Música de Graça: TRADICIONAL MODERNIZADO: JAZZ, CLÁSSICO & JAZZ

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Christian Pruks
christian@clubedoaudio.com.br

Música de graça mensalmente na Internet ao alcance dos nossos dedos!

No YouTube encontra-se muito conteúdo interessante para o melômano, vídeos de música ao vivo com qualidade pelo menos decente de imagem e som – e que nesta coluna sugerimos mensalmente.

E é só ao vivo que você percebe o verdadeiro entrosamento entre os músicos, sua linguagem corporal e suas verdadeiras capacidades!

COMO E ONDE OUVIR

Através de um computador ou smartphone, com bons fones de ouvido – ou mesmo conectando eles ao DAC de nosso sistema de som, fisicamente, por wi-fi, por Chromecast ou por Bluetooth. Uma segunda opção é assistir esse conteúdo em uma TV tipo smart, no aplicativo do YouTube, e conectar a saída ótica de áudio digital dela ao sistema de som, de home-theater ou mesmo à uma soundbar.

PARA QUEM SÃO AS SUGESTÕES DESTE MÊS?

Como sempre, são para pessoas de cabeça aberta. Dois terços das sugestões desta edição são para os fãs de jazz – ainda que esses dois resultados sejam jazz moderno, eles são bastante coesos, melódicos e complexos, muito bem tocados e interessantes de serem ouvidos (e assistidos!). E a terceira sugestão deve agradar pessoas que gostem de piano solo em formato de música erudita – esse melhor ou pior do que veio antes? Nem uma coisa, nem outra: Somente interessante!

BIMHUIS TV | TORD GUSTAVSEN TRIO (2019, 95 min)

Quem acompanha meus textos sobre música, sabe que eu prezo muito mais o ‘novo interessante’ (eu acho que o mundo gira), do que algum quarteto que queira ser o ‘novo Dave Brubeck Quartet’, ou alguém que queira fazer a mesma coisa que o Miles Davis já fez. A dificuldade de se achar jazz que seja interessante e ao mesmo tempo onde não pareça que os únicos que estão se divertindo sejam os músicos – e a plateia não – é muito maior do que se imagina. Para cada trio ou quarteto interessante, é preciso ouvir 20 trios chatos, prolixos, ou pobres de fraseado, harmonia e improvisos. E o objetivo é sempre ter algo a mais para ouvir, que seja interessante, e não competir com ou mesmo substituir quem veio antes.

Um desses ‘Interessantes’ é o pianista norueguês Tord Gustavsen e seu trio (minha formação de jazz preferida) que aqui é – à primeira vista – bem tradicional por ser piano, baixo e bateria, mas é denso e complexo, e às vezes quase minimalista, trazendo melodias tradicionais norueguesas, música folk, e adaptações de peças corais do compositor barroco alemão Johann Sebastian Bach!

Nascido em Oslo em 1970, Tord Gustavsen cresceu cercado de “música de igreja” (daí, acho, seu amor por Bach) estudando jazz no Trondheim Musikkonservatorium, e musicologia na Universidade de Oslo. Gustavsen gravou pela ECM Records a partir de 2003, com seu primeiro trio de piano, baixo e bateria. Em seguida, montou seu Ensemble com baixo, bateria, saxofone e voz feminina, que também gravou como Quarteto, sem o vocal. Após gravar um disco, em 2016, em trio de piano, bateria e vocais, Tord Gustavsen formou seu segundo trio – que se apresenta neste vídeo de 2019, composto por Sigurd Hole no baixo e Jarle Vespestad na bateria, e que já está em seu segundo disco, que foi lançado em 2022. A discografia de Gustavsen como líder chega a 9 discos, mas suas colaborações já superam 20 discos.

O vídeo que eu indico aqui pertence a uma longa série de apresentações musicais de um excelente canal do YouTube, chamado de BIMHUIS TV, que traz concertos de jazz e música de improviso (bem) gravados no auditório BIMHUIS em Amsterdã, na Holanda. A iniciativa por trás do BIMHUIS, promove esse tipo de música desde 1974.

