AUDIOFONE – Editorial: UM DESAFIO INTERESSANTE PARA AVALIAR SEU FONE DE OUVIDO

AUDIOFONE: NOVO FONE SONY LINKBUDS S COM ANC, DOLBY ATMOS E LDAC
junho 6, 2022
Música de Graça: TINY DESK (HOME) CONCERTS – NPR MUSIC (PARTE IV)
junho 6, 2022

Após dois anos de paralisação, o maior evento do mundo de áudio hi-end foi realizado em Munique, na Alemanha, e os números impressionam: 450 expositores, 800 marcas, 9.472 profissionais de 80 países, e 19.767 visitantes e 417 jornalistas de 36 países. Números muito próximos do último realizado antes da pandemia, em 2019. Um evento dessa magnitude, óbvio que gera uma cobertura intensa dos diversos canais de mídia, e permite aos que não puderam ir ao evento, ter um ‘gostinho’ do que de melhor ocorreu em termos de lançamentos, tendências e performance. O mercado de fones de ouvido foi muito bem representado no evento, com mais de 30 fabricantes expondo seus lançamentos e protótipos, e sinalizando tendências para os próximos anos. Muitas mídias fazem a cobertura gravando as salas em que os sistemas estão sendo apresentados – e noto que essas gravações estão sendo aprimoradas, ano a ano, permitindo que, com um bom fone, possamos ouvir diferenças entre os sistemas e notar até mesmo se, no momento da gravação, a sala estava vazia ou lotada (com a alteração do tempo de reverberação nas salas). A cobertura com a melhor captação este ano foi do site Mono & Stereo, que em parceria com a Totaldac, utilizou microfones de alta qualidade, com um conjunto de excelentes fones de ouvido para monitorar e realizar essas gravações com quase duas horas! O editor da Mono & Stereo observa, na apresentação do vídeo, que o volume não é normalizado, respeitando o volume utilizado por cada expositor em sua apresentação, e que essa captação não foi processada de forma alguma (compressão ou equalização). E, portanto, será preciso que o ouvinte ajuste o volume para cada sala, adequadamente.

Pois bem, eu assisti às quase duas horas do vídeo, com nossos três fones de Referência (Sennheiser HD 800, Meze 99 Classics, e Grado Prestige SR325e), para poder ver as diferenças entre os três fones – e percebi que seria legal desafiar o amigo leitor a fazer o mesmo, com seus fones pessoais, e ver se ele consegue perceber as diferenças das mais sutis às mais óbvias, existentes em cada sala/sistema. Garanto que se seu fone tiver um bom equilíbrio tonal (não precisa ser excelente), muitas diferenças serão notadas, e se seu fone tiver um excelente equilíbrio tonal, até as sutis diferenças – como saber se a sala estava vazia ou cheia – serão audíveis.
E alguns sistemas realmente se destacam pelo nível de performance, possibilitando o participante compreender a distância entre um bom sistema e um ultra-hi-end!

Aos que puderem – e desejarem – compartilhar suas opiniões conosco, a respeito dos melhores sistemas apresentados, serão opiniões muito bem recebidas!

Espero ter muitas respostas!

Munich High End 2022 recorded by Totaldac