STEINWAY LYNGDORF LANÇA SUA LINHA DE PRODUTOS NO BRASIL

SAMSUNG ELECTRONICS LANÇA CURTA-METRAGEM, FEITO COM S22 ULTRA 5G – INSPIRADO NA SÉRIE STRANGER THINGS
julho 7, 2022
Editorial: O SUPER RÁDIO QUÂNTICO JÁ É UMA REALIDADE
julho 7, 2022

No dia 24 de maio, o AV Group realizou o evento Steinway Lyngdorf Experience, para apresentar os produtos da marca ao público brasileiro. Na ocasião, integradores de áudio e vídeo do segmento de luxury home e hi-end, puderam conhecer em detalhes os dois ecossistemas de produto da companhia, sendo eles: Lyngdorf Audio e Steinway & Sons.

Fundada por Peter Lyngdorf, empresário dinamarquês que atua desde 1975 no segmento, responsável por diversas contribuições aos sistemas digitais de alta qualidade, como por exemplo a conversão de sinais digitais PCM de forma mais simples e direta em sinais PWM, na amplificação classe D. Assim, os amplificadores empregam apenas uma única bobina e capacitor, criando um filtro passa-baixa de segunda ordem de 60kHz, encaminhando o sinal para a conversão D/A. Esse desenho propôs uma amplificação digital direta, propiciando um som claro, articulado e com boa dinâmica, e palco além de um fundo incrivelmente silencioso.

A principal convidada foi Katherine Spiller, diretora de vendas e marketing da Steinway Lyngdorf. Visitando pela segunda vez o Brasil, Katherine falou sobre as patentes exclusivas da empresa, entre elas o Room Perfect, sistema de correção de salas que, a partir de medições do ambiente e do foco de audição, corrige problemas acústicos da sala, mas alterando apenas o que precisa ser corrigido. A qualidade dessa correção é assegurada pelo kit de calibração, que inclui pedestal, microfone, cabos, hardware e software, todos desenhados para operar em conjunto com um algoritmo de correção, que vem sendo otimizado ao longo dos últimos vinte anos.

Segundo Katherine, graças ao sistema medir 2 milhões de reflexões em full-range, processadas em 32bit/96Khz, “o resultado é impressionante e ideal para corrigir as imperfeições de salas de home cinema e até mesmo de sistemas estéreo”. Na opinião de Lourenço Roldão, diretor do AV Group, “as prerrogativas do design de interiores se colocaram acima das demandas de tratamento acústico, por isso o Room Perfect é tão importante para conciliar performance à estética ambiente”.

Ainda durante sua palestra, foram apresentadas as linhas Lyngdorf e Steinway. A Lyngdorf Audio faz uso de todo o domínio da tecnologia digital para criar equipamentos compactos e de linhas sutis, consoante ao minimalismo e ao design dinamarquês. A eletrônica Lyngdorf é aberta e pode ser integrada a outros aparelhos de mercado, seja para compor cinemas ou estéreo. As caixas acústicas são, em sua maioria, de sobrepor com perfil baixo, ou de embutir, sempre focando em não interferir no ambiente.

Para grandes salas de cinema residencial e profissional, as caixas Line Source, associadas aos Boundary Woofers, são mais indicadas, pois a configuração em linha restringe a dispersão vertical do som, tornando mais uniforme a percepção do volume em todos os lugares da sala. Para salas profissionais, o processador top de linha MP-60 conta com opcionais como entrada DCI-compliant digital AES/EBU para servidores de cinema, saída digital de 16 canais AES/EBU, e entrada/saída AES67.

Já as caixas acústicas de cinema Steinway & Sons, vão além dos modelos em linha disponíveis, permitindo que o projetista informe suas necessidades e o fabricante crie modelos totalmente sob medida. De acordo com Filipe Ribeiro, também diretor do AV Group, esta foi a solução adotada em uma das unidades do condomínio de luxo Heritage Cyrela, situado no Itaim Bibi em São Paulo. “É impressionante como a Steinway Lyngdorf resolve projetos em qualquer nível, como seja num cinema de 5 lugares como no Heritage, ou um de 388 lugares como o Pacific Design Center na Califórnia”, comentou.

