Influência Vintage: CAIXAS ACOUSTIC RESEARCH AR-3A
agosto 7, 2023
Música de Graça: UM POUCO DE ELETRÔNICO, ROCK & VIOLÃO ACÚSTICO
setembro 5, 2023

Jean Rothman
revista@clubedoaudio.com.br

A Samsung lança este ano no Brasil sua mais nova tecnologia em TVs. Trata-se de uma evolução do OLED, porém utilizando pontos quânticos (Quantum Dots) para formar as cores – ao invés de filtros coloridos e subpixel branco – o que acrescenta mais brilho e cores mais puras que as TVs OLED convencionais.

A versão que testamos possui 55 polegadas, mas também está disponível nas versões com 65 e 77 polegadas. Seu processador é o Neural Quantum 4K, que oferece tecnologia de IA utilizando redes neurais.

A Samsung 55S90C vem com imagem adaptável EyeComfort, capaz de reduzir a luz azul para manter nossos olhos confortáveis, ​​e também pode adaptar o brilho da tela de acordo com a condição de iluminação do ambiente. Sua taxa de atualização é de 144Hz e também possui o Gaming Hub, que permite jogar seus games preferidos direto na sua TV através da nuvem, sem precisar de console.

ENTENDENDO AS TECNOLOGIAS DAS TVS – LCD X OLED X QD-OLED

A tecnologia LCD usa uma camada de cristal líquido para controlar quais partes da tela recebem luz e em que quantidade. No entanto, a tela deve ter uma fonte de luz (chamada luz de fundo) para ver a imagem com clareza. Os LCDs inicialmente utilizavam lâmpadas fluorescentes compactas, como fonte de luz de fundo, enquanto as tecnologias mais recentes utilizam LEDs, de onde vem a sigla LCD-LED das TVs atuais. O QLED adiciona uma camada de pontos quânticos para melhorar a saída de cores, enquanto os Mini-LEDs usam fontes de luz menores para um controle mais preciso. Esta tecnologia sofre com o vazamento de luz em pixels que estão apagados, o famoso blooming, dificultando a obtenção de pretos profundos. Além disso, o ângulo de visão das TVs LCD-LED é bastante limitado.

O que é OLED? OLED significa Diodo Emissor de Luz Orgânico, com a parte ‘orgânica’ referindo-se ao filme de carbono que fica dentro do painel, antes da tela de vidro. Os painéis OLED emitem sua própria luz quando uma corrente elétrica passa. Isto é diferente dos painéis LCD-LED, que requerem uma fonte de luz externa, como uma luz de fundo gigante, para obter brilho.

Em uma tela de TV OLED, são os próprios pixels que se auto iluminam, produzindo a luz. Assim, quando precisam ser pretos, eles podem desligar completamente, em vez de depender de uma luz de fundo. Esta capacidade de desligar completamente os pixels, permite que as TVs OLED forneçam pretos perfeitos.

A maioria das TVs OLED oferece qualidade de imagem excepcional. Ao assistir a uma TV OLED e compará-la com outro tipo de painel de TV, você notará que os pretos são na verdade pretos, em comparação com os tons de cinza escuros da maioria das TVs LCD-LEDs. A combinação desses tons pretos com os brancos brilhantes que os painéis OLED também produzem, geram imagens vibrantes e com imenso contraste.

As TVs OLED apresentam tempos de resposta mais rápidos e consumo de energia reduzido, beneficiando os gamers.
Como cada pixel é um diodo emissor de luz orgânico independente, eles eliminam a necessidade de luz de fundo, permitindo design de TV ultrafinos.

Ao contrário dos LCDs, os displays OLED oferecem ângulos de visão mais amplos. Isto significa que as cores e o contraste permanecem consistentes mesmo quando se vê a TV de um ângulo bem aberto. Uma desvantagem das TVs OLED é o risco de burn-in. Burn-in acontece quando uma imagem estática é exibida por muito tempo e fica ‘queimada’ na tela de forma permanente. No entanto, a maioria dos fabricantes implementou recursos para mitigar esse problema. Outra característica das TVs OLED é que elas não conseguem ser tão brilhantes quanto as TVs LCD-LED, podendo ser uma desvantagem em ambientes excessivamente iluminados.

QD-OLED (Quantum Dot OLED) é a nova tecnologia de TV apresentada pela Samsung na TV deste teste, que aproveita as já impressionantes qualidades da TV OLED e melhora seu brilho e cor por meio do uso de pontos quânticos. O resultado é uma TV que exibe os impressionantes níveis de contraste e pretos perfeitos do OLED, ao mesmo tempo que oferece níveis de brilho que excedem tudo o que vimos no OLED até agora. Esta combinação torna as TVs OLED mais brilhantes, o que, por sua vez, significa mais cor nas áreas mais brilhantes das imagens (volume de cor), portanto mais profundidade. Um display QD-OLED tem três componentes principais: uma camada TFT que inclui um circuito eletrônico para passar corrente através do material OLED, uma camada de material OLED azul, que gera luz azul, e uma camada de material quântico. Quando a luz azul de cada pixel passa pela camada de pontos quânticos, são criados subpixels verdes e vermelhos que, combinados com o subpixel azul, compõem o modelo de cores RGB. Ao usar pontos quânticos, em vez de um filtro de cores para transformação de cores, praticamente nenhuma energia luminosa é perdida. Isto resulta num painel mais brilhante em comparação com os painéis de TV OLED tradicionais.

Graças aos pretos profundos e ao alto brilho, os painéis QD-OLED podem fornecer um desempenho HDR significativamente melhor do que os OLEDs tradicionais. A Samsung afirma que as TVs QD-OLED podem atingir uma alta taxa de contraste de 1.000.000:1, oferecer ampla gama de cores e excelentes ângulos de visão.

DESIGN, CONEXÕES E CONTROLE

A 55S90C adota o Laser Slim Design, conforme denominação do fabricante. Vista de frente, a 55S90C se parece com outras TV modernas de alto padrão. Uma faixa fina percorre a borda superior e as laterais, enquanto uma faixa metálica um pouco mais grossa cruza a borda inferior. Uma pequena protuberância retangular com um pequeno logotipo da Samsung fica na borda inferior direita da tela. É uma aparência elegante, que mantém seu foco travado na tela.

Olhe para a TV de lado e você verá por que chamam de Slim Design. O painel em si tem poucos milímetros de espessura, com uma parte traseira de alumínio escovado escuro, para estruturar. Como os painéis OLED emitem sua própria luz, eles não precisam de sistemas de retro iluminação, como as TVs LCD-LED e podem, portanto, ser mais finos.
O pedestal é do tipo central, e possui duas hastes que se fixam à TV através de encaixe, sem necessidade de parafusos, e deixa espaço livre suficiente para acomodar um soundbar sob a TV.

Os componentes eletrônicos que controlam a tela estão contidos em um corpo de plástico que se projeta na metade inferior da TV. Você também encontrará aqui as portas para conexão, e orifícios para montagem em parede no padrão VESA. O cabo de alimentação é conectado ao lado esquerdo do gabinete, com todas as outras portas à direita.
O controle remoto Eco Remote é fácil de usar, tem o tamanho certo e não utiliza pilhas, pois carrega por energia solar e luz interna, ou USB-C. Também possui teclas específicas para acesso direto a Netflix, Amazon Prime, Globoplay, e canais Samsung TV Plus. Consegue controlar praticamente todos os equipamentos conectados à TV, como decoder de TV a cabo, Blu-ray e Apple TV. Também possui acionamento através de comandos de voz pelo Bixby, assistente de voz da Samsung, além de ser compatível com Alexa (Amazon).

