AUDIOFONE – Editorial: PERDA AUDITIVA ASSOCIADA À IDADE

Música de Graça: JAZZ FUSION PARA TODOS OS FÃS!
agosto 7, 2023
Influência Vintage: CAIXAS ACOUSTIC RESEARCH AR-3A
agosto 7, 2023

Em artigo publicado na revista científica PLOS Biology, cientistas argentinos descobriram que o uso de um suplemento chamado de fitoesteróis, pode ser de grande benefício no combate à perda auditiva na terceira idade. Eles descobriram que as células sensoriais no ouvido interno, as células ciliadas externas (OHCs), amplificam sons ao mudar de comprimento. E à medida que envelhecemos, essas células perdem a capacidade de esticar em resposta ao som, impedindo sua amplificação e dificultando a inteligibilidade. Em estudos clínicos, já se fez uma correlação entre a diminuição do colesterol cerebral com a idade, e a perda de audição. E, a partir dessa descoberta, dezenas de laboratórios no mundo estão atrás de maneiras para substituir o colesterol perdido de alguma maneira. A primeira tentativa foi tentar repor o colesterol perdido, mas os testes clínicos foram inconclusivos. Então a equipe de cientistas argentinos passou a estudar a eficácia do Fitoesteróis, substância natural encontrada em diversas plantas que se assemelham ao colesterol, mas com propriedades distintas. Ele está presente também em frutas, vegetais e sementes, assim como suplementos alimentares. As descobertas iniciais foram muito promissoras, e agora os testes devem ser iniciados com adultos com mais de 60 anos, e com a audição já bastante limitada. Se os Fitoesteróis forem bem sucedidos, o próximo passo será determinar a dosagem desse suplemento alimentar diário, e o quanto ele será capaz de retardar a perda de audição pela idade.

O que as pessoas precisam entender é que uma coisa é a perda de audição natural pela idade, e outra é a perda de audição pela exposição inadequada por longos períodos, seja com música ou com a poluição sonora que nos abraça nas grandes metrópoles – pois essa perda de audição é irreparável!

Então é muito melhor prevenir sempre do que remediar!