sermos ouvintes privilegiados em cada disco que ouvimos – tão privilegiados quanto um engenheiro atento, e que não se esconde na técnica e confia apenas nos monitores para fazer suas gravações.

Essa é a magia que faz de cada consumidor apaixonado por um fone Stax, continuar a propagar suas virtudes a quem deseja conhecer essa marca que mudou de patamar os fones hi-end, e continua a fazer história no presente.

Ouvir o SR-009S é acreditar que existem excelentes fones, e existe Stax. Agora, entender isso depende de você amigo leitor, pois eu só posso te trazer até aqui e te dizer o quanto o SR-009S é excelente, correto, refinado, fidedigno e exigente para se extrair todos os seus benefícios.

Toda a legião no mundo dos que possuem vários modelos Stax, estão aí para comprovar tudo que aqui escrevi.

Se o seu desejo é fazer de suas audições uma viagem no tempo, cada vez que você aperta o play, em termos de fones de ouvido, não conheço opção mais segura e prazerosa!

FONE DE OUVIDO STAX SR-009S & AMPLIFICADOR SRM-700T
Conforto Auditivo 11,0
Ergonomia / Construção 10,0
Equilíbrio Tonal 12,0
Textura 13,0
Transientes 13,0
Dinâmica 10,0
Organicidade 13,0
Musicalidade 13,0
Total 95,0
VOCAL
ROCK, POP
JAZZ, BLUES
MÚSICA DE CÂMARA
SINFÔNICA
ESTADODAARTE



Edifier
www.edifier.com.br
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