No entanto, o grande destaque da linha Steinway & Sons são suas caixas acústicas inspiradas nos lendários pianos da marca. As caixas possuem a identidade da Steinway em cada detalhe: o acabamento único em black piano, a estrutura em alumínio injetado polido, as peças em madeira precisamente moldadas, os detalhes e o logotipo exibidos no dourado inconfundível da marca. Assim, cada caixa acústica é uma celebração e uma releitura de um piano Steinway.

Por exemplo, a caixa flagship da marca, Model D, é inspirada no Piano Concert Grand Model D, e foi projetada para ter a mesma imponência e beleza desse piano de cauda com 2,74 m de comprimento. Segundo Ricardo Brunialti, do marketing do AV Group, “a caixa Model D foi criada não só para se parecer com um piano Model D, mas para tocar exatamente como um”. De fato, “a acústica da caixa é tão precisa que, ao reproduzir o som de um piano model D, é possível perceber se o piano foi fabricado Hamburgo ou em Nova Iorque, tarefa antes considerada impossível pelo staff da Steinway sem colocar os dois pianos lado a lado”, comentou Brunialti. A Model D tem 2,06 m de altura, e consiste em um grande dipolo aberto de dois canais com amplificador integrado, resposta de 20 Hz a 22 Khz, e 117 db de volume máximo.

A partir do lançamento da Model D, outros pianos foram reinterpretados em caixas, como os Models A, B, C e S. Hoje a linha é bastante abrangente, com caixas tipo torre, line array, de sobrepor ou de embutir – nesses dois últimos casos com modelos específicos para parede ou teto. Ainda segundo Brunialti, “a maioria das marcas hi-end falhou em criar uma identidade, mas graças o trabalho em conjunto da eletrônica Lyngdorf e da construção Steinway & Sons, agora temos a fusão da engenharia hi-end dos últimos 20 anos, reconhecida pela High-End Society, à identidade de luxo dos pianos Steinway, estabelecida ao longo de 170 anos de história e tradição”.

Também esteve presente no evento, Giovanni Asselta, engenheiro de soluções para a América Latina na Dolby Laboratories. Sua palestra cobriu os aspectos mais relevantes para projetar salas de cinema com Dolby Atmos. Apresentada pela primeira vez em 2012, essa tecnologia tornou-se o padrão da indústria para som imersivo, face ao esforço da Dolby em abordar toda cadeia de produção e consumo. Os produtos Steinway Lyngdorf embarcam Dolby Atmos e também a tecnologia de HDR dinâmico, Dolby Vision – com destaque ao processador P300, que suporta HDMI 2.1 com banda de 40 Gbps e até 256 caixas acústicas otimizadas com Room Perfect. Asselta destacou que, ao desenhar um home cinema, “não adianta pôr todas as caixas no teto, o Dolby Atmos requer caixas distribuídas nos eixos X, Y e Z para funcionar”.

Ao final do dia, Fábio Zimbarg, gerente dos pianos Steinway & Sons para América Latina, falou dos elevados padrões de qualidade da empresa, que pela primeira vez lançou produtos fora da tradicional linha de pianos, através da parceria inédita com a Lyngdorf Audio, que atendeu as expectativas da família Steinway. Também foram apresentados os revolucionários Pianos Spirio, capazes de gravar e reproduzir performances musicais com alta precisão. De acordo com Zimbarg, “isso permite a execução de peças musicais de artistas renomados como se eles estivessem em sua sala. As playlists ficam armazenadas em um iPad e tudo que você tem a fazer é escolher seu programa musical favorito”, completou. Para promover a compra deste piano, a Steinway promove regularmente o Spiriocast, um concerto virtual no qual um pianista toca um Spirio e a sua interpretação pode ser reproduzida ao vivo nos outros Spirios pelo mundo.

Os convidados puderam ainda ouvir quatro sistemas: um estéreo Lyngdorf com caixas FR-1, dois estéreos Steinway com caixas Model D e Model O, e um cinema Steinway completo com 9.1.4 canais configurados em Dolby Atmos. Esses equipamentos estão disponíveis para audição no show-room do AV Group.

Para mais informações:
AV Group
www.avgroup.com.br/marcas/lyngdorf/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *