NOVA SMART TV S PRO DE 100 POLEGADAS DA XIAOMI
outubro 6, 2023
Espaço Aberto: MÚSICA COM EMOÇÕES TERCEIRIZADAS
novembro 6, 2023

Fernando Andrette
fernando@clubedoaudio.com.br

Nada nos garante que, ao iniciarmos um projeto, ele será bem sucedido. Muitas ideias parecem ser ‘frágeis’ no seu nascedouro, para investirmos nosso tempo e dinheiro. No entanto, para muitos, essa dúvida não os impede de insistir e levar adiante aquele projeto. Intuição? O que será que nos move a, solitariamente, acreditar em algo que aos olhos dos outros parece de uma fragilidade iminente? Eu já me fiz essa pergunta mil vezes, e não sei exatamente o que me levou a arriscar todos os meus parcos recursos economizados por anos para investir em uma publicação, um nicho de mercado tão inexpressivo que começava a renascer após o término da Reserva de Mercado. Um segmento que, quando lancei a Edição Número Zero, em março de 1996, não tinha sequer anunciantes suficientes para manter a revista economicamente sustentável!

A única pergunta que me faço, e obtenho uma resposta, é se faria isso com mais idade? É claro que não arriscaria se, ao iniciar esse projeto, já tivesse chegado aos 40 anos ou mais. Então, só posso agradecer por ter realizado esse projeto mais jovem e, ainda, ter aquela ‘audácia’ e destemor que só as pessoas mais jovens possuem!

Chegar a 300 Edições, nem em meus melhores devaneios isso seria possível. Lembro de ter, com meu pai, estabelecido que manteria no máximo por uma década a revista no mercado, até esse estabilizar, crescer e andar com suas próprias pernas. Quando eu dizia isso, meu pai sorria aquele sorriso contido sutil, apenas sugerindo que no seu modo de ver, eu iria muito mais adiante.

Ele estava certo – e eu errado!

Não conheço nenhuma outra publicação na América Latina, de áudio e vídeo hi-end, que tenha ido tão longe e tenha passado por todas as crises econômicas regionais e mundiais, e sobrevivido.

O melhor momento foi a virada do século, em que tivemos uma carteira de mais de 60 anunciantes e Hi-End Shows com quase 100 expositores!

O pior momento foi a segunda década do século XXI, em que a maior parte dos fabricantes de vídeo saíram do país, e muitos distribuidores de áudio hi-end fecharam suas portas.

O momento mais crítico na manutenção da publicação, foi definir o momento de transformá-la em virtual. Estiquei essa mudança até os ‘45 minutos do segundo tempo’, e paguei um alto preço por essa decisão. Perdemos 80% do nosso faturamento comercial, levando-nos a economizar e dispensar praticamente todos os nossos funcionários. Naquele momento achei que era o fim de nossa trajetória. Estava mais uma vez enganado!

Pois, se perdemos muitos anunciantes, ganhamos exponencialmente milhares de novos leitores, o que nos animou a seguir em frente e administrar os tempos de ‘vacas magras’, até o mercado entender que não havia outra opção a não ser transformar a revista em virtual.

Quando tudo estava começando a estabilizar, e o mercado a sinalizar melhoras, entramos na pandemia.

Relato em detalhes todas as fases difíceis que atravessamos, para que você leitor entenda a importância de chegarmos as 300 Edições, vivos e com muitas ideias e projetos ainda a serem executados.

Já estamos procurando locais que possam ser adequados para o lançamento, em 2024, do nosso primeiro Workshop Hi-End Show, um novo conceito do nosso Hi-End Show, que será realizado com os nossos parceiros atuais, que nos acompanharam na bonança e nos tempos sombrios. Um evento em que você, leitor poderá em nossa sala desfrutar a cada hora de um sistema diferente sempre sendo apresentado com a mesma seleção musical, buscando mostrar setups de todas as categorias de nossa Metodologia, nosso Curso de Percepção Auditiva e salas dos nossos parceiros comerciais com suas marcas representadas.

A idade certamente não me permitirá repetir esse feito, e escrever uma edição 600, mas enquanto houver paixão, uma audição intacta, produtos hi-end e vocês, estaremos aqui mensalmente compartilhando o que nosso mercado tem de melhor a oferecer.

Espero que gostem dessa edição, e comemorem conosco esse feito inédito de apreciar 300 Edições!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *