Música de graça: O ROCK PROGRESSIVO POLONÊS DE JÓZEF SKRZEK

AUDIOFONE – Editorial: 72% DO QUE SE OUVE NO STREAMING SÃO MÚSICAS ANTIGAS
agosto 5, 2022
Influência Vintage: CAIXAS ACÚSTICAS BOSE 901
agosto 5, 2022

Christian Pruks
christian@clubedoaudio.com.br

Música de graça mensalmente na Internet ao alcance dos nossos dedos!

O YouTube, que todos nós acessamos gratuitamente todos dias, contém muito conteúdo interessante para o melômano, em todos os gêneros! São vídeos de música ao vivo, com qualidade pelo menos decente de imagem e som, de apresentações feitas para TV ou para canais do próprio YouTube – um material de divulgação para os músicos! Só ao vivo você percebe o verdadeiro entrosamento entre os músicos, sua linguagem corporal e suas verdadeiras capacidades!

COMO E ONDE OUVIR

Basta qualquer computador ou smartphone, onde eles podem ser escutados com bons fones de ouvido – ou mesmo conectando os próprios ao DAC de nosso sistema de som, fisicamente, por wi-fi, por Chromecast ou por Bluetooth. Uma segunda opção, mais difundida hoje em dia, é assistir esse conteúdo em uma TV tipo smart, no aplicativo do YouTube, e conectar a saída ótica de áudio digital dela ao sistema de som, de home-theater ou mesmo à uma soundbar.

COMO É O ROCK PROGRESSIVO DE JÓZEF SKRZEK?

Bom, ninguém jamais vai poder me acusar de sugerir música que seja banal, que seja ‘carne-de-vaca’, porque este mês eu trago nada menos que Rock Progressivo Polonês!

Eu procuro sugerir vídeos que tenham qualidade de imagem e de som minimamente decentes – já que a ideia é a dos leitores curtirem essa música em bons fones de ouvido ou sistemas de som. Então não daria para sugerir vídeos de um grupo de rock da década de 1970, não é? O que torna esta matéria interessante, é que achei um vídeo com uma reunião comemorativa do grupo de progressivo fundado pelo tecladista e baixista Józef Skrzek, de 2018, e mais dois vídeos com o próprio Józef tocando alguns de seus trabalhos solo, de 2014 e 2017, respectivamente – composições atuais que nada tem a ver com o que foi feito na década de 70, no auge do progressivo, com sua banda. Ou seja, material variado – filmado e gravado na atualidade – resultando em uma experiência sonora e visual gratificante.

Eu tentando pronunciar o sobrenome de Skrzek – por favor me perdoem os amigos e amigas poloneses – soou mais ou menos como uma mistura de uma catarrada com um espirro, uma tosse e uma porta rangendo – e uma amiga descendente de poloneses quase infartou de tanto rir da minha cara. Fui proibido pela ONU de tentar falar polonês de novo. Portanto, muitas informações aqui deste texto, dependeram da bondade e generosidade do Google Translator.

Józef Franciszek Skrzek nasceu em 1948 na Silésia, uma região que fica parte na Polônia, parte na República Checa, e parte na Alemanha. Em 1971 ele fundou um dos mais conceituados grupos do rock progressivo polonês, o SBB – inicialmente desdobrado como “Silesian Blues Band”, e depois firmado como “Szukaj, Burz, Buduj” (Search, Break up, Build, em polonês). O SBB foi aclamado na Polônia como um ‘super-grupo’, no auge da popularidade internacional do progressivo, trazendo influências jazz-rock, e tendo como convidados vários músicos de jazz influentes de seu país. O SBB continua ativo até hoje, com seus três membros originais, mas com um histórico de vários membros variáveis ao longo dos anos. E continua lançando discos – com uma discografia de mais de 18 discos.
Skrzek, além de ativo em todas as encarnações do SBB, tem uma discografia de mais de 50 gravações, desde a década de 70, entre discos de estúdio, coletâneas, trilhas sonoras, discos ao vivo, parcerias, e apresentações especiais – como improvisações no solstício de verão no Planetário da Silésia, e o primeiro oratório avantgarde da Polônia, Terrarium: Live in Bydgoszcz, de 2012.

Para quem são esses vídeos? Para todos os fãs de rock progressivo, para os fãs de música instrumental eletrônica da era do progressivo, e para os fãs de sintetizador minimoog e de órgão de igreja.

Józef Skrzek – Na Catedral Basílica de Santa Cruz em Kielce (2014, 5 min)

O título original deste vídeo é: “Józef Skrzek Objawienie Surge Propera Kazania Świętokrzyskie Bazylika Katedralna Kielce”.
A tradução, um tanto ‘livre’, é: “Józef Skrzek Toca Surge Propera na Catedral Basílica de Santa Cruz, em Kielce”.

A verdade é que o vídeo é um trecho da sessão de gravação de Józef Skrzek, feita na Basílica de Kielce, em 21 de maio de 2014, com um tema tirado de seu álbum de estúdio Surge Propera. A gravação (boa), foi captada pelo engenheiro de som Jarosław Toifl, da Maq Records.

O interessante desse excelente, porém curto, vídeo, é que é um dos projetos interessantes diferenciados de Skrzek, onde ele toca dois instrumentos somente: um sintetizador minimoog, e o órgão de tubos da Basílica de Kielce – fundada em 1171 (e várias vezes reformada e expandida), cujo órgão de tubos data do século 19.

Claro que eu procurei o disco onde está registrada essa gravação completa, mas não tive sucesso…

Józef Skrzek – Fragment Koncertu (2017, 14 min)

“Fragment Koncertu” significa, literalmente: “Trecho de um Concerto”.

O concerto em questão aconteceu no programa Palco de Rock da Rádio Koszalin, uma cidade que fica no noroeste da Polônia, e foi gravado pela própria rádio no Estúdio de Gravação e Concerto deles, em 12 de outubro de 2017.

Aqui Józef Skrzek toca piano, gaita, e dois sintetizadores da Moog – sendo um deles seu velho e fiel minimoog (sua especialidade). A captação é excelente, e a qualidade sonora absorve você para dentro da música, de maneira hipnotizante.

A obra não foi especificada – e esse é outro disco que não consegui localizar, nem no streaming. Pois gostaria de assistir o vídeo inteiro ou desfrutar desse disco.

SBB – Welcome 40th Anniversary (2018, 2 horas)

A “Silesian Blues Band”, depois assumida como expoente do rock progressivo polonês, e rebatizada de “Szukaj, Burz, Buduj” – SBB – fez esse concerto em 13 de março de 2018, no belo e moderno auditório da Filarmônica de Opole, uma cidade no sudoeste da Polônia.

O concerto foi profissionalmente registrado em vídeo para o lançamento em DVD – que eu acredito ainda possa ser encontrado lá em seu país de origem. Ele marca o 40º aniversário da gravação do álbum Welcome, de 1978 – oitavo álbum de estúdio da banda.

O vídeo traz os três membros originais do disco, todos em ótima forma! São eles:

Józef Skrzek na voz, teclados e baixo, Apostolis Anthimos na guitarra, e Jerzy Piotrowski na bateria – em duas horas de concerto!

A gravação, mixagem e masterização ficaram por conta de Andrzej Czubiński, da Radio Opole.

E não deixe a música parar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *