Enquete: RESULTADO DA ENQUETE DA EDIÇÃO DE ANIVERSÁRIO

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Fernando Andrette
fernando@clubedoaudio.com.br

Foi surpreendente o número de participantes da pesquisa que encartamos na Edição de Aniversário.

No total foram mais de 2 mil respostas, sendo 1826 válidas – por incrível que pareça, ainda que tenhamos colocado na capa o “26 Anos”, tiveram leitores que responderam, 25, 28 e até 30 anos!

Antes de explicar os dados computados da pesquisa, meu agradecimento à todos vocês que participaram, e parabéns aos 8 ganhadores dos prêmios (veja box com o nome de cada ganhador e o respectivo prêmio).

Recebemos uma média de quase 20 consultorias diárias de nossos leitores, e o leque de dúvidas é por demais abrangente, mas claro que pelo número de perguntas recorrentes, conseguimos ter uma noção bem próxima de tendências e preferências por topologias e marcas.

Ainda assim, quando realizamos uma pesquisa e temos um número tão significativo de respostas, não só ampliamos esse panorama como podemos detectar com muito maior precisão o que o leitor está pensando em termos de futuro, e o que ele já ‘conquistou’ no presente que o agrada ou não!

Algumas das perguntas da pesquisa foram feitas apenas para reforçar o que já sabemos, no entanto outras tiveram o objetivo de comparar respostas para ver o grau de coerência do nosso leitor.

E, cruzando essas perguntas e respostas, conseguimos traçar um ‘panorama’ bem mais atualizado e rigoroso do que pretendíamos obter.

Uma informação relevante que obtivemos, e que terá enorme peso na linha editorial de nossas futuras edições, é o número surpreendente de leitores que ainda não possuem tratamento elétrico e acústico em suas salas, e também o número de leitores que não têm uma sala dedicada para seu sistema de áudio e vídeo.

É dever editorial permanente lembrarmos nossos leitores dos benefícios inerentes ao tratamento de elétrica e acústica, assim como uma sala dedicada para o nosso hobby. Pois tratar elétrica e acústica, juntas, representam 50% do acerto ou erro de nossos investimentos!

Chega de conversa, e vamos aos resultados.

Aqui na redação, nossa estimativa era que a maneira com que o ouvinte escuta sua música, já haveria de ter passado dos 50% via streamer e música armazenada por computador. E não deu outra, 51.8% escutam sua música dessa maneira (36.5% streamer, 15,3% música armazenada no computador).

A surpresa, porém, ficou para os 48.2% que ainda escutam mídias físicas (CD, LP, Rolo e K7). O que mostra que muitos dos nossos leitores continuam preservando suas mídias físicas, e que essa decisão irá refletir na escolha de seus futuros upgrades de componentes.

A segunda pergunta era sobre que tipo de upgrade nosso leitor deseja realizar nos próximos 12 meses. E 22.7% responderam que não irão realizar nenhum upgrade, e 78% que sim. O produto mais desejado é caixa acústica, com 20%, seguido de amplificador (integrado e power) com quase 18%, toca-discos 15%, pré de phono 9%, cápsula 8%, e pré-amplificador 7%, e outros 1%. Se eu fosse importador, ficaria bem atento a esses números, pois indicam que se tivermos uma trégua na economia após as eleições, e a estabilização do dólar, o mercado em 2023 pode ser muito melhor que até aqui.

Na terceira pergunta, achei que o índice dos leitores que diriam ter uma sala dedicada, estaria acima dos 50%, e errei feio! Menos de 45% dos leitores possuem uma sala dedicada, e isso claro irá refletir nos números de salas que são acústica e eletricamente tratadas! O que dificulta e muito ao leitor que divide essa sala com a família, conseguir um ajuste fino de seus setups.

Mas já respondendo à questão da dificuldade em fazer os tratamentos, percebemos que na resposta sobre rede elétrica dedicada, 49% dos leitores fizeram a lição de casa (ultrapassando em 5% a porcentagem de salas dedicadas.

E, na pergunta seguinte, fica evidente que nossos leitores tentam contornar o problema de elétrica com o uso de acessórios de limpeza e estabilização de energia, já que 65% responderam que utilizam sim condicionador ou estabilizador de energia. Então, eis uma interessante pauta para futuras edições: ‘o uso desses acessórios elimina a necessidade de tratamento elétrico dedicado?’. Outra pauta: ‘os 35% dos leitores que não utilizam condicionador, fizeram o tratamento elétrico em seus sistemas? Se fizeram, este se mostrou mais eficaz?’.

São pautas nas quais certamente todos nossos leitores irão se interessar.

A seguir, eu coloquei as perguntas ‘capciosas’, no sentido explícito de ver a coerência de resposta do universo pesquisado, e veja que a resposta de pessoas que reconhecem existir elo fraco em seus setups, bate pontualmente com o número de pessoas que querem realizar upgrades nos seus sistemas. Pois 71.7% responderam que sim, seus sistemas possuem elos fracos a serem resolvidos.

Fiquei também interessado nos 13% que responderam não saber se seus sistemas possuem elo fraco. Será que este contingente não sabe o que é um elo fraco? Se for este o caso, aí está mais uma pauta para uma matéria, de como detectar se nosso sistema possui um elo fraco audível.

A próxima pergunta também me surpreendeu de forma positiva, pois somando os leitores que escutam mais de 8 horas semanais seu sistema, com os muito mais de 12 horas, chegamos a 70%.

O que significa isso? Que o nosso leitor realmente ama esse hobby, e busca certamente maneiras de mantê-lo satisfatoriamente em bom estado.

E mesmo os 30% que escutam no máximo 4 horas por semana, as razões podem ser inúmeras como: carga de trabalho, filhos pequenos, dividir o mesmo espaço do sistema com a família, etc.

Assim, a boa notícia para o mercado é que o nosso leitor se dedica com afinco ao hobby, o que garante que o mesmo não está correndo riscos de se tornar desinteressante a curto prazo!

Nessa pergunta seguinte, mais uma ‘pegadinha’: o quanto nosso leitor está feliz com seu sistema atual, e 60% responderam que estão, e 40% que não. A princípio parece termos uma incoerência entre o número de leitores que desejam realizar upgrades nos
próximos 12 meses (70%), com o número de satisfeitos com o atual sistema. Mas, conhecendo a ‘natureza’ do audiófilo, todos nós sabemos e praticamos a máxima de que o problema do bom é o ótimo, então é natural que o audiófilo – ainda que satisfeito com o atual estágio de seu setup – esteja sempre ouvindo ‘produtos’ que possam aprimorar essa satisfação!

Na próxima pergunta, em relação à nota que o pesquisado dá ao seu sistema, vemos que apenas 3% dos participantes deram nota 10 ao seu sistema, e 7% nota 9. Deram nota de 2 a 7 quase 70%, e nota 8 os 20% restantes. O que fica claro que o nosso leitor reconhece que tem evoluções a serem feitas, e que seu grau de satisfação sempre será relativo, quando ele for apresentado a sistemas melhores.

E na pergunta seguinte, novamente dou ao participante a possibilidade dele manifestar seus ‘sonhos e desejos’ em um upgrade final, e novamente as caixas acústicas são o objeto de maior desejo, com 25% das respostas, seguido de perto pela eletrônica com 20%, fontes digitais e analógicas os mesmos 20%, seguido por 18% que investiriam em uma sala dedicada, seguido por 12% na acústica da sala, e os restantes 5% em elétrica.

E as últimas questões foram dedicadas ao Home Theater, com a pergunta sobre o upgrade de televisor: que 60% responderam que não pretendem realizar esse upgrade (mesmo em ano de Copa do Mundo), e 40% disseram que irão.

Na pergunta sobre qual tecnologia deseja investir, a soma de televisores LCD/LED e QLED juntos representou mais de 70%, e OLED quase 30%.

Quanto à resolução (4K ou 8K), uma boa notícia para os fabricantes: 55% irão investir em um televisor 8K.

E a última pergunta da pesquisa, outra surpresa: perguntamos quantos utilizam ou têm a intenção de colocar um projetor em seu Home Theater, e apenas 25% disseram utilizar ou ter esse interesse. E 75% preferem o uso de um televisor acima de 60 polegadas.

Acho que conseguimos, com essa pesquisa, informações essenciais tanto para nós editorialmente, como para o mercado se posicionar nos próximos 12 meses.

Pois existem informações importantes para os importadores e fabricantes de televisores e projetores, que podem ajudá-los no planejamento da introdução de modelos 8K para esse público alvo.

Agradeço a todos vocês que participaram da pesquisa, nos dando a oportunidade de saber o que pensam, e esperamos retribuir com edições mensais cada vez melhores.

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