A 55S90C possui as seguintes conexões: 4 entradas HDMI 2.1, sendo uma com suporte a eARC (Audio Return Channel), 2 portas USB, porta Ethernet RJ45, 1 saída de áudio óptica digital, e 1 entrada RF para antena. A conexão com Internet também pode ser feita por wi-fi 2.4 GHz ou 5 GHz. Também possui conexão Bluetooth para fones de ouvido, teclados etc…

RECURSOS

A Samsung 55S90C utiliza a plataforma Tizen em sua versão aprimorada para 2023, com excelente interface, rápido acesso às fontes conectadas nas entradas HDMI, e também aos aplicativos instalados. A interface é dividida em hubs para Pesquisa, Ambiente, Jogo e Mídia, bem como linhas para ‘Dispositivos Conectados’ e ‘Configurações’.

Você pode personalizar facilmente a ordem de execução da barra de rolagem dos aplicativos ao longo da borda inferior, para que seus favoritos apareçam primeiro.

Entre os aplicativos disponíveis, destacamos Netflix, YouTube, Amazon Prime Video, Disney Plus, Apple TV, Globoplay, Tune In, Spotify e Deezer. A função Airplay permite enviar vídeos diretamente de um iPhone, ou espelhar o conteúdo da tela diretamente para a TV.

Também oferece o aplicativo Samsung TV Plus, que disponibiliza mais de 60 canais com conteúdos diversos gratuitamente. Ótima opção para quem não assina TVs a cabo.

A 55S90C oferece suporte a conteúdo HDR10+, com mapeamento dinâmico, que ajusta brilhos e contraste para melhor visualização de áreas muito claras e muito escuras da imagem. Infelizmente a Samsung ainda não oferece suporte ao formato Dolby Vision de HDR. O processador de imagens é o Neural Quantum Processor 4K com recursos de Inteligência Artificial e 20 redes neurais que fazem o upscaling de qualquer conteúdo para próximo à resolução 4K, segundo o fabricante.

A proteção antirreflexo é muito boa, assim como o excelente ângulo de visão característico das TVs OLED, muito melhor do que as TVs convencionais LCD/LED.

A TV possui o modo ambiente 4.0. Ao desligar a TV, ao invés de uma tela preta, você pode ativar o modo ambiente, fazendo a TV combinar com o seu espaço através de imagens e texturas pré-definidas, ou tirando uma foto da parede de sua sala e a TV irá se adequar à sua decoração.

A integração com smartphones e dispositivos móveis é muito simples. Basta instalar o aplicativo SmartThings e você poderá configurar e controlar a TV a partir de seu celular.

Além disso, o app SmartThings permite controlar diversos dispositivos da casa, como luzes, lavadoras, ar-condicionado e fechaduras compatíveis com o sistema.

Também oferece o recurso de Tap View, compatível com alguns celulares da Samsung, e permite encostar o Smartphone na TV e ver o conteúdo do celular automaticamente espelhado na tela para compartilhamento de fotos, vídeos e apresentações.

Para gamers, a 55S90C possui taxa de atualização de 144Hz nativo, e simula uma tela Ultra-Wide, permitindo a exibição nos formatos 21:9 e 32:9, para melhor visualização das partidas sem cortes na imagem. Também possui um menu de jogo para consultar input lag, FPS , HDR e fazer ajustes. Além dos recursos Motion Xcelerator Turbo Pro, e FreeSync Premium, que melhora o tempo de resposta e minimiza o aspecto de imagens quebradas.

Outra novidade bem interessante é a Multi Tela, que passa a dividir a tela em até 4 partes, podendo exibir diferentes conteúdos simultaneamente.

Outro recurso exclusivo é o Gaming Hub. Permite jogar Xbox diretamente na TV sem necessidade de console, através de uma parceria da Samsung com a Microsoft. Basta parear um controle Xbox com a TV, e assinar o Xbox Game Pass ou Geforce Now.

O Gaming Hub suporta diversos controles de diferentes marcas, entre eles: Microsoft Xbox Series X/S, Xbox One S, Xbox 360, Xbox Elite Wireless Controller Series 2. Sony Playstation Dualsense, DualShock 4. Joytron CYVOX DX, Logitech F710, F510. Os jogadores podem usar seus acessórios favoritos, como fones de ouvido e controles com Bluetooth. O Samsung Gaming Hub também integra de modo contínuo serviços de música e streaming, para fornecer acesso a mais opções de entretenimento durante o jogo, com fácil conexão ao Twitch, YouTube e Spotify, diretamente do menu de experiência Gaming Hub. Os jogadores também podem acessar as últimas notícias de jogos, assistir a tutoriais, tocar suas músicas e podcasts favoritos e ver trailers dos jogos mais esperados.

ÁUDIO

A Samsung 55S90C apresenta a tecnologia de Som em Movimento, utilizando alto-falantes espalhados pela tela que acompanham o movimento das cenas. Além disto, utilizando-se a Soundbar Samsung, ao invés dos falantes internos ficarem desligados, eles passam a fazer parte do conjunto com a função Sincronia Sonora. O som da Soundbar é somado aos alto-falantes da TV, e todos trabalham em conjunto para uma melhor experiência sonora. A TV suporta Dolby Atmos e possui 40W de potência e 2.1 canais de áudio.

QUALIDADE DE IMAGEM

A Samsung 55S90C é uma TV fantástica para todos os usos. Possui um bom brilho em SDR, por isso é ótima para assistir programas de TV ou esportes em uma sala iluminada, especialmente com sua excelente película anti-reflexos. Ela se sobressai para filmes e jogos HDR, especialmente em uma sala escura onde o painel OLED, com seus pretos profundos, realmente tem o melhor desempenho. O baixo lag a torna fantástica para os gamers, pois seus comandos são traduzidos quase instantaneamente para a tela. O excelente tempo de resposta resulta em excelente escolha para fãs de conteúdos de movimento rápido, sejam esportes ou jogos, uma vez que a ação permanece clara e nítida durante todo o tempo. Ela apresenta brilho excelente em HDR, com picos de 1.025 Nits em uma área de 10% da tela. As cores vivas impressionam e agradam bastante. O upscaling é ótimo e exibe os detalhes com muita precisão.

Os gamers vão adorar o desempenho dos jogos e o novo Gaming Hub. O Menu de Jogo permite que você veja os detalhes do status do jogo e ajuste a relação de aspecto e a posição na tela. O ângulo de visão é bom, bem como o revestimento anti-reflexo. Com suas cores vivas e equilibradas e seu excelente brilho em HDR, a Samsung OLED destaca-se da concorrência.

Após a calibração, a 55S90C apresentou uma imagem incrível, graças ao contraste fenomenal da tela. Por um lado, ela oferece instantaneamente pretos imaculados e ultra profundos, há muito associados ao melhor do mundo OLED – enquanto, por outro lado, oferece níveis de brilho tanto em pequenos realces quanto, ainda mais visivelmente, em toda a tela que nunca vimos antes em nenhuma TV OLED normal. As cores são extremamente vivas, porém sem excesso de saturação, bem como os tons de pele, muito equilibrados.

A TV 55S90C conseguiu a maior pontuação de nossos testes, e sobe ao topo como atual referência entre todas as TVs já testadas pela revista. Vale uma visita à loja mais próxima para conferir esta novidade.

MÍDIAS UTILIZADAS NO TESTE

  • Blu-Ray: Advanced Calibration Disc
  • HDR10 Test Pattern Suite
  • Blu-Ray: Spears and Munsil – HD Benchmark 2nd Edition
  • Blu-Ray: O Quinto Elemento
  • Blu-Ray: Missão: Impossível – Protocolo Fantasma
  • Blu-Ray: DTS Demo Disc 2013
  • Blu-Ray: Tony Bennet – An American Classic
  • UHD Blu-Ray: Os Mercenários 3 – 4K HDR
  • Netflix 4K e HDR: diversos trechos de filmes e séries
  • Amazon Prime 4K e HDR: diversos trechos de filmes e séries

EQUIPAMENTOS

  • UHD Blu-Ray Player Samsung
  • Blu-Ray Player Sony
  • Colorímetro X-Rite
  • Luxímetro Digital

Análise Geral: TV SAMSUNG OLED 55S90C
Design 10
Acabamento 10
Características de Instalação 10
Controle Remoto 11
Recursos 12
Automação e Conectividade 11
Qualidade de Imagem em SD 14
Qualidade de Imagem em HD e UHD 16
Qualidade de Áudio 08
Qualidade de Áudio 10
Total 112
ESTADO DA ARTE SUPERLATIVO



Samsung
www.samsung.com.br
Preços sugeridos:
OLED 55S90C - R$ 6.999
OLED 65S90C - R$ 11.999
OLED 77S90C - R$ 23.999

 TESTE OBJETIVO DE CALIBRAÇÃO DE IMAGEM

Jean Rothman

A TV Samsung 55S90C possui 4 padrões de imagem pré-definidos: Padrão, Eco, Filme, Dinâmico e Filmmaker. O modo ‘Dinâmico’ tem um brilho excessivo e tonalidade extremamente azulada. É um padrão utilizado nas lojas para demonstração de TVs, e não deve ser utilizado em ambiente doméstico, pois causa enorme fadiga visual e suprime os detalhes das altas luzes. Tonalidade semelhante foi obtida nos modos ‘Padrão’ e ‘Eco’.

O modo ‘Filme’ esteve bem próximo de D65 (6.500 Kelvin), temperatura de cor adotada como padrão em reprodução de vídeo. Foi o modo adotado em nossas medições, fazendo a calibração para 6.500K.

O controle ‘Brilho’ foi ajustado para uma luminosidade de 35fL (Foot Lambert, unidade de luminância) em ambiente escuro, e 50fL para ambientes claros. Durante o dia, ou em ambientes muito iluminadosm o Brilho pode ser aumentado conforme a luminosidade do ambiente.

Nas medições pré-calibração, o dE médio foi 28,4 e o maior dE individual de 31,2 (Delta E é uma expressão que indica quão próximo do branco ideal D65 o resultado se encontra. Abaixo de 3, é considerado visualmente indistinguível do resultado ideal). Após a calibração, obtivemos um dE médio de 1,6, ótimo resultado demonstrando excelente linearidade na escala de tons de cinza.

Temperatura de Cor

Grayscale

As cores apresentaram extrema saturação de azul (B) e baixa saturação de vermelho (R) e verde (G). Essa diferença foi corrigida na calibração, utilizando os controles avançados de cores da TV. O dE médio inicial foi de 10,4 e, após a calibração, obtivemos dE 1,9, excelente resultado cromático.

RGB Chart

Equilíbrio RGB (antes)

Equilíbrio RGB (depois)

A curva de Gamma inicial estava extremamente baixa, deixando a imagem lavada e sem vida. Fizemos ajustes utilizando o menu com ajuste em 20 etapas, buscando seguir o padrão BT1886. As medições pós-calibração apresentaram Gamma médio de 2,33, com valores muito bons em todos os níveis de estímulo (10% a 90%) e boa linearidade.

 Gamma (antes e depois)

A taxa de contraste medida foi de 26.538:1, excelente resultado, comprovando um dos maiores diferenciais das TVs OLED.

O resultado cromático pós-calibração foi excelente, apresentando ótima linearidade das cores primárias e secundárias, sem nenhuma predominância de cores.

A Samsung OLED 55S90C, com seu inovador painel QD-OLED, que combina a tecnologia OLED com Pontos Quânticos (Quantum Dots), atingiu um novo patamar qualidade de imagem e passou a ser a nova Referência no mercado nacional.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *