Editorial: O SUPER RÁDIO QUÂNTICO JÁ É UMA REALIDADE

julho 7, 2022
Espaço aberto: UMA CAIXA DOS ANOS 70 QUE FICOU NA MEMÓRIA DE LONGO PRAZO
agosto 5, 2022

Passei minha infância ouvindo a BBC, o concerto noturno, em um rádio de ondas curtas e ondas longas da Telefunken – nosso companheiro diário nos anos sessenta. Era o xodó do meu pai, aquele rádio que, de tão grande e pesado, eu tinha que segurar firmemente em sua alça com as duas mãos para colocá-lo na Vemaguete quando íamos sair a passeio com a família. Tinha dias que o sinal era limpo e nítido, outras tantas vezes a música vinha com tanto ruído que meu pai quase ficava louco tentando melhorar o sinal. Separar as diversas ondas (curtas e longas) era quase como jogar dados e torcer para sair o seis! Hoje, se você quiser ouvir a BBC, basta acionar em seu streamer o rádio digital e terá um sinal puro, limpo e de qualidade. E agora, um trio de engenheiros do laboratório de pesquisa do Exército dos Estados Unidos, criou um sensor capaz de analisar o espectro de rádio em sua totalidade – e isso permitiu criar um sintonizador quântico que sintoniza qualquer onda de AM e FM, Bluetooth, Wi-Fi e outros sinais de comunicação. O sintonizador quântico é capaz de captar qualquer sinal na faixa de 0 a 20 GHz! A técnica foi baseada no princípio do sensor quântico, um detector que usa um átomo de Rydberg, em que um único elétron é levado para um estado altamente energizado, o que o faz orbitar seu núcleo a distâncias muito grandes. Este átomo de Rydberg tem uma série de propriedades muito interessantes, já que possui uma resposta tão ampla a campos elétricos e magnéticos, tornando-o o sintonizador mais preciso já idealizado pelo homem. Mas, para viabilizar esse super sintonizador, a equipe conectou o átomo de Rydberg a um conjunto de átomos do elemento rubídio, diretamente ao circuito de micro-ondas, para poder decodificar o sinal. Com esse processo, os átomos de Rydberg são usados como uma antena muito sensível, para captar qualquer sinal no espectro de radiofrequência. Isso irá revolucionar tanto o sistema de captação como de transmissão de sinal nos próximos anos. Com a vantagem de que os sintonizadores quânticos só precisarão de um botão para ir captando a frequência desejada, sem passar por escolha de AM ou FM, e sem a desvantagem do sinal em determinadas regiões ser fraco ou intenso. E os sintonizadores quânticos prometem um som de alta qualidade em qualquer região do planeta! Espero que a descoberta não fique restrita a objetivos bélicos, e que em breve possamos ter a possibilidade de experimentar a eficácia desses sintonizadores quânticos em nossas casas e carros!

O sintonizador é composto por um laser energizando átomos artificiais – foto publicada no site Inovação Tecnológica