AUDIOFONE – Editorial: NOVOS DADOS DA OMS SÃO AINDA MAIS ALARMANTES SOBRE A SURDEZ DE JOVENS ENTRE 12 E 34 ANOS

AUDIOFONE: NOVOS FONES DE OUVIDO SEM FIO DA SONY PARA PS5
junho 5, 2023
Música de Graça: CLÁSSICOS COM ESA-PEKKA SALONEN & NDR ELBPHILHARMONIE
junho 5, 2023

São 1,35 bilhão de pessoas, entre 12 e 34 anos, que correm o risco de sofrer perda auditiva significativa devido à exposição a ambientes barulhentos, e ao uso por longos períodos de um fone de ouvido. A OMS – Organização Mundial de Saúde – pediu ajuda a inúmeras universidades, como a da Carolina do Sul, nos EUA, que cruzou informações de 33 artigos e pesquisas sobre o tema, publicados entre 2000 e 2021, sobre os hábitos auditivos de indivíduos na faixa etária do estudo. Foram analisadas as respostas de mais de 19 mil entrevistados, de 20 países. As pesquisas foram divididas em dois grupos: 17 estudos sobre o uso de fone de ouvido, e 18 sobre comportamento em ambientes com volumes excessivos como shows, bares e discotecas. Foi usada como base a população nessa faixa etária que, em 2022, estava em torno de 2,795 bilhões de pessoas. Os dados permitiram concluir que 48% dessa população se expõe a volumes críticos para sua audição! Com esses novos dados, a OMS em conjunto com o Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos, soltaram um novo comunicado alertando que a exposição diária prolongada acima de 70 decibéis prejudica a audição, e que a exposição acima de 120 decibéis por alguns minutos, causa danos imediatos e irreversíveis! Sendo que o ideal é manter a exposição abaixo de 75 decibéis durante um período máximo de 8 horas! Sendo que o nível máximo considerado seguro para um adulto, é de 80 decibéis por, no máximo, 40 horas por semana, e 75 decibéis para crianças. A nova recomendação da OMS é que medidas urgentes sejam tomadas por governos, pela indústria do áudio/vídeo e do entretenimento, e sociedades civis, para que priorizem campanhas para a prevenção mundial da perda auditiva, promovendo corretas ‘práticas de escuta’. A OMS disponibilizará padrões globais e kits de ferramentas, para ajudar no desenvolvimento de políticas e iniciativas de saúde pública, para promover a escuta segura em todo o mundo.

Desde o lançamento da primeira edição da Audiofone, abraçamos esse projeto, e sabemos o quanto precisamos alertar nossos leitores a criarem o hábito de audições em níveis seguros. Tanto que buscamos, como linha editorial, trazer fones de ouvidos para serem apresentados em nossos testes que tenham como regra central essa preocupação com a segurança auditiva. E explicamos didaticamente que, para se atingir esse objetivo, somente fones com ótimo equilíbrio tonal conseguem ser prazerosos de ouvir em volumes seguros, abaixo de 70 dB!

Para essa nova edição, conseguimos escolher mais um fone que, além de seu equilíbrio tonal – nível Referência mundial nesse quesito – tem outras inúmeras qualidades que certamente agradarão tanto aos nossos leitores melômanos quanto aos audiófilos! Espero que você aprecie essa edição, e compartilhe com os amigos a importância de se manter volumes seguros para a preservação de sua saúde auditiva.

E que, sem um fone correto e equilibrado, essa meta se torna impossível!