AUDIOFONE – Editorial: 72% DO QUE SE OUVE NO STREAMING SÃO MÚSICAS ANTIGAS

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Fernando Andrette
fernando@clubedoaudio.com.br

Esses dados fazem parte do relatório da empresa Luminate, do primeiro semestre de 2022, especializada em avaliação de tendências do mercado fonográfico, e que ajudam as majors a definirem tendências e lançamentos futuros. O que impressionou o mercado é que o número de audições de lançamentos, continua caindo semestre após semestre. E nesses números do primeiro semestre não estão inclusos os fenômenos Kate Bush e Metallica, que foram utilizados na trilha sonora do seriado Stranger Things, sucesso de audiência no mundo, entre os jovens (minha filha faz parte desse contingente). E esse panorama solidifica a ideia de que não se trata de uma nostalgia após dois anos de confinamento imposto pela pandemia, pois ele se mostrou consistente desde 2018, e vem crescendo numa proporção de quase 8% ao ano! Então como explicar essa tendência? O que leva as pessoas a terem a sua disposição mais de 300 milhões de gravações diariamente, e suas escolhas serem por música produzida no século passado? Essa é a pergunta que, pelo jeito, está tirando o sono de quem decide o que lançar ou não. Eu diria que são vários fatores afetando esse comportamento: muito do que se lança tem uma qualidade artística e técnica sofrível (basta dar uma olhada nos lançamentos diários nas plataformas de música), outro fator importante: é o desconhecimento dos jovens em relação a música de qualidade produzida no século passado (estou falando entre os anos 50 e 80). E, na minha opinião, o que mais pesa nessa tendência é o que a neurociência constatou recentemente, de que ouviremos por toda a vida o que escutávamos até os nossos vinte e poucos anos! Com essa tríplice questão, óbvio que lançamentos terão sempre que disputar espaço (cada vez mais reduzido), com o que é ‘venda certa’! Eu não sou nenhum fã de carteirinha do Streaming, pois sou de uma geração que deseja conteúdo com informação – afinal, sobre um disco que me seja importante, quero saber quem gravou, quem produziu, que estúdio foi feito o trabalho, músicos que participaram, etc. e o Streaming é indecente para nos dar informações dos bastidores. Sem falar na outra questão central: qualidade sonora!

Mas sou um entusiasmado em divulgar que essa plataforma nos permite conhecer artistas e gravações que passaríamos uma vida inteira pesquisando, e não ouviríamos 20% do que o mundo fez no último século! Então ela é, neste aspecto, simplesmente fantástica! E não usar essa ferramenta para ampliarmos nosso horizonte musical, é inaceitável! E podermos descobrir esse universo de nosso celular, e com um bom fone, e não fazermos, é subutilizar essa plataforma.

Você leitor jovem da Audiofone, que está cansado de me ouvir todo mês te alertar sobre os riscos de ouvir em volumes altos, vou lhe dar uma trégua e virar o disco. Leia nossa seção Playlist, e descubra mensalmente um universo de belas obras, novas e antigas, que estão na sua plataforma para ampliar seu gosto musical. E dedique três horas por semana (o que dá meia hora por dia) para explorar novos gêneros, e você irá se surpreender como se tem feito muita música de qualidade nesse planeta!

Se todos fizerem isso, esses números apresentados no primeiro semestre de 2022, irão devagarinho ser alterados!

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