SOFIANE PAMART AU PIANO DAY – @ARTECONCERT’S PIANO DAY (2021, 35 min)

Como eu acompanho o canal do ARTE Concert no YouTube, ele faz parte do meu garimpo não apenas de música nova como também de vídeos interessantes para sugerir aqui nesta seção – como já fiz antes. Procuro ouvir tudo que puder, antes de tirar qualquer conclusão – e fui atraído pela alcunha Piano Day, uma seção do canal que se foca totalmente nesse instrumento.

Radicado em Paris, o francês Sofiane Pamart consegue trafegar entre gêneros extremos como hip-hop e o clássico – e essa foi a surpresa que descobri pesquisando, já que aqui nesse vídeo a música é puro (neo)clássico! Devo salientar que não sou nem admirador e nem fã de hip-hop (assim como tem gente que gosta de carne e não gosta de peixe, gosta de filme de terror e não gosta de filme romântico), então se o trabalho tivesse misturado hip-hop com clássico, ele não teria me interessado. Mas assistir o vídeo de Pamart em uma sala e piano extremamente ‘clássicos’, tocando ‘clássico’, mas paramentado como um rapper vestindo as melhores grifes, é um contraste digno de ser visto!

Sofiane Pamart nasceu em Hellemmes, subúrbio da cidade de Lille, no norte da França, de uma família de origem marroquina. Estudou piano clássico no Conservatoire de Lille, onde recebeu a Medalha de Ouro. Além de ampla colaboração com a cena rapper francesa, Pamart lançou vários discos solo, sendo que alguns mesclam o hip-hop com o piano clássico.

E outros de seus discos solo são apenas de obras do próprio Pamart para o piano solo – instrumento do qual ele é um intérprete surpreendente. Discos que são rotulados como clássico, neoclássico e até new age!

Como piano solo, o vídeo merece ser assistido, assim como a qualidade de Sofiane Pamart deve ser apreciada tanto como compositor, quanto como pianista – pois ele é bom nas duas coisas!

O vídeo foi gravado em 2021, no Théâtre de l’Epée de Bois, de Vincennes, em Paris – como na maioria dos vídeos da ARTE Concert – a “Association relative à la télévision européenne”, ou Associação da Televisão Européia, uma entidade sediada em Estrasburgo desde 1992, e financiada pelo ‘imposto de TV’, que é uma taxa paga mensalmente por todos lares na França e na Alemanha.

O conteúdo da ARTE TV – de vários gêneros musicais – é assistido em francês, alemão, inglês, espanhol, italiano e polonês, e está disponível para 70% da Europa! Além, claro, do excelente conteúdo divulgado em seu canal do YouTube.

ADAM BEN EZRA BAND (2016, 42 min)

Na verdade, o vídeo é sobre o “Adam Ben Ezra Trio” – apesar do título acima, que é o nome do vídeo como consta no YouTube. É um dos únicos vídeos do baixista israelense Adam Ben Ezra ao vivo que eu consegui achar (a não ser por faixas picadinhas), mas não há informações nem sobre onde e nem quando foi gravado. Ele traz apresentação de música e algumas entrevistas que entremeiam o vídeo, que são faladas, me parece, em hebráico. Mas nenhum desses motivos faz o vídeo ser menos interessante!

Já falei antes deste baixista aqui, e do quão interessante ele é, misturando jazz moderno com elementos de rock e de world music – e que cita, como influências, artistas tão diversos quanto Bach, Sting, Debussy, Chick Corea e Jaco Pastorius. Explorando a cultura pop e usando as mídias modernas para promover seu trabalho, as primeiras alavancas na carreira de Ezra foram, a partir de 2008, covers do tema da série Seinfeld e de Billie Jean de Michael Jackson. Logo conseguiu lançar trabalhos solo em contrabaixo acústico com o uso de pedais e efeitos e de loop e, depois, trabalhos em trio e colaborações.

Adam Ben Ezra nasceu em 1982, em Tel-Aviv, no Estado de Israel. Em sua maioria autodidata, começou no violino aos 5 anos de idade, e a guitarra aos nove, chegando ao contrabaixo aos 16 anos. Isso tudo além dele, como multi-instrumentista, tocar também guitarra, piano, oud, cajón, clarinete e flauta.

Tenham um bom friozinho de outono, um chocolate quente, e muita música!

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