Fernando Andrette
fernando@clubedoaudio.com.br
Acho muito inteligente da Edifier ampliar o universo de pessoas que possam conhecer os lendários fones eletrostáticos da Stax, e o melhor: comprar esses novos fones!
E, mais interessante ainda, é usar também de sua parceria (com sua participação societária) com os fones planares Audeze, e com isso buscar integrar as tecnologias desenvolvidas pelos três fabricantes (Edifier, Stax e Audeze). E com isso a Edifier ganha participação nesse mercado tão competitivo, e oferece ao consumidor soluções tecnologicamente muito sofisticadas.
O primeiro produto dessa nova fase da Edifier será lançado em maio, e se chama Stax Spirit S3 GTM, e tivemos a exclusividade de testar em primeira mão esse belo fone.
Trata-se de um fone de ouvido sem fio Bluetooth (que funciona também com cabeamento normal), com um sistema de transdutores magneto-planar. Extremamente confortável, bem acabado, e que na faixa de fones ‘premium’ irá chacoalhar o mercado, tanto em termos de preço, como de performance.
O sistema de driver planar já é bastante conhecido, e busca obter o máximo de qualidade de resposta dentro do espectro audível com a menor distorção possível, sendo de maior eficiência e permitindo volumes maiores que a topologia eletrostática.
Para se atingir tão alto objetivo, as ondas sonoras em um sistema planar soam de forma uniforme, reduzindo a interferência por difração ou menor inteligibilidade em passagens com muita informação, ou com grande variação dinâmica.
A Edifier garante que a vida útil da bateria é de 80 horas para reprodução de música, com duas horas de recarga. E existe a opção de recarga rápida de 10 minutos, para mais 11h de reprodução.
Os seus drivers magneto-planares possuem uma faixa ampla de resposta de frequência, de 10 Hz a 40 kHz.
Para chamadas, o novo fone Stax Spirit G3 utiliza o microprocessamento Qualcomm QCC5141, com um novo chip Snapdragon Sound que, segundo a Edifier, apresenta latência ultrabaixa e qualidade de voz mais clara e audível.
O comprador do novo Stax Spirit poderá habilitar o fone para as configurações de Equalização Personalizada para vários estilos musicais, com funcionalidade avançada, configuração de controle e memorização.
O fone foi desenvolvido com composto de fibra de carbono ultraleve e muito resistente, com sistema de dobradiças de dobra completa, almofadas auriculares e headband de couro legítimo, e um conjunto adicional de almofada de malha para um melhor resfriamento em contato com a pele.
Seu peso é de apenas 329 gramas, impedância de 24 ohms, nível de pressão sonora de 94 (+/- 3 dB SPL), resposta de frequência 10 Hz a 40 kHz e sensibilidade do microfone de -37 dBFS (+ /- 1 dBFS).
É notório que a Edifier, com o lançamento do Stax Spirit S3 GTM deseja atender ao audiófilo, mas também o consumidor que deseje um fone para uso em diversos ambientes, inclusive em trânsito.
Para o teste, utilizamos o Stax Spirit no celular reproduzindo Tidal (tanto via cabo como via Bluetooth), e no Sistema de Referência (via cabo) ouvindo Servidor de Música, e mídias físicas (LP e CD).
Ele tem como principal característica uma assinatura sônica equilibrada, sem excesso de graves, ou de brilho nas altas, deixando claro que se trata de um fone que reverencia o DNA sonoro Stax. A região média é muito transparente, e concordo com o fabricante que a distorção é realmente muito baixa, principalmente para música mais complexa como clássica e jazz. Minha dúvida é se, com esse correto equilíbrio ele atenderá as expectativas dos jovens que escutam música eletrônica, rap, funk, etc. Acho muito pouco provável que isso ocorra.
Mas para um perfil de público que goste de estilos mais refinados, acredito que terá forte aceitação.
Ele tem algumas semelhanças com o Sennheiser HD 560S, que acabei de testar, e como ambos estiveram conosco ao mesmo tempo, pude fazer várias comparações AxB. E o que o Stax Spirit é nitidamente superior é no grau de inteligibilidade e silêncio de fundo. O Sennheiser busca apresentar a música de forma mais ‘global’, sem mergulhar nos detalhes.
Agora, em termos de corpo harmônico e extensão e decaimento nas duas pontas, são muito parecidos.
Outra diferença está no grau de distorção. O limite do volume possível com o Stax Spirit é mais alto (o que pode ser um problema, para os que não sabem respeitar os limites de segurança).
O que me agrada e muito nessa nova geração de fones de qualidade, é que em termos de equilíbrio tonal os fabricantes estão buscando soluções muito interessantes para que o ouvinte escute sua música em volumes seguros. Nesse ponto o Stax Spirit é mais um que entra na minha lista de preferidos neste quesito.
Pude escutar dezenas de gravações de piano solo, quartetos e trios, com os volumes reduzidos, e nunca senti falta de peso no grave ou na região médio-grave (que quando falta, faz com que o ouvinte aumente imediatamente o volume).
Dois leitores me perguntaram, ao ler o teste do Sennheiser HD 560S, se ele seria um fone ideal para se ouvir Thrash Metal? Respondi que vai depender muito mais da qualidade de captação e da compressão da gravação, do que do próprio fone. Eles (eu acho), não se deram por satisfeitos com a minha resposta, e entendo perfeitamente a decepção. Mas é verdade: ouça a maioria das gravações de Thrash Metal e visualize no decibelímetro ou no VU (se tiver um em seu power) e vai ver que esse gênero musical a música, do primeiro ao último acorde, está no limite. Os VUs ou o decibelímetro nem se alteram.
E fones que conseguem reproduzir decentemente essas gravações são bem raras. Existem, claro que sim, mas é preciso fazer um bom pente fino para achar o ideal.
Então, o Stax Spirit também não será a melhor opção para Thrash Metal, mas para gêneros com menor compressão (ou sem nenhuma como na música clássica, jazz, blues, folk, MPB, etc.), será excelente.
Outra qualidade muito presente neste fone é a materialização física da música dentro de sua cabeça. É possível se levar alguns sustos com tanto detalhamento, como virada de página de partitura, roçar de unha no traste do violão, pedal de sustentação de piano sem graxa ou desregulado, e aquela mola grunhindo no pedal do baterista do Led Zeppelin em várias faixas de vários discos – que parece que nenhum engenheiro de gravação desses trabalhos detectou ou se incomodou. E que nesse Stax Spirit, passa a fazer parte constante, cada vez que o bumbo é acionado.
Então, aos apaixonados por transparência absoluta em fones, a boa notícia é que o Stax Spirit tem essa qualidade, e não custa uma exorbitância.
Como se trata de um lançamento, e a Edifier tinha apenas essa unidade (devido aos problemas com a insana guerra na Europa), tive apenas uma semana para avaliar em primeira mão esse fone. Gostaria de ter tido mais tempo para avaliar as equalizações e até o microfone.
Mas em termos gerais, e do que mais importa, acredito que tenhamos feito um apanhado fidedigno de suas qualidades e limitações.
Acho que o Stax Spirit S3 GTM é um fone interessante, e que pode atender a ‘tribos’ distintas de amantes de fones.
É um produto de enorme poder de alcance de inúmeras tendências e gêneros musicais? Não, pois seu conceito é manter o padrão de performance Stax vivo para as novas gerações.
Mas termos um produto Stax custando menos de 3.000 reais é um mérito a ser comemorado, por todos que desejam um fone de ouvido correto, equilibrado e com ótima performance!
Um fone Stax acessível.
Não é um produto para todos gêneros musicais.
Bluetooth | V.5.2 – ASDP, AVRCP, HFP (aptX, aptX HD, aptx Adaptive, SBC, AAC) |
Distância efetiva de conexão | 10 metros |
Duração de audição | 80 horas |
Capacidade da bateria | 1.500 mAh |
Conexão para recarga | USB-C (5 V / 1.5 A) |
Tempo de recarga | 2 horas |
Driver | Magneto-Planar 89 x 70 mm |
Impedância | 24 ohms |
Pressão sonora | 94 dB SPL |
Resposta de frequência | 10 Hz a 40 kHz |
Tipo de microfone | MEMS (3.5 x 2.65 x 0.98 mm) |
Sensibilidade do microfone | -37 dBFS |
Dimensões (L x A x P) | 208 x 110 x 255 mm |
Peso | 329 g |
FONE DE OUVIDO STAX SPIRIT S3 GTM DA EDIFIER | ||||
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Conforto Auditivo | 9,0 | |||
Ergonomia / Construção | 8,0 | |||
Equilíbrio Tonal | 10,0 | |||
Textura | 10,0 | |||
Transientes | 10,0 | |||
Dinâmica | 9,0 | |||
Organicidade | 9,0 | |||
Musicalidade | 10,0 | |||
Total | 75,0 |
VOCAL | ||||||||||
ROCK, POP | ||||||||||
JAZZ, BLUES | ||||||||||
MÚSICA DE CÂMARA | ||||||||||
SINFÔNICA